A argila verde é um composto com origem na Bentonita, obtida através das rochas vulcânicas e traz enormes benefícios para a pele humana. Esse mineral é um dos mais utilizados em máscaras de argila tanto que é um queridinho do universo do skincare.
A bentonita possui propriedades curativas para a derme. É utilizada há anos para tratar e prevenir espinhas, manchas, cicatrizes, entre outros. Ela nunca deixou de estar em alta! E cada vez mais é possível encontrar produtos com esse mineral em sua composição.
Nesse post trouxemos uma explicação completa sobre o que é a argila verde e seus benefícios. Também dicas de como adotá-la em sua rotina de skincare. Então role a página e conheça mais sobre esse composto tão importante para a pele!
O que é a argila verde?
A argila verde é um mineral de origem vulcânica. Ela resulta das rochas bentonitas e conta com uma abundância de ferro, zinco, sílico, cálcio, magnésio, selênio, fósforo e outros minerais. Você pode encontrá-la em formato de máscaras faciais, em pó, ou associadas a outras fórmulas para rosto, corpo e cabelo. Trata-se de um composto argiloso, com grãos finos e suaves — capaz de realizar milagres na pele!
Benefícios da argila verde
O mineral verde traz enormes benefícios para a derme. Entre os principais estão:
- Ação clareadora de manchas;
- Prevenção do surgimento de cravos e espinhas;
- Limpeza profunda, com remoção das impurezas e células mortas;
- Controle da oleosidade do rosto — principalmente na região T;
- Propriedades cicatrizantes e secativas;
- Ação antibacteriana, anti-inflamatória e detox;
- Desobstrução e fechamento dos poros.
Tudo, né? Essa argila é realmente muito eficiente para o cuidado da pele. Por isso, ela é a mais conhecida e utilizada no mundinho skincare!
Quem deve usar a argila verde?
Esse composto tem um alto potencial de absorção da oleosidade. Então, ele é muito recomendado para peles oleosas, mistas e acneicas, podendo ser usado na fase de tratamento por desobstruir poros, secar espinhas, tratar manchas e controlar o óleo da face.
Também podem ser adotados para prevenção de acne e cravos, por seu efeito anti-inflamatório. Além disso, ele evita a formação de novas manchas e cicatrizes. É um produtinho incrível para adicionar em rotinas de autocuidado!
Como a argila verde age na pele?
Com seu pH básico, propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e detox, a argila verde consegue penetrar nos poros, removendo as impurezas e as células mortas. Ela também tem um alto poder de absorção da oleosidade, regulando esse efeito na derme. Possui ação cicatrizante, secativa e remove as toxinas da pele. Além disso, ela consegue desinflamar o rosto controlando as espinhas.
Como usar a argila verde no rosto?
Para adotar a argila verde em sua rotina de skincare, você pode adquirir o produto em formato de máscara facial ou in natura (em pó). Veja o passo a passo para utilizar esse composto:
- Lave o rosto com um gel de limpeza e água fria ou morna — para preparar a pele e abrir os poros;
- Aplique o produto no rosto com um pincel ou espátula — evitando a região dos olhos;
- Deixe a fórmula agir entre 10 a 20 minutos — seguindo a especificação da embalagem;
- Enxágue o rosto apenas com água;
- Finalize com um hidratante de composição leve e pronto!
Esse procedimento é muito prático. Ele é ideal para aqueles dias em que se tem um tempinho extra, como os finais de semana ou períodos noturnos. É recomendo utilizá-la entre 1 a 2 vezes por semana. Desse forma a proteção natural da pele não ficará comprometida.
Lembre-se a argila oferece um processo de limpeza e purificação da pele, então evite a exposição ao sol. Sempre use o protetor solar!
Como usar a argila verde no corpo?
A argila também pode ser usada como esfoliante corporal. Então, opte por compostos que contenham esse mineral em sua formulação. Você também pode criar uma pasta, utilizando o pó de argila verde + água. Aplique no corpo, em regiões como o braço, pernas e costas. Para remoção das células mortas, cicatrização, hidratante e ação anti-inflamatória. Ela pode prevenir foliculite, acne, cravos e outras inflamações corporais.
Skincare
Pode passar argila verde no cabelo?
Poder, pode. Mas se você busca tratamentos capilares é melhor investir em shampoos, condicionadores e máscaras próprias para seus fios.
Se ainda assim quiser testar a nova técnica com argila, opte por soluções prontas ou também a pasta de argila verde. Confira as etapas para aplicar esse mineral nas madeixas:
- Lave o cabelo com um shampoo de sua preferência;
- Aplique a argila nos fios, das pontas até a raiz;
- Massageie as madeixas e deixe agir por 10 a 20 minutos;
- Enxágue com água fria ou morna e finalize o processo com um condicionador!
Esse composto apresenta propriedades detox, purificantes e ação de limpeza profunda. Faça o teste. Só que não utilize com frequência no cabelo, ok?
A argila verde é realmente incrível! Ela tem poder cicatrizante, clareia as manchas do rosto, previne e trata espinhas, controla a oleosidade, entre outros benefícios. Você pode optar por máscaras faciais que contenham esse mineral combinado com outros compostos , como a aveia, abacate, centella asiática e outros. Assim você potencializa o efeito da argila, deixando a pele mais hidratada e purificada!
Leia também nosso post sobre os melhores ácidos para tratar espinhas. Aproveite para cuidar da sua derme com um skincare completo e muito eficiente. Combine os produtos ideais e arrase!