blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Influência da imunidade na nossa beleza

Fortalecer e cuidar da imunidade é fundamental para o seu bem-estar. Vem entender como isso influencia também na beleza!

Flávia Rodrigues

28/04/2023

5 min de leitura

Flávia Rodrigues

5 min de leitura

Com o inicio do outono, alguns cuidados são importantes, por conta das características dessas temporada e as oscilações de temperatura, é comum observar uma maior prevalência de gripes e resfriados sendo essencial trabalhar com estratégias que fortaleçam o nosso sistema imune. Para combater microrganismos, o nosso sistema de defesa tem um árduo trabalho. Vale ressaltar que essa barreira compreende barreiras físicas (pele, saliva, cera, pelos…) e bioquímicas.


É interessante mencionar que esse sistema não vai combater apenas microorganismos, mas também irá reparar os danos causados pela exposição a fatores externos, como poluentes e toxinas que estamos expostos diariamente presente em excessos de agrotóxicos, materiais de utensílios de cozinha e cosméticos.


Pela complexidade e atividade desse sistema a demanda por nutrientes passa a ser aumentada, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para manter o sistema imunológico forte e funcionando corretamente.

Um fator interessante de pontuar é que pela demanda ser aumentada, é importante que haja o fornecimento de vitaminas e minerais, para que ocorra a adequada manutenção de sistemas, órgãos e também ações como a de cicatrização, reparação…e por ai vai!

Para combater microrganismos patogênicos, o elaborado sistema de defesa imunológica compreende barreiras físicas e bioquímicas


Mas será que é só reforçar a vitamina C para fortalecer a imunidade?

O nosso sistema imunológico é complexo e integrado precisa de vários micronutrientes específicos, incluindo vitaminas A, D, C, E, B6 e B12, folato, zinco, ferro, magnésio cobre e selênio, que desempenham papéis vitais, em todos os estágios da resposta imune.

A ingestão diária necessária dos micronutrientes, pode variar de acordo com diferentes fatores, que estão também conectados ao estilo de vida de cada pessoa. Em situações de muito stress, infecção recorrentes, baixo consumo de vegetais, frutas e verduras, condições clinicas mais especificas e também a poluição, são condições que utilizam mais da reserva de nutrientes do nosso corpo.

Sabe aquela frase ‘’saúde vem de dentro para fora’’? Um corpo que está sempre em estado de alerta, com baixo aporte de nutrientes para garantir o seu bom funcionamento, vai refletir em diferentes pilares da nossa saúde, mas também na nossa pele, unhas e cabelos.

Você qual é o maior órgão do nosso corpo que desempenha uma atividade de barreira importante? É a nossa pele!

As camadas da pele também fornecem funções fisiológicas essenciais, incluindo defesa imunológica, produção de enzimas moléculas antioxidantes, mecanismo termorregulação (regulação da nossa temperatura corporal), prevenção de perda excessiva de água, ações que vão além da beleza.

Sinais e sintomas de carência de nutrientes:

  • Gripes e resfriados frequentes
  • Intestino irregular (+ de 70% do sistema imune é produzido no intestino) -Queda intensa de cabelo
  • Unhas fracas
  • Fluxo menstrual intenso
  • Estresse
  • Ansiedade
  • Baixa qualidade de sono
  • Fadiga/cansaço
  • Oleosidade de pele

Conexão Intestino X Pele X Imunidade

Mas para manter uma pele saudável temos que garantir que haverá o aporte necessário de nutrientes, um baixo consumo de alimentos processos, excessos de açúcares, um adequado consumo de fibras, que são essenciais para que o intestino funcione perfeitamente.

O intestino é um órgão vital do sistema digestivo que também é responsável por uma série de outras funções importantes, incluindo a regulação do sistema imunológico. Acredita-se que mais de 70% do sistema imunológico esteja localizado no intestino,


Nível intestinal vamos encontrar bilhões de bactérias benéficas conhecidas como microbiota intestinal.Essas bactérias ajudam a digerir alimentos, produzir vitaminas e manter um ambiente saudável. A nível intestinal elas também contribuem na regulação da inflamação.

A conexão entre o intestino e a pele é conhecida como o eixo intestino-pele. Acredita-se que a microbiota intestinal (relação de bactérias ‘’boas e ruins’’) e a saúde dessa barreira intestinal, desempenhem um papel fundamental principalmente na capacidade do intestino de controlar o que entra na corrente sanguínea. Quando a barreira intestinal não esta muito fortalecida , além de ocorrer um impacto na produção e absorção de nutrientes, também é possível que haja passagem de toxinas, bactérias e outras substâncias nocivas na corrente sanguínea.

Alimentos para incluir na rotina: Complexo B: vegetais verdes-escuros (couve, espinafre, brócolis)

Vitamina C: frutas cítricas (mexerica, limão, maracujá)
 


Vitamina A: vegetais e frutas alaranjados (manga, tomate, pimentões)

Selênio e Zinco: alimentos integrais, castanhas e sementes (semente de abóbora, castanha do pará, arroz integral)

Não se esqueça de incluir esses alimentos na sua rotina, introduzir a pratica regular de exercício fisico e também fortalecer a qualidade do sono. Intestino, sono, alimentação e exercícios são pilares fundamentais para um sistema imune forte e uma beleza que apenas reflete aquilo que por dentro.

E claro, caso se identifique com algum sintoma, busque um profissional para te ajudar nessa jornada! 


compartilhe