blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Ácido Tranexâmico: tudo o que você precisa saber

O ácido tranexâmico é um poderoso ativo para o tratamento de manchas na pele rosto, principalmente em quem sofre com o melasma. Vem cá entender tudo sobre!

Redação Océane

06/04/2023

4 min de leitura

Redação Océane

4 min de leitura

modelo aplicando sérum com ácido tranexâmico

O ácido tranexâmico é um ativo poderosíssimo usado no tratamento de manchas. E, diferente do que muita gente acredita, ele não é nenhuma novidade, pelo contrário, é usado há anos pela medicina oriental como antifibrinolíticos e também para o tratamento de melasma.

De lá para cá, foram surgindo cada vez mais estudos sobre o ativo que, hoje, pode ser usado tanto em comprimidos via oral ou em fórmulas tópicas de skincare — que são as nossas queridinhas! Quer entender mais sobre o tema e suas aplicações? Vem com a gente!

O que é ácido tranexâmico?

O ácido tranexâmico, em termos científicos, é um aminoácido sintético usado para tratar a pigmentação excessiva da pele. Entretanto, se a gente explicar isso de forma mais simples, ele é um ativo milagroso usado no tratamento de manchas em geral, como melasma ou acne.

dois séruns faciais antioleosidade

Outra vantagem é que esse é um ativo muito seguro, conhecido até mesmo como um “ácido gentil”, porque realmente tem pouquíssimas reações adversas como vermelhidão, descamação e ardência — problemas que são muito comuns em outros tipos de ácidos.

Como o ácido tranexâmico atua na pele?

Esse ativo funciona de um jeito bem diferente em relação a outros ácidos, como os AHAs, por exemplo. Ao entrar em contato com a pele, o tranexâmico inibe a produção de plasmina (enzima da nossa própria pele que, em excesso, causa manchas). Parece complicado ler esses nomes técnicos, mas a prática é simples, tá?

De maneira geral, toda vez que a nossa pele é exposta a um quadro de inflamação, como radiação UV e acne, ela libera uma enzima de ativação (chamada de plasmina). E que ativação? A ativação de melanina em excesso — que causa as manchas escuras no rosto. Por fim, entra o ácido tranexâmico, que ajuda a inibir a produção de plasmina e, por consequência, diminui a produção de melanina e inflamação.

Se ainda não ficou claro, a gente explica de outro jeito: o ácido tranexâmico funciona como um despigmentante, tipo uma borracha ou corretivo em cima das manchas.

Para que serve ácido tranexâmico no rosto?

Ele serve para muitas coisas, mas sua principal função no rosto está ligada ao tratamento de hiperpigmentação da pele, que causa manchas escuras tanto no rosto, quanto no colo.

Como incluir o ácido tranexâmico na rotina de skincare

O ácido tranexâmico entra na rotina de skincare como um sérum de tratamento e pode ser usado tanto na rotina da manhã, quanto na rotina da noite, já que não é um produto fotossensível. Entretanto, o uso do protetor solar é indispensável — ainda mais, se for um produto combinado com outros ativos para potencializar o tratamento, como acontece com o Blemish Sérum da Océane.

modelo aplicando sérum com ácido tranexâmico

Ele é um ácido bem suave, ainda assim, deve ser usado com cautela, principalmente em quem tem pele sensível.

Para iniciar uma rotina com o ácido tranexâmico, a gente recomenda usar o produto à noite, alternando entre dia sim, dia não até que seu rosto de acostume com o ativo.

Além disso, não se esqueça de outros cuidados simples como lavar o rosto com sabonete facial antes e aplicar o hidratante facial depois. Na dúvida da ordem dos produtos, considere sempre do mais líquido para o mais cremoso.

Ácido tranexâmico serve para pele acneica?

Sim, principalmente para quem está com a acne mais controlada e está procurando opções para tirar mancha de espinha. Diferente de outros ativos que controlam a produção de sebo da pele, como o ácido salicílico, por exemplo, o ácido tranexâmico é usado para clarear manchas e uniformizar o tom da pele.

Nesse caso, se você tem pele acneica, vale a pena investir em produtos de dupla ação como o Blemish Sérum, que combina ácido salicílico, glicólico, tranexâmico e LHA num único produto. O resultado? Essas gotinhas poderosas promovem uma esfoliação suave que controla a oleosidade, clareia as manchas, melhora a textura e uniformiza o tom da pele.

Para entender um pouco mais sobre ácidos para espinha, vale a leitura do post: “Ácido para espinha: 6 melhores opções e como eles agem”

Quanto tempo o ácido tranexâmico leva para clarear a pele?

Essa é a pergunta de milhões! Infelizmente, a gente não tem uma resposta exata, afinal, cada pele reage de um jeito diferente e os resultados também podem variar conforme os cuidados de skincare combinados. Entretanto, de maneira geral, os primeiros efeitos do ácido tranexâmico costumam surgir a partir da 8ª semana de uso. Lembra que é um ácido e todo produto de uso tópico demora mais tempo, tá? Diferente de outros tratamentos mais invasivos, como laser e microagulhamento.

E aí, já está preparada para dar adeus às manchinhas com seu novo melhor amigo? Continue acompanhando o blog da Océane para mais conteúdos de skincare.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, S. et al. Surgical & Cosmetic Dermatology. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 1, p. 174–177, 2009.

‌SILVA, L. A.; SILVA, M. A. S.; SANTOS, J. R. Benefícios do uso do ácido tranexâmico no tratamento do Melasma. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e472101624104, 16 dez. 2021.

compartilhe