Coceira e manchas vermelhas na pele podem indicar doenças como rosácea, urticária ou alergia. Saiba diferenciar!
Manchas avermelhadas, coceira e ardência na face são queixas bastante comuns no consultório dermatológico.
Esses sinais e sintomas podem estar relacionados à pele sensível e à diferentes patologias dermatológicas, sendo fundamental a avaliação médica para o estabelecimento do melhor tratamento.
Entretanto, algumas doenças apresentam quadros bem característicos. Compreenda as diferenças entre elas:
Rosácea
A rosácea é uma doença vascular e inflamatória da pele que apresenta diferentes subtipos e graus de intensidade. Apesar de não ter cura, há tratamentos para aliviar os sintomas e reduzir o tempo de duração das crises.
Conheça os tipos de rosácea
- O tipo 1, de subtipo vascular da rosácea, é caracterizado por rubor esporádico (o famoso “vermelhão”), principalmente nas bochechas.
- Já o tipo 2, o subtipo papulopustuloso, é caracterizado por vermelhidão no centro da face e um processo inflamatório que cursa com o aparecimento de bolinhas vermelhas, podendo ser confundido com a acne.
- E no tipo 3, subtipo “fimatoso”, verifica-se o espessamento da pele, podendo causar um aspecto nodular das áreas acometidas.
Como prevenir a rosácea?
Fatores como alimentação, frio e calor extremos, bebidas quentes e consumo de pimenta podem piorar o quadro da rosácea.
Para prevenir as crises, é preciso manter a pele sempre bem hidratada, evitando exposição ao sol e as mudanças bruscas de temperatura. Usar protetor solar é imprescindível.
Alergia na pele
Então, se a vermelhidão na pele aparecer e sumir, isso significa que eu tenho uma alergia? Não é bem por aí!
Somente o médico pode dar o diagnóstico correto, a partir da história do paciente e do exame físico.
As alergias representam uma reação do sistema imunológico à diferentes estímulos e, diferentemente da rosácea, pode ser curada.
Causas da alergia
Alergias, normalmente, desenvolvem-se após a exposição à determinadas substâncias como, por exemplo, esmaltes, conservantes, fragrâncias, corantes, látex, pelo de animais, picadas de insetos e por aí vai.
Isso tudo pode causar uma reação alérgica e podem provocar alguns sintomas, como:
- vermelhidão;
- coceira;
- descamação;
- bolinhas brancas ou avermelhadas na pele de qualquer região do corpo.
Tipos de alergias
E, dentre as alergias, há diferentes diagnósticos possíveis, como:
- dermatite de contato;
- dermatite atópica.
Cada uma delas deve ser tratada de forma específica.
Em pacientes com dermatite de contato, por exemplo, deve-se evitar a exposição às substâncias que desencadeiam a doença.
O tratamento da dermatite atópica envolve o uso abundante de hidratantes corporais e ajuste da duração e da temperatura do banho. Muitas vezes, o médico dermatologista deve orientar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou corticoides, na forma de comprimidos ou pomadas.
Urticária
E a urticária?
A urticária se manifesta com lesões de pele elevadas, vermelhas e que coçam muito.
Os sintomas duram até 24 horas, desaparecendo sem deixar marcas ou cicatrizes. O tratamento da urticária envolve o uso de anti-histamínicos, bem como a investigação para identificar a causa da doença.
Mas, lembre-se: para um diagnóstico exato é indispensável a consulta médica para prevenir e tratar o problema na sua essência!
Sobre a Clínica Dra. Adriana Vilarinho
Com cinco unidades espalhadas pela cidade de São Paulo (Anália Franco, Jardim Paulista, Morumbi, Sírio e Vila Olímpia), a Clínica Adriana Vilarinho dispõe de tecnologias pioneiras e uma equipe referenciada de médicas, fisioterapeutas e esteticistas que, junto a Dra. Adriana Vilarinho, estão rotineiramente em constante aprimoramento com relação aos lançamentos e inovações do mercado mundial de saúde e beleza.