blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como saber a cor da base? 5 dicas que vão te ajudar!

O momento do como saber a cor da base pode dar um nó na sua cabeça, mas a gente veio te ajudar, seja comprando presencialmente ou no online. Confira!

Redação Océane

18/10/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Modelo usando a nova base da Océane, linha Edition.

Descobrir como saber a cor da base pode dar um certo trabalho, já que cada marca possui uma variação de cores diferente. Mas imagina encontrar o tom certo — aquele que não vai fazer todo mundo achar que tem alguma coisa errada — para deixar toda a maquiagem uniforme?

Usar a cor certa de base é um dos pontos mais importantes para uma make bem feita. Afinal, ela harmoniza a pele e, literalmente, dá a base para o restante dos produtos.

Mas como escolher o produto ideal em meio a tantas opções? Continue lendo o texto de hoje porque vamos te dar todas as dicas para você não errar mais (tanto se estiver comprando nas lojas físicas quanto online).

Foto das embalagens dos 10 tons de base de lançamento da Océane.

1. Escolha o tom: claro, médio ou escuro

O primeiro passo para escolher a base que mais combina com a sua pele é avaliar o tom da sua pele, ele é claro, médio ou escuro? A gente sabe que dentro de cada uma dessas classificações existe uma gama grande de tons, mas fica tranquila porque esse é só o primeiro passo. ?

Foto de duas modelos, uma com a base escura e outra com a base clara.

A partir do momento que você conseguir entender o tom principal da pele, você precisará checar qual o subtom adequado, quente, neutro, frio ou oliva. Então, vamos para a próxima dica: entender como isso funciona.

2. Preste atenção ao subtom: amarelado ou rosado

Agora que você já definiu o tom da sua pele (se ele é claro, médio ou escuro), chegou a hora de entender se sua pele é mais amarelada ou rosada, ou seja, quente, neutra, fria ou pele oliva.

Aqui no Brasil, a maioria das pessoas se identificam com o subtom quente devido à nossa miscigenação e descendência. Pessoas com esse subtom têm o fundo da pele com cor mais amarelada. No entanto, ele não é o único.

Se você olha no espelho e percebe que sua pele é mais rosada, ela é de subtom frio. Geralmente, pessoas bem branquinhas têm a pele fria, mas isso não é regra, ok? Da mesma forma que existem peles brancas de subtom quente, existem, sim, peles pretas retintas rosadas, ou seja, frias.

Foto das embalagens dos 4 tons mais escuros de base.

Para saber como identificar qual o seu caso, existem profissionais especializadas em coloração pessoal que irão analisar vários aspectos da sua pele até chegar na cartela de cores ideal que harmoniza perfeitamente com você.

No entanto, também existem algumas dicas para analisar e tentar identificar seu subtom aí em casa:

  • Teste das veias: de modo geral, se suas veias forem azuis, sua pele tende a ser fria. Caso sejam verdes, quente. No entanto, se você não consegue definir a cor delas ou vê tanto azul quanto verde, sua pele pode ser neutra ou oliva;
  • Teste dos três pontos: olhe para as suas bochechas, colo e ombros e pense se eles são mais dourados ou rosados. Se forem dourados, é provável que sua pele seja quente, caso for rosada, possivelmente ela tem subtom frio.

3. Caso estiver bronzeada, considere isso no momento da escolha

Imagina comprar uma base nova quando voltar da praia com a pele bronzeada e, logo em seguida, parar de tomar sol. Quando sua pele voltar à cor normal, com certeza você ainda terá muita base para usar, mas o ponto é: mais escura do que a sua pele.

Ou seja, se você estiver bronzeada, mas não tiver esse costume sempre, vale comprar uma base mais clara, pensando na cor real da sua pele e corrigir com contorno ou bronzer.

No entanto, se você procura estar sempre pegando uma cor, vale investir em uma base no tom que sua pele fica quando se bronzeia ou até comprar duas em tons diferentes para usar uma em cada período.

Foto das embalagens das bases com tonalidades mais claras.

4. Teste a base antes de comprar

Tom e subtom definidos, é hora de fazer a comprovação da teoria. Para quem for comprar a base em lojas físicas, aproveite os produtos disponíveis para teste e experimente na sua pele utilizando um aplicador descartável (ou até o seu próprio dedo).

A cor que mais “desaparecer” na sua pele é a ideal — lembre-se que o produto pode oxidar em contato com o seu rosto e acabar mudando a cor, então, vale esperar alguns segundinhos para entender como aquela base se comporta.

Outra dica é não sair aplicando em qualquer parte do rosto, porque isso pode te deixar ainda mais confusa, combinado? Assim como existe o lugar ideal, também tem aquele que você precisa evitar, e nós te explicamos tudo sobre isso.

Partes do corpo para testar a cor da base

Um lugar interessante para aplicar o produto a ser testado é no maxilar, dessa forma, você compara a base tanto com a cor do rosto quanto com a do colo — que, geralmente, são diferentes.

Lembrando que o ideal é sempre deixar ambas as partes uniformes, então, se o seu colo for mais escuro que o rosto, suba a base de um a dois tons. No entanto, caso a diferença for muito aparente, suba na mesma quantidade (nada de aumentar mais tons para não ficar um efeito muito artificial) e finalize com um bronzer ou contorno.

Onde não testar a cor da base

Informação chocante: não teste a cor da base na mão ou no pescoço! É isso aí, por mais que muitas vezes ouvimos por aí de testar nessa parte do corpo, a verdade é que elas não possuem a mesma cor do seu rosto, ou seja, não vai dar certo.

5. Não encontrou o tom ideal? Misture!

Tem uma marca queridinha (Océane, né, amores ❤️), mas, mesmo com as 10 opções de base, não encontrou o tom perfeito que se adapta à sua pele? Então, vale a pena comprar o produto em duas cores diferentes e misturá-los na hora da make.

Além de chegar na cor que você precisa, essa também é uma ótima dica, porque se adapta à sua necessidade do momento. Por exemplo, ao misturar proporções diferentes de cada uma das bases, você consegue adaptá-la ao tipo de maquiagem que pretende fazer ou ao bronzeamento do momento.

Dicas de como escolher o tom da base online

A gente sabe que na hora de pensar em como comprar base pela internet pode dar uma complicada. Mas saiba que você consegue aplicar as mesmas técnicas do presencial, no online. Para isso, tenha em mente qual seu tom e subtom de pele e vá direto para o site da base.

O primeiro passo é escolher quais as opções que você acredita que mais se aproximam à cor da sua pele. Depois, além de avaliar o tom da pele das modelos que aparecem na página de cada base e verificar qual mais se assemelha a sua, você pode imprimir uma das fotos de cada produto ou abrir no seu celular e compará-las de pertinho com a sua pele em frente a um espelho.

Imagem da tabela de cores com nome, tonalidade e modelos para cada uma das bases da Océane.

Aproveitando essa vibe de escolha da cor de base certa, que tal aprender como escolher o blush ideal? Corre, porque separamos as melhores dicas para você arrasar na escolha!

compartilhe