blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Bioestimulador de colágeno – tudo que você precisa saber

Descubra como os bioestimuladores de colágeno rejuvenescem a pele, melhorando firmeza e elasticidade. Uma inovação na dermatologia estética!

Redação Océane

21/12/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

mulher recebendo aplicação de bioestimulador de colágelo na bochecha

À medida que envelhecemos, a produção natural de colágeno diminui no nosso corpo – é o ciclo da vida, não é? Esse componente essencial para a firmeza da pele torna-se escasso, mas a utilização de bioestimuladores de colágeno é veio para revitalizar e recuperar a vitalidade da nossa pele. Além de agir no rosto, os bioestimuladores são benéficos para abdômen e coxas, por ajudarem a reduzir a flacidez. Esse processo restaura a firmeza da pele, promovendo o bem-estar e aumentando a autoestima. Legal, né? Falaremos mais sobre isso no post.

O que é colágeno?

O colágeno é a “cola” da pele. É ele que segura as células mais próximas e evita aqueles sinais de expressão, pequenas rugas e sinais de envelhecimento.

Qual a importância do colágeno para a pele?

O colágeno representa cerca de 30% das proteínas do nosso corpo, desempenhando um papel crucial na resistência e elasticidade da pele. Ele não apenas mantém a nossa pele firme, mas também é vital para unhas e cabelos. Por volta dos 25 anos, a produção de colágeno começa a diminuir e resulta na perda de elasticidade da pele.

Fatores externos como dieta, exposição solar, poluição e radicais livres aceleram esse processo, afetando não apenas a aparência, mas no funcionamento do corpo como um todo.

Como os bioestimuladores funcionam no corpo?

O objetivo é a firmeza combinada com tonicidade. De forma científica temos que a substância bioestimuladora penetra até a segunda camada da derme e estimula os fibroblastos, responsáveis pelas novas fibras de elastina e colágeno. Isso não acontece só ali na segunda camada, tá? Expande-se para todos os tecidos da derme e melhora a aparência geral da pele.

mulher recebendo aplicação de colágeno

Tem idade para usar os bioestimuladores?

Olha, recomendamos que busque apenas em último caso, mas as pessoas já começam a buscar entre os 25 e 30 anos. Nessa idade, a pele começa a produzir menos colágeno mesmo.

Antes de recorrer a procedimentos, use cremes antissinais para o rosto, área dos olhos e séruns. Invista em uma rotina de skincare antes de buscar procedimentos, viu?

rosto de uma mulher segurando suas bochechas

Tipos de bioestimuladores de colágeno disponíveis

Um dos principais sinais de redução na produção de colágeno são as linhas de expressão, especialmente as da testa, deixando a pele mais esticada e lisa, é quase o efeito Blur do Instagram sem o efeito artificial de botox ou preenchimento com ácido hialurônico.

Hoje o mercado cosmético disponibiliza três tipos de bioestimuladores de colágeno, sendo eles:

1. Sculptra®

O Sculptra® foi um dos primeiros bioestimuladores de colágeno a chegar ao mercado nacional. A sua função é de melhorar a flacidez e a espessura da pele. É bem funcional em harmonização facial, principalmente, na região dos molares. Sua composição é essencialmente de ácido poli-L-láctico.

2. Radiesse®

O Radiesse® leva hidroxiapatita de cálcio em sua composição e tem a função de aumentar a produção de colágeno na pele. Sua ação preenchedora também melhora a textura e a espessura do tecido, aumentando, assim, sua uniformidade. Sua ação prolongada dura, em média, por dois anos.

3. Ellansé®

O Ellansé® leva poli-caprolactona em sua composição e é o bioestimulador de colágeno que mais recentemente chegou ao mercado brasileiro. Sua ação se estende por até quatro anos e tem como efeito a melhora da luminosidade.

Benefícios do uso de bioestimuladores de colágeno para a pele

agulha com colágeno

Os benefícios dos bioestimuladores de colágeno não se limitam à promoção de uma pele mais uniforme e livre de rugas. Veja:

1. Pele mais jovem

Com o aumento da produção de colágeno, a pele se torna mais firme, sobretudo por conta do fortalecimento de suas fibras ricas em elastina.

2. Pele uniforme

Um dos efeitos mais rapidamente percebidos está ligado à melhora da textura da pele, que se torna mais lisa e mais uniforme.

3. Efeito lifting

O lifting é uma técnica cirúrgica utilizada para elevar diferentes regiões da face, rejuvenescendo-a. Esse é um dos efeitos esperados da aplicação de um bom bioestimulador de colágeno.

Por não se tratar de um procedimento cirúrgico, os profissionais da dermatologia especializados podem realizar a aplicação.

Possíveis efeitos colaterais e cuidados pós-tratamento

Os efeitos colaterais mais comuns da aplicação de um bioestimulador de colágeno são o inchaço, a formação de hematomas nos locais da aplicação e também a dor — sintomas presentes em qualquer procedimento estético, não é? Depois da aplicação, é necessário que o paciente se mantenha em repouso por pelo menos 24 horas e que evite qualquer tipo de atrito na região da aplicação. Além disso, é fundamental que os cuidados com a limpeza da pele e com o filtro solar sejam sempre mantidos para os efeitos esperados serem ainda mais duradouros.

Os resultados da aplicação aparecem a partir de dois meses e seus efeitos dependem, necessariamente, do tipo de produto aplicado. Portanto, é fundamental ter uma avaliação impecável da necessidade da sua pele para, então, ter a melhor recomendação de produto. Um cronograma de ações deve ser definido pelo profissional, indicando a periodicidade das aplicações para um resultado ainda mais satisfatório e prolongado para seus pacientes, a depender de cada caso em particular.

agulha com colágeno

O bioestimulador de colágeno é um parceiro essencial para a manutenção da qualidade da sua pele para garantir a firmeza e, ainda, para mantê-la mais jovem por muito mais tempo. Além disso, o bioestimulador de colágeno também cuida de camadas mais profundas da pele, aumentando a sua firmeza pela restauração de suas fibras.

Aqui no blog da Océane você pode conferir dicas sobre como combater o envelhecimento precoce da sua pele e até como deixá-la mais viçosa. Vem ver!

compartilhe