blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Monte a sua rotina de banho em 8 passos com a Océane!

É hidratante para cá, esfoliante para lá, tudo isso numa rotina de banho perfeita. Vem com a Océane montar a sua rotina relaxante e renovadora.

Redação Océane

28/02/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

modelo secando seu cabelo pós-rotina de banho com uma toalha branca de algodão

Fala sério, não existe nada melhor do que chegar em casa e tomar um bom banho, né? Seja depois de um dia exaustivo no trabalho, um treino intenso na academia ou uma bebedeira para curar a ressaca, tem situações que só um banho pode resolver. 

Só que, muitas vezes, por conta da correria no dia a dia, a gente acaba tomando banho no automático. Liga o chuveiro, passa sabonete, lava o cabelo, enxágua, seca e pronto! E isso não tá errado, viu? Mas dá para aproveitar esse momento e criar uma rotina de banho e estimular o autocuidado. 

Bora aprender com a gente como uma rotina de banho pode transformar os seus dias? Explicamos tudo neste post, vem cá ver!

Como fazer uma rotina de banho?

Muita gente acha que para montar uma rotina de banho precisa investir em produtos caríssimos, velas aromáticas, sais de banho e mais um monte de coisa para ficar parecendo cena de novela.

Só que na real, você não precisa disso tudo! Se você quiser, é claro, não tem problema, mas saiba que uma simples ducha, um bom sabonete, um esfoliante e um creme hidratante já são suficientes. 

O segredo para um ritual de banho é criar algo que funcione e se adapte às suas necessidades, pensando nos detalhezinhos mesmo, sabe? Rola colocar música, usar aromaterapia, ajustar as luzes, enfim. Dá só uma olhada no passo a passo que preparamos. 

velas océane acesas em um suporte espelhado

1. Diminua a intensidade da luz para relaxar

Para criar um ambiente mais aconchegante, quanto menos foco de luz direta, melhor. Afinal, a gente já passa o dia todo em alerta olhando para fontes de luz, como computadores e celulares. Se puder, invista numa lâmpada de luz amarelada para usar durante a noite, pois acelera a produção de melatonina e induz o sono. 

Outra opção que pode ser usada tanto durante o dia ou à noite são as luzes indiretas com menos intensidade. Além disso, de vez em quando, é legal apagar todas as luzes e usar velas para criar um ambiente ainda mais aconchegante e cheiroso. 

2. Tudo fica melhor com música

Tem playlist que só de apertar o play a gente já fica mais animada, né? Que tal começar o dia acordando debaixo do chuveiro ouvindo suas músicas preferidas? A gente garante que você já vai sair de casa com outra vibe!

Mas, se o objetivo é relaxar, é só buscar nos apps de música “playlist relaxante” que é sucesso! Os ritmos lentos, sons instrumentais e os barulhinhos de chuva vão te deixar bem mais leve, pronta para dormir tranquilamente. 

Ah, amiga, por mais tentador que seja, não fique uma hora debaixo do chuveiro, tá? Além do desperdício de água, a sua pele também pode sofrer agressões por ficar muito tempo em contato com água quente. 

3. Atenção na temperatura da água

Nem muito quente, nem muito fria. A água morna é a temperatura ideal para criar um momento super relaxante no banho, além da sensação de água quentinha no nosso corpo ela tem vários benefícios para a saúde. Olha só!

Benefícios do banho quente 

É super relaxante sentir aquela água quentinha caindo no nosso corpo, né? Mas, além de relaxar, ela também ajuda em outras situações, veja:

  • Melhora a dilatação sanguínea;
  • Alivia os músculos que causam tensão;
  • Abre os poros, estimulado limpeza profunda;
  • Reduz os sintomas de ansiedade;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Alivia dores de cabeça.

Benefícios do banho misto

Gosta do banho gelado? Que tal aproveitar as vantagens do banho quente e do banho gelado? Para isso, você pode tomar um bom banho com água morna e, antes de sair do box, ajustar a temperatura para gelada, assim você dá um choque térmico no seu corpo e começa seu dia super revigorado. 

4. Aromaterapia também pode ajudar

Não, amore. Você não precisa de uma banheira para encher de flores e usar a aromaterapia a seu favor. Hoje o mercado está cheio de opções de aromatizadores de ambiente (em spray, em óleo ou difusores), que mais do que deixar seu banheiro cheiroso criam estímulos em seu corpo, dá só uma olhada em quais cheirinhos investir:

aromatizador ultrassônico océane em um ambiente claro

  • Para banhos revigorantes no início do dia: alecrim, capim-limão e laranja;
  • Para banhos relaxantes no fim do dia: lavanda, camomila e gerânio. 

5. Passe um sabonete cheiroso em todo corpo

Pronto, agora que acabou todo o rolê de preparação para o banho, é hora de começar com o que importa, né? A limpeza! Para isso, dê preferência para sabonetes ou géis de banho corporais, em barra ou líquido, com fórmula hidratante para cuidar da sua pele enquanto limpa. 

Outra dica legal é optar por um cheiro que você goste e usar uma esponja macia, daquelas que fazem bastante espuma, sabe? Fica super gostoso de espalhar na pele! 

kit de banho océane preparados para um banho relaxante

6. Hidratação é muito importante

O que passar no corpo após o banho? Hidrante corporal, é claro! Assim como a nossa pele do rosto, a pele do corpo também precisa de hidratação diária — que muitas vezes é deixada de lado. 

Se você quiser, pode optar pelo óleo hidratante que ajuda muito as amigas da pele seca e tira todo aquele aspecto esbranquiçado. 

#DicaOcéane: se você não gosta da sensação meio pegajosa de creme na pele, experimente deixar seu creme corporal no box do banheiro e aplique com a pele ainda úmida. Assim, sua pele absorve mais rápido e fica super hidratada e cheirosa. 

7. Esfoliante para tirar todas as células mortas

A pele de milhões! Criar uma rotina de banho com esfoliação corporal te ajuda a alcançar uma pele mais firme, macia e viçosa. Os esfoliantes estimulam a renovação da pele e retiram todas as células mortas, contribuindo muito para a galera que quer pegar aquele bronze bonito. 

Além disso, quem sofre com aqueles pelinhos encravados na axila, na região da virilha e as temidas espinhas no bumbum podem se beneficiar (e muito) com a técnica. A única ressalva é que esse passo deve ser feito apenas uma vez por semana, tá? Se não, ao invés de ajudar, pode acabar prejudicando. 

Veja também: Esfoliação para o corpo, benefícios e relação com o verão

8. Crie um ritual noturno de cuidados com a pele

Vamos unir o útil ao agradável? Dá para criar uma rotina de autocuidado que envolve corpo, rosto, cabelo e até mesmo saúde mental, criando um momento só seu de conexão consigo mesma

A nossa sugestão é criar dois tipos de rituais noturnos: um para o dia a dia que envolve tomar banho, cuidar da pele do rosto, escovar os dentes e hidratar o corpo. Para os dias que tiver mais tempo, pode investir numa máscara capilar, esfoliação corporal e depilação (caso você opte pela retirada). 

Experimente incluir estes rituais noturnos de banho na sua rotina e sinta, literalmente, a diferença na pele! Aproveite também para ficar sempre de olho em nossos conteúdos, pois sempre compartilhamos várias dicas incríveis sobre skincare, maquiagem, beleza e cabelos.

compartilhe