Você já vestiu uma blusa ou uma calça e não sabia ao certo por que, mas notava que aquela roupa não te valorizava? Acredite, esse seu incômodo tem uma razão: a colorimetria pessoal. Trata-se de um método usado para identificar cores de peças de vestuário, maquiagem, decoração e acessórios que te favorecem.
Essa técnica demonstra o poder das cores e como elas afetam a nossa imagem, para isso, é feito um estudo usando diferentes metodologias em busca do mesmo objetivo: chegar a uma paleta de tons que te valorize nas quatro estações do ano.
Ficou curioso para descobrir qual é a sua coloração pessoal? Então se prepare porque neste post falaremos TU-DO sobre este assunto, o que é, como é realizada a análise, passos para descobrir a sua e como usá-la no dia a dia para valorizar a sua imagem. Let’s go!
O que é colorimetria pessoal?
A coloração pessoal busca entender quais cores favorecem cada pessoa, esse estudo é feito a partir de uma análise profissional ou por outros meios, como aplicativos e sites, que realizam um diagnóstico rápido a partir da sua foto. São elaboradas doze cartelas de cores que trazem tonalidades que valorizam os seus traços em todas as estações.
Alguns aspectos são muito importantes para definir sua colorimetria: cor da pele, subtom, intensidade, temperatura, harmonização, contraste e aplicações práticas das cores. Realizar essa etapa ajuda a te guiar na hora de comprar roupas, maquiagens, acessórios e até itens de decoração que combinem contigo!
Quais são as 12 cartelas de coloração pessoal?
As paletas de cores são divididas em quatro estações e cada uma delas é subdividida em três grupos que trazem tons com diferentes temperaturas, intensidades e profundidades. A coloração pessoal mostra quais desses conjuntos combinam mais com as suas características. Vem entender o que significa cada agrupamento de tonalidades!
Primavera: tons claros e quentes
- Primavera Clara: levam luminosidade e jovialidade à pele clara. Os tons pastéis, cores pêssego e amarelo suave fazem parte dessa paleta;
- Primavera Quente: combinam com subtom quente, aposte em laranja, coral e verde-menta nesse grupo;
- Primavera Suave: propagam um efeito delicado e harmonioso à face. Fazem parte desse grupo o rosa-claro, bege e verde água.
Verão: cores claras e frias
- Verão Claro: ideais para subtons frios, trazem azul-claro, lavanda e rosa bebê na paleta;
- Verão Frio: acentuam a derme com subtons frios, aposte em azul-marinho, cinza e roxo;
- Verão Suave: oferecem um visual mais sutil e menos contrastante, contam com rosa-claro, azul-pastel e cinza suave no grupo.
Você vai amar descobrir também: quais são os tratamentos para fazer no verão?
Outono: tonalidades quentes e profundas
- Outono Quente: favorecem a pele com subtons quentes, para isso, usam terracota, marrom e verde oliva;
- Outono Profundo: evidenciam as características naturais através de tons de vinho, marrom escuro e verde;
- Outono Suave: criam um visual suave e menos intenso com marrom-claro, dourado e verde musgo.
Inverno: cores claras e frias
- Inverno Claro: valorizam a pele clara com subtons frios através de branco, azul-claro e lilás;
- Inverno Frio: criam um contraste marcante ao incluir preto, azul royal e vermelho cereja no dia a dia;
- Inverno Profundo: favorecem a pele mais escura e proporcionam um efeito dramático com preto, vinho-escuro e azul-marinho.
Como cuidar da derme na estação mais fria do ano? Descubra ativos hidratantes para cuidar da pele no inverno!
2 formas de descobrir a colorimetria pessoal
Existem duas formas mais populares para descobrir a coloração pessoal: por meio de um profissional capacitado e através de aplicativos e sites. A primeira escolha é muito mais precisa e personalizada, enquanto a segunda é mais acessível, sendo uma ótima opção para quem deseja testar antes de realizar um investimento para conhecer sua paleta de cores.
1. Acione um profissional capacitado
Existem diversos especialistas em coloração pessoal que utilizam métodos específicos, como o sazonal expandido, para descobrir quais paletas de cores valorizam as suas características. Nesses casos, o seu gosto particular é levado em consideração no momento da escolha dos tons, como se você deseja transmitir uma imagem mais sóbria ou jovial.
Nas tonalidades sóbrias, temos uma das cores mais amadas e democráticas do mundo: o marrom. As várias tonalidades caem bem para diferentes peles e subtons, tanto na roupa quanto na maquiagem. Se você, assim como a gente, ama essa cor, aproveite para conhecer as melhores inspirações de makes marrons para testar!
2. Realize o teste sozinha em casa
Com toda certeza, você está se perguntando “como fazer o teste de coloração pessoal em casa?”, pois temos uma boa notícia, é possível utilizar sites e aplicativos disponíveis na internet para descobrir quais paletas combinam contigo. Aqui, é usada uma foto sem maquiagem tirada à luz do dia para definir os tons que te favorecem.
Os pontos positivos desse teste são a gratuidade e a eficiência, entretanto, a precisão e personalização deixam a desejar, afinal, as cores podem se alterar dependendo da foto. Para quem busca praticidade e profissionalismo, é possível encontrar profissionais que fazem o teste à distância, assim, você consegue fazê-lo da sua casa.
Como explorar a colorimetria no dia a dia?
Agora que você descobriu a sua paleta de cores, chegou a hora de explorá-la no dia a dia, acredite, ela será muito mais útil do que você imagina. A colorimetria pode ser usada na escolha de roupas, acessórios, calçados, maquiagem e decoração, além disso, a colorimetria capilar te ajuda a escolher a cor ideal para pintar suas madeixas. Saiba como explorar cada uma!
Roupa
Com certeza, você já deve ter colocado uma blusa onde se sentiu pálida e notou que ela evidenciou olheiras que nem sabia que tinha, certo? Esse é um ótimo exemplo de como a colorimetria pode alterar o seu vestuário, por isso, a paleta de cores te guia no momento de comprar roupas que te valorizam. Aliás, essa é uma ótima ferramenta para acertar na hora de fazer as comprinhas online!
A paleta de cores vai servir para te guiar até nos momentos de entrar em uma trend, como a moda anos 2000. O style y2k traz tons bem particulares que nem sempre combinam com todo mundo, e a sua colorimetria ajuda a criar um look nesse estilo com ares de fashionista sem muito esforço.
Maquiagem
A colorimetria na maquiagem se baseia em cores primárias, secundárias e terciárias para iluminar o rosto, uniformizar as manchas da face e guiar a escolha de tonalidades que valorizam as suas características. Entender qual o seu subtom é o primeiro passo para identificar quais makes destacam positivamente o seu rosto, existem três possibilidades principais: quente, neutra e fria.
Explore cores que combinam com o tom e subtom da sua face, dessa forma, você consegue entender aquilo que te deixa pronta para arrasar em qualquer produção. E não se prenda apenas a uma paleta, existem cores que estão fora da colorimetria que caem bem em você, duas opções neutras são as makes pretas e marrons.
Cabelo
Usar a colorimetria capilar para pintar o cabelo é uma ótima ideia para acertar na hora de transformar o visual. Aqui, consideramos o tom e subtom para selecionar a intensidade, a temperatura e a profundidade da tinta, além disso, pode ser escolhida a cor com base no sistema das doze estações que citamos anteriormente.
Chegamos ao fim do nosso guia sobre coloração pessoal, por aqui, você descobriu o que é, como fazer e quais são as doze paletas de coloração pessoal. Aproveite para se aprofundar em cada uma delas, como a cartela de cores da primavera. Até o próximo conteúdo!