Ter um ambiente aconchegante requer o alinhamento de várias coisas. Não é possível incluir um item, uma cor ou, um objeto e imaginar que aquele elemento isolado transmitirá aconchego. É necessário que as características presentes nos objetos conversem entre si, e que a união de todos construam uma harmonia, e a sensação de que aquele espaço foi pensado especialmente para o seu conforto.
Uso de tapetes e cortinas nos causam essa sensação de conforto físico. Luminárias e luz amarela trazem conforto visual. Já plantas, cores neutras e aromas despertam sensações únicas em todos nós. Confira como cada um desses elementos podem ser incorporados para deixar sua casa mais aconchegante!
1. Uso de cortinas, tapetes e almofadas para o seu aconchego
Qual a função desses três itens: tapete, cortina e almofada? As cortinas, trazem privacidade, a depender do local onde você mora, pois cobrem as janelas e evitam que o que está na parte de dentro da casa fique à mostra para quem passa pelo lado de fora. Podem, também, controlar a entrada de luz natural no espaço interno, fazendo com que você consiga ajustar a luminosidade conforme seu desejo.
E o uso de tapete? Para que seria? Esse item possui várias funções a depender do cômodo usado. No hall de entrada, além de passar a ideia de cuidado e zelo, auxilia para que qualquer pessoa que passe por aquele local, utilize o tapete para retirar qualquer excesso de sujeira presente no solado do seu calçado.
Se pensarmos no uso do tapete para espaços como a cozinha, a funcionalidade se altera um pouco. O principal objetivo é prevenir acidentes e escorregões que podem acontecer com possíveis gotas de água que caem no chão, durante o manejo e preparo de alimentos, e podem deixá-lo escorregadio. Em cômodos como sala e quarto a ideia é de evitar que haja o contato direto entre os pés descalços e o chão frio.
E as almofadas espalhadas pela cama e pelo sofá? Estão ali, à sua disposição para que você possa utilizar da forma que preferir e trazer maior conforto ao seu corpo.
Veja como cada um desses três itens possui funcionalidades, totalmente vinculadas, ao conforto sensorial e físico de quem circula por esses espaços. Logo, quando vemos um ambiente com esses itens, temos quase que imediata vontade de nos aconchegar, meditar, ler, deitar… tudo isso, porque sentimos que aquele espaço foi pensado para o nosso conforto.
2. Insira luminárias para deixar o espaço bonito e convidativo
O charme de lustres, abajures e arandelas é valorizado há séculos, e não é apenas pela função de iluminar os espaços. Datados a partir do século XVII, o uso de lustres e candelabros eram frequentemente encomendados por reis, utilizados como um sinal da alta nobreza. Com muitos detalhes, o lustre marca o centro dos espaços e traz muita reverência ao ambiente.
Por isso, não tem como abrir mão dos tipos variados dessas maravilhas de luminárias, quando se pensa em deixar a casa bem aconchegante. Incluir arandelas nas paredes, abajures próximo aos espaços de leitura e um lustre em locais estratégicos, promovem conforto visual e deixam o ambiente muito aconchegante.
3. Fique de olho na temperatura da luz em cada cômodo da casa
Falar sobre conforto visual e não mencionar a temperatura da luz nos espaços de descanso e relaxamento é praticamente um crime. A temperatura de luz mais indicada para conforto e repouso visual é 3.000k, são como velas acessas. Luzes acima dessa métrica geram um efeito oposto aos olhos e ao corpo. As pessoas tendem a ficarem mais despertas e com atenção máxima às atividades desenvolvidas, já que o relaxamento é inibido.
Por essa razão, é muito difícil construir uma casa aconchegante, sem uma iluminação propicia e pensada no conforto visual dos moradores. Então fique de olho nas formas que você insere iluminação nos espaços.
4. Use plantas e flores para trazer a sensação de casa viva e habitada
Nos últimos anos, e podemos dizer que até mesmo como um reflexo da pandemia de Covid-19, nós passamos a olhar mais para nosso lar e para o conforto da nossa casa. Prazeres, que até então, eram vistos, por muitos, como uma demanda a mais, passaram a se tornar hobbies e a enfeitarem de forma harmônica nossas casas.
As samambaias, espada de são jorge, suculentas, flor zamioculca, lírio da paz e mais tantas outras espécies da flora, ganharam maior espaço dentro da casa dos brasileiros. Se antes o cultivo de flores e folhagens era restrito para casas com jardins e quintal, hoje todos os lugares aceitam de bom grado uma folhagem. Ainda mais que essa prática pode ser um grande aliado no alívio de estresse.
Por isso, nossa dica número 3 é: inclua flores e folhagens para deixar sua casa aconchegante, com a sensação de casa habitada e cuidada.
5. Use cores neutras e tons pastel para deixar o ambiente tranquilo
Muito se fala sobre o uso de cores neutras para tornar a casa aconchegante. Em geral, cores como branco, bege e cinza-claro são utilizadas como fundo da decoração, pois não causam cansaço visual e conseguem dialogar com cores diversas de forma muito harmônica. Contudo, tonalidades em tons pastéis, também são passíveis de serem exploradas e deixar o ambiente tranquilo e aconchegante.
Tons de azul e verde trazem a sensação de tranquilidade ao ambiente. Amarelo, laranja e rosa trazem a sensação de um ambiente mais alegre e ativo, por exemplo, e podem ser inseridas como um elemento da decoração, sem retirar o potencial de aconchego do cômodo.
6. Desfrute do poder dos aromas e da sensação de aconchego no seu lar
Outro elemento que desperta sensações maravilhosas, são os aromas dos ambientes. Todo mundo já se lembrou de alguém, ou de algum momento especial da vida a partir de um cheiro específico. Os estudos relacionados à aromaterapia nos apresentam uma série de efeitos de bem-estar a partir das diversas fragrâncias estudadas.
Imagine, então, associarem um aroma à sua casa, ao seu quarto? É um elemento muito potente e ainda pouco explorado, mas talvez seja a dica mais funcional e rápida para despertar a sensação de conforto e aconchego no seu lar. Conheça mais sobre os benefícios da aromaterapia e transforme você e o seu lar!