blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Conheça o Ácido Tartárico – o AHA derivado da uva 

Vem entender melhor como o AHA age na pele, e quais são os principais benefícios do ácido tartárico quando adicionado na rotina de skincare.

dra Maria Estela

17/05/2023

6 min de leitura

dra Maria Estela

6 min de leitura

Na rotina de skincare, podemos acrescentar ativos para um objetivo específico: ácidos, antioxidantes, clareadores, umectantes. 

Além de incluir um sabonete específico para as necessidades da pele do rosto, o uso regular de protetor solar, item indispensável! Os alfa-hidroxiácidos (AHA) são exemplos de ativos amplamente utilizados nos dermocosméticos.

Eles são encontrados naturalmente em frutas e vegetais, como cana de açúcar (ácido glicólico), frutas cítricas (ácido cítrico), maçã (ácido málico), derivados do açúcar do leite (ácido lático), nas amêndoas amargas (ácido mandélico).

Quais são os benefícios dos AHAs?

O ácido tartárico é derivado da uva e um dos principais responsáveis pela acidez característica do vinho. Tem propriedades antioxidantes e age na camada superficial da pele com efeito esfoliativo. 

Há muitos anos, sabe-se dos benefícios dos alfa-hidroxiácidos já que seu uso é consagrado na Dermatologia.

Esses ácidos, incluindo o ácido tartárico, atuam na camada mais externa na pele – a epiderme – promovendo esfoliação química (ou seja, sem adição de grânulos), potencializando a eliminação das células mortas e facilitando a renovação celular.

Desse modo, ocorre a melhora da aparência da superfície da pele. Eles também atuam na preservação da barreira cutânea e manutenção da hidratação da pele. 

Estudos comprovaram que os alfa-hidroxiácidos podem atuar ainda em camadas mais profundas da pele, a nível de derme superficial, estimulando a produção de substâncias relacionadas a firmeza e hidratação da pele, como fibras colágenas, elásticas, ácido hialurônico e glicosaminoglicanos.

É importante ressaltar que esse benefício adicional está relacionado principalmente a concentrações mais altas dos ácidos, com maior penetração dos mesmos em camadas mais profundas, porém com maior risco de efeitos adversos. Por isso, a indicação do tratamento e acompanhamento por profissional habilitado é imprescindível. 

Ácido tartárico e seus benefícios

O ácido tartárico, um dos representantes do grupo dos alfa-hidroxiácidos, pode ser usado em associação com outros hidroxiácidos, o que potencializa os benefícios no cuidado com a pele. 

Na prática clínica, o que observamos é que o uso de dermocosméticos e medicamentos tópicos com alfa-hidroxiácidos trazem inúmeros benefícios:

  • Eles atuam na hidratação da pele, na melhora de linhas finas, poros dilatados, sinais de fotoenvelhecimento e podem ajudar no clareamento de alguns tipos de manchas.
  • São ainda uma opção no tratamento da acne, principalmente em estágios iniciais e para pacientes que não toleram os demais medicamentos tópicos ou ainda no tratamento de manutenção. 

Os produtos com esses ativos podem ser formulados em vários veículos (creme, gel, sérum), a depender do tipo de pele, e pode-se adicionar ativos de ação hidratante e calmante, para tratamento em casa.

Alguns alfa-hidroxiácidos podem ser usados em maiores concentrações no consultório médico para peeling químico. 

modelo com sérum facial de vitamina C aplicado

Como os AHAs agem na pele?

É muito importante que o tratamento seja orientado por profissional habilitado.

O uso da maioria dos alfa-hidroxiácidos é bem tolerado, porém peles mais sensíveis e o uso de produtos com concentração mais alta dos ácidos têm maior risco de efeitos adversos após a aplicação, a maioria leves, como vermelhidão, ardência, sensação de queimação e descamação nos dias seguintes. 

Para prevenir esses sintomas, a rotina de skincare pode ajudar muito.

Sempre oriento ao paciente que está em uso de ácidos que use também hidratantes para o rosto durante o dia, antes do protetor solar. Pode-se ainda usar o hidratante antes do ácido à noite, minimizando seus efeitos adversos.

Mesmo a pele oleosa se beneficia da hidratação; nesses casos damos preferência para hidratantes com veículos em sérum ou gel creme, mais leves, que não pioram a oleosidade e não obstruem os poros.

Outra dica é espaçar os dias de aplicação do ácido, iniciar o tratamento 2-3 vezes na semana e aumentar o uso conforme a tolerância. Evitar a aplicação em áreas mais delicadas, como pálpebra inferior e sulcos, também é uma boa orientação para peles mais sensíveis.  

Outro cuidado imprescindível para quem usa ácidos é o uso regular de protetor solar durante o dia. Ele deve ser reaplicado a cada 2-3 horas. A exposição solar intensa, como em praias e piscinas, deve ser evitada ou recomenda-se uma proteção redobrada, com uso também de chapéu e bonés, principalmente os que contenham proteção UV.

Esses cuidados são necessários porque a pele fica mais sensível à radiação solar, com maior risco de queimaduras e pigmentação pós inflamatória. É por esse motivo também que a maioria dos produtos com alfa-hidroxiácidos são prescritos para uso noturno. 

Sabemos que os cuidados com a pele do rosto, de forma contínua, com uma rotina de cuidados, trazem muitos benefícios e prevenção do envelhecimento e manchas a longo prazo. Nesse sentido, o uso de ativos como os alfa-hidroxiácidos é um grande aliado para quem quer começar a se cuidar mais.  

Procure um bom profissional e estabeleçam juntos quais as suas prioridades para montarem um skincare voltado para as suas necessidades, e que se ajuste à sua rotina. Feito isso, o passo seguinte é ter constância no seu uso. Torne esses cuidados um hábito prazeroso e de auto cuidado.

Vamos juntos investir um tempo em nós mesmos? 

Gostou desse conteúdo? Confira aqui como criar a rotina perfeita de skincare.

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos para skincare

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane