Para você que já ouviu por aí sobre a ação antioxidante de alguns ativos de skincare, mas ficou em dúvida do que isso quer dizer, hoje é o dia de conseguir todas as respostas — para você que nunca ouviu sobre esse termo, também!
Saiba desde já que o antioxidante está ligado diretamente com a prevenção do envelhecimento precoce. Isso porque ele é responsável por dar aquela revitalizada na pele, deixando-o com um aspecto mais jovem.
No entanto, mesmo que poderoso, aliar o skincare com um cuidado 360º de toda a saúde vai te proporcionar resultados ainda melhores. No post de hoje, vamos te explicar tudo sobre o assunto, continue lendo para entender.
O que é antioxidante?
Quando pensamos exclusivamente na parte cosmética, os antioxidantes são ativos com função de combate aos radicais livres, consequentemente, promovem uma ação de melhora do aspecto da pele. Ficou na mesma por aí? A gente te ajuda!
Os radicais livres são moléculas comuns do nosso organismo, adquiridas por meio de agressores externos a partir da nossa respiração. Isso causa vários efeitos indesejados como o envelhecimento precoce da pele e perda daquele viço, sabe?
É aí que o antioxidante entra: ele repara os danos causados por essas moléculas, reconstitui as células e, ainda, protege a pele contra agentes fotossensibilizantes. Dessa forma, possibilita que a nossa pele fique saudável por muito mais tempo.
Ação dos radicais livres na pele
Falando especificamente sobre os radicais livres, eles são moléculas instáveis e reativas de oxigênio que nosso organismo não consegue dar conta de neutralizar quando em produção exagerada. Ou seja, causam um excesso que provoca estragos no DNA, colágeno, pele no geral e outros.
É por meio do “estresse oxidativo”, causado por esse excesso de radicais livres na pele, que ocorre o aceleramento do processo de envelhecimento precoce da nossa pele. Isso faz com que surjam rugas, linhas finas de expressão e flacidez em nós, mas bem antes da hora.
Como tentativa de frear esse desequilíbrio do organismo, é possível prestar atenção e equilibrar alguns dos fatores que impulsionam a produção exagerada dos radicais livres como:
- Exposição à poluição ambiental;
- Tabagismo e consumo excessivo de álcool;
- Contato frequente com radiações ultravioleta e infravermelha;
- Estresse mental e físico;
- Alimentação desequilibrada.
Benefícios do antioxidante para pele
O papel do antioxidante é combater e neutralizar os radicais livres para manter o nosso corpo em equilíbrio. Dessa forma, essas moléculas não conseguem atacar a pele e, consequentemente, são impedidas de causar lesões, por exemplo.
No entanto, nossa produção de antioxidantes vai diminuindo com o tempo. O que significa que precisamos repor seus níveis com alguns ativos específicos para continuar aproveitando seus benefícios.
Quais são os principais ativos antioxidantes?
O skincare feito com os ativos certos faz toda a diferença em muitos níveis, inclusive no controle da nossa produção de antioxidantes. Por isso, investir em produtos conforme os seus objetivos e necessidades pessoais é essencial. Conheça os melhores antioxidantes para pele:
- Vitamina C: o ativo antioxidante mais popular e eficaz. Além de dar um up na nossa imunidade, essa vitamina é responsável por iluminar a nossa pele, reduzir manchas escuras e estimular a produção de colágeno;
- Vitamina E: ela ajuda a proteger a pele contra os radicais livres, além de ser um ótimo hidratante e anti-inflamatório;
- Ácido ferúlico: quando combinado com as vitaminas C ou E, ele também ajuda a estabilizar os antioxidantes, tornando-os mais eficazes. Sem contar que ele também tem efeito anti-inflamatório, é fotoprotetor e inibe a produção excessiva de melanina;
- Resveratrol: esse ativo tem ações antioxidantes, anti-inflamatórias, protege a pele contra os raios UV e ainda estimula a síntese de colágeno;
- Niacinamida: também conhecida como vitamina B3, ela tem efeitos clareadores e antioxidantes;
- Retinol (vitamina A): além do efeito antioxidante, essa vitamina também estimula a produção de colágeno, renovação celular, trata problemas de pele e colabora para a proteção contra danos ambientais, como o sol e a exposição.
Dicas para incluir os antioxidantes na sua rotina
Como falamos, a produção de antioxidantes cai conforme os anos passam, por isso, nossa função é colaborar para manter essa reposição ativa. Mas como fazer isso?
1. Prefira produtos de skincare com ativos antioxidantes
No site da Océane, você encontra vários produtos de skincare com os ativos que indicamos acima para aumentar (e estabilizar) a produção de antioxidantes da pele. Não esqueça de seguir as instruções de cada embalagem e manter a frequência indicada.
2. Não esqueça o protetor solar
Um dos agentes agravantes da produção de radicais livres é a exposição solar. Por isso, é essencial investir em um bom protetor solar diário — até mesmo quando o dia está nublado ou quando você ficará apenas em frente ao computador, belê?
3. Invista em uma alimentação rica em antioxidantes
Além do cuidado direto com a nossa pele, você sabia que é possível investir em uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes para cuidar do organismo de dentro para fora? Alguns alimentos podem te ajudar no combate aos radicais livres, como:
- Frutas secas e vegetais crucíferos;
- Nozes e sementes;
- Leguminosas;
- Grãos integrais;
- Chá verde;
- Especiarias e ervas;
- Peixes ricos em ômega-3;
- Chocolate amargo.
Cuidar da sua pele é cuidar do seu futuro!
Cuidar da pele é investir na nossa autoestima! Para isso, existem alguns produtos incríveis e de uso super simples que podem deixar seu momento de skincare ainda mais especial, como a linha de Vitamina C by Océane.
Nela você tem tudo o que precisa para ter uma pele radiante, com linhas de expressão e manchas suavizadas, elasticidade em dia e, claro, super saudável: gel de limpeza, tônico facial, creme facial e o específico para a área dos olhos e bruma revigorante. Aproveite!