Lavar a cabeça, principalmente à noite, gera aquela preguicinha de secar depois, né? Por isso, é difícil alguém que não tenha dormido com ele molhado mesmo. Aí bate aquela dúvida, será que dormir com cabelo molhado tem problema? Um spoiler: sim, esse simples ato pode gerar muitos danos para você!
Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completinho sobre dormir com cabelo molhado, suas consequências e melhores formas de secar para que não haja danos para as madeixas também dessa fonte de calor. Vamos lá?
Posso dormir com o cabelo molhado?
Amiga, vamos combinar de tirar essa ideia da cabeça? Dormir com cabelo molhado é muito prejudicial para os seus fios! Vem cá entender melhor as possíveis consequências de se dormir com as madeixas úmidas:
Saúde dos fios prejudicada
Uma das coisas mais graves que pode acontecer é que esse simples ato, um tanto inofensivo, pode trazer consequências sérias. Ou seja, a saúde do fio começa a ficar debilitada, assim como do seu couro cabeludo, se desdobrando em doenças capilares. Está com fios quebrados ou com muita ponta dupla? Então…
Proliferação de fungos
Sim, isso mesmo que você leu! O surgimento e proliferação de fungos no couro cabeludo é real e pode acontecer caso tenha o costume de dormir com o cabelo molhado. Afinal o cabelo úmido e a cabeça pressionada no travesseiro criam aquele ambiente perfeito para a sua proliferação. Aquele espacinho quente e úmido que eles amam para se multiplicar.
Caspas são uma consequência possível
Se tem fungos e bactérias na cabeça, o desequilíbrio na saúde do couro cabeludo se alastra. Aí, a descamação do couro cabeludo está a um passo de ocorrer. Assim, aqueles pontinhos brancos nada legais começam a aparecer no cabelo. E também há outras doenças que podem se desenvolver, viu? A dermatite seborreica é uma delas!
Danos para todos os tipos de fios
Outra consequência é que o cabelo não fica nada legal ao longo do tempo, né? Independente do tipo de cabelo que você tenha:
- Para os cabelos ondulados, cacheados ou crespos, a curvatura fica destruída;
- Para os cabelos lisos, é bem possível que os fios fiquem cheios de nós e embaraçados.
Como secar o cabelo antes de dormir sem estragá-lo?
Beleza, então, se o assunto é não dormir com o cabelo molhado, o jeito é secá-lo, né? O que a gente chama atenção é que isso deve ser feito de forma que não danifique os fios — afinal, fonte de calor não é a melhor amiga das madeixas, mas pode ser usada com parcimônia!
Como fazer isso da melhor forma? Vem cá que a gente te explica os detalhes:
- O primeiro passo é lavar os fios com aquele kit para cabelo específico para cada tipo;
- Feito isso, é hora de aplicar um protetor térmico para proteger as madeixas;
- Caso você tenha cabelo ondulado, cacheado e crespo, o leave-in com protetor térmico pode ser usado no lugar;
- Aí é hora de colocar o secador de cabelo para funcionar, lembrando de manter uma distância de 30 centímetros da cabeça;
- Feito isso, a dica de ouro é aplicar um óleo finalizador para selar os fios e o resultado ficar deslumbrante!
Prontinho, agora está pronta para dormir sem riscos de danificar o cabelinho.
Tem como secar o cabelo enquanto dorme?
Não, minha gente! O cabelo que vai secando enquanto dorme, principalmente com a ação e calor do contato da cabeça com o travesseiro não é nada interessante como vimos, né? Por isso, o ideal é separar alguns minutos antes de dormir para isso.
Caso não queira secar o cabelo, outra opção é tentar lavá-lo mais cedo ou mesmo durante a manhã, ao acordar.
Faz mal dormir com o cabelo úmido na touca de cetim?
Sim! Assim, seja com touca ou não, dormir de cabelo molhado nunca é interessante. Assim como o atrito no travesseiro, dormir com uma touca de cetim e cabelo úmido cria aquele ambiente abafado ideal para a proliferação de fungos e bactérias. E a gente não quer nada disso, certo?
É tranquilo molhar os cabelos todos os dias?
A questão sobre se lavar o cabelo todo dia é prejudicial sempre surge, né? Afinal, a crença que é espalhada por aí é que essa rotina seria muito prejudicial, mas não é bem assim, minha gente! Se você acaba sentindo a necessidade de molhar os cabelos todos os dias, vá em frente.
O que é importante é que a higienização correta seja feita, assim como tratamentos semanais com produtos para hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, nada de dormir com o cabelo molhado, como já vimos, hein?
Combinadas?
Agora é só aplicar as dicas no seu dia a dia para garantir a saúde das madeixas, hein? Nada de dormir de cabelo molhado, afinal, as consequências podem ser bem danosas e até meio chatinhas de se resolver. Outra prática do nosso dia a dia que pode danificar os fios é o suor durante a prática de atividades física.
Por isso, elaboramos um guia com cuidados simples para proteger o cabelo do suor dos treinos. São dicas fáceis de aplicar e que fazem toda a diferença. Acesse e confira!