blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como lavar esponja de maquiagem? Passos práticos!

Tenhas as suas esponjas sempre limpas e prontas para o uso! Preparamos um passo a passo para você aprender como lavar esponja de maquiagem. Acesse!

Redação Océane

24/02/2023

3 min de leitura

Redação Océane

3 min de leitura

Esponja de maquiagem Mariana Saad na vertical recebendo gotículas de água sobre ela

Deixar de higienizar as esponjas de maquiagem com frequência acabam as transformando em ambientes férteis para a proliferação de fungos e bactérias que podem ser os principais causadores de acne, inflamações de alergias, dermatites e até mesmo herpes.

Apesar dos riscos, nem sempre lembramos da importância de limpar as esponjas, removendo toda a maquiagem que aderiu a elas, aumentando a durabilidade e até mesmo melhorando seu trabalho durante a aplicação das maquiagens.

Venha com a Océane conferir um conteúdo com diversos passos a passos de como lavar esponja de maquiagem removendo todos os resíduos, sejam eles superficiais ou profundos!

Como limpar uma esponja de maquiagem? Descubra!

Para realizar a limpeza das esponjas de maquiagem você precisará eventualmente de uma vasilha resistente ao calor, sabão neutro (podendo ser sabonete líquido ou shampoo infantil) e um papel-toalha para secar.

Existem diversas formas de você lavá-las, confira como!

várias esponjas de maquiagem océane em um refratário de vidro

Lavagem de esponja de maquiagem rápida em 3 passos

Se você não costuma usá-las com muita frequência ou deseja apenas higienizá-las para usar imediatamente, você pode fazer uma limpeza em apenas 3 passos:

Passo 1: Molhe sua esponja até que ela fique inteiramente encharcada — aposte no uso da água morna para agilizar a remoção de produtos.

Passo 2: Aplique o sabonete neutro ou shampoo sobre a esponja e faça espuma com ela mesma.

Passo 3: Enxágue ela completamente, até parar de sair espuma e use um papel-toalha para remover o excesso de água.

Feito isso, deixe-a secar naturalmente até estar pronta para o uso novamente! Nunca esfregue a esponja em uma toalha, pois isso fará com que você “rasgue” seu material.

Lavagem de esponja de maquiagem média com calor em 2 passos

Está é uma técnica de limpeza rápida e fácil, que remove algumas sujeiras que estão mais profundas. Descubra como higienizá-la com água quente:

Passo 1: Afunde a esponja dentro de uma caneca com água;

Passo 2: Coloque no micro-ondas por apenas 1 minuto e retire, removendo a água quente e a enxaguando em água corrente.

O calor, além de esterilizar a esponja, fará com que ela solte todo o produto de dentro dela e, consequentemente, absorva toda a água quente. Para secar, basta apertá-la em um papel-toalha e deixá-la secar naturalmente.

várias esponjinhas de maquiagem mariana saad océane

Lavagem de esponja de maquiagem profunda em 5 passos

Se você costuma usar com frequência a sua esponja e mesmo na lavagem superficial ela continua apresentando restos de cosméticos, a lavagem profunda é a solução para deixá-las renovadas! Neste passo a passo você terá que ter uma vasilha com água morna e dissolver o seu sabonete ou shampoo na água antes de limpar a esponja.

Feito isso, acompanhe nosso passo a passo:

Passo 1: Molhe a esponja na vasilha e aperte até absorver toda a água, após isso deixe-a de molho por, pelo menos, 15 minutos.

Passo 2: Após o molho, aplique o demaquilante sobre a esponja, apertando-a para absorver o produto e esfregue-a na mão.

Passo 3: Coloque a esponja na água corrente, apertando para remover o líquido sujo. Repita até a água começar a sair da esponja limpa.

Passo 4: Aplique mais shampoo ou sabonete esfregando sua esponja.

Passo 5: Enxágue ela completamente apertando-a em água corrente para que todos os produtos sejam removidos.

É possível que você tenha que repetir essa limpeza profunda para garantir que toda sujeira saia completamente, mas é um processo indispensável para os cuidados com os seus produtos. Para secar, basta apertar a esponja em um papel-toalha e deixá-la secar naturalmente.

Ao fazer a limpeza você acaba aumentando a vida útil dela. Aplique um de nossos passo a passo e garanta esponjas com texturas e aspecto de novas sempre!

Gostou deste conteúdo? Que tal você aprender qual esponja utilizar para a aplicação certa? Confira nosso post Esponjas de maquiagem: quando devo utilizar?

Nos encontramos por lá!

compartilhe