Se a sua pele é daquelas que vive brilhando e, muitas vezes, ao passar a mão na testa, você sente uma camada de óleo, respire fundo, você não está sozinha! Essa é uma característica bem comum de pessoas com pele oleosa, geralmente com tendência à acne, mas dá para resolver, viu?
Reunimos os nossos segredos de skincare para te contar 10 dicas simples de como diminuir a oleosidade do rosto que você pode adotar no seu dia a dia. Vem com a gente!
Afinal, o que causa oleosidade excessiva no rosto?
Antes tudo, vamos entender a raiz do problema. O sebo é uma secreção produzida pelas glândulas sebáceas em qualquer tipo de pele. Isso é natural e deve acontecer para garantir o brilho e a hidratação do rosto.
O problema começa quando essas glândulas começam a produzir óleo excessivamente e aí que surge aquele aspecto brilhoso no rosto. Isso pode acontecer devido a questões genéticas, hormonais, alimentação gordurosa e até mesmo com o uso de alguns medicamentos.
Para entender direitinho sobre todas as características da pele oleosa, dê uma olhada no nosso conteúdo guia sobre a pele oleosa.
Como diminuir a oleosidade do rosto?
Agora que você já entendeu como funciona a oleosidade no rosto, é hora de aprender a controlá-la. São cuidados simples que podem ser facilmente aplicados em sua rotina de skincare e que, com certeza, vão mudar a aparência da sua pele. Olha só!
1. Lave o rosto duas vezes ao dia
Lavar o rosto é o primeiro passo para começar qualquer rotina de cuidados com a pele, afinal, deixa a nossa pele limpinha, livre de impurezas e oleosidade, certo? Mais ou menos! Isso só funciona se você lavar do jeito certo, duas vezes ao dia.
Muita gente acredita que por deixar a pele limpa quando mais vezes lavar, melhor. Porém limpar a pele excessivamente causa o famoso efeito rebote, ou seja, fica tão ressecada que produz ainda mais óleo para suprir.
O ideal mesmo é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, com sabonetes específicos para pele oleosa.
2. Limpeza do rosto? Só com água fria
Por mais tentador que seja lavar o rosto no box do banheiro com aquela água quentinha, essa não é a melhor opção para quer saber como diminuir a oleosidade do rosto. Isso porque o vapor e a água quente abrem os poros — facilitando a entrada de sujeiras — e estimulam a produção de oleosidade.
Então, mesmo nos dias frios, lave o rosto na pia com água gelada, sempre! A vantagem é que, além de cuidar da sua pele, ao fazer isso pela manhã já te ajuda a acordar.
3. Use séruns de tratamento
Os séruns de tratamento são queridinhos no universo do skincare, afinal, eles têm uma textura super leve e atendem muito bem os diversos tipos de pele, inclusive a oleosa.
Além de hidratar a pele, esses produtos ajudam a:
- Fortalecer a barreira cutânea;
- Uniformizar a textura;
- Ter ação anti-inflamatória;
- Controlar a produção de sebo.
Para isso, o ideal é investir em produtos à base de ácido salicílico, ácido glicólico e niacinamida.
4. Não se esqueça do protetor solar
O protetor solar é indispensável! Ele protege a pele contra os raios UVA/UVB, evita o surgimento de manchinhas e melasma e, ainda, tem função antioxidante.
Para peles oleosas, é indicado buscar uma opção de protetor solar com textura em gel ou mais fluída para deixar a pele sequinha ao longo do dia. Além disso, uma boa dica é selar a pele com pó facial depois do protetor para ter um efeito ainda melhor e zero brilho, diminuindo a oleosidade do rosto.
Confira: Por que o protetor solar é importante?
5. Aposte na argila
A máscara de argila é uma grande alidada para controle de oleosidade, sendo o mais legal que ela age de maneira instantânea e a longo prazo! Vale super a pena investir em uma e aplicar uma vez na semana ou a cada quinze dias.
Ah, para os dias em que tiver algum evento especial e quiser uma make intacta, experimente aplicar a máscara no mesmo dia para sugar toda a oleosidade.
6. Faça esfoliação uma vez por semana
A gente já falou por aqui algumas vezes sobre a importância da esfoliação para retirar as células mortas e limpar a pele profundamente. É um passo muito importante para a saúde da pele, mas quando se trata de uma pele com excesso de oleosidade, a esfoliação facial se torna indispensável.
Para isso, o recomendado é usar um esfoliante uma vez por semana e depois finalizar com um sérum para dar um boost de hidratação. Lembre-se que, assim como os sabonetes em excesso podem causar efeito rebote, com a esfoliação acontece a mesma coisa, sendo um alerta para quem busca com diminuir a oleosidade do rosto.
7. Cuidado com a maquiagem
A gente sabe que a maioria das mulheres são apaixonadas por maquiagem, mas que, muitas vezes, ficam frustradas porque veem a make derretendo minutos depois de sair de casa.
Essa é uma situação bem comum, mas que pode ser evitada com alguns truques e cuidados na pré-make. O segredo é investir em produtos mais sequinhos, ideias para quem tem pele oleosa, sempre selar o rosto com pó facial e finalizar tudo com bastante fixador de maquiagem.
Pó Facial
8. Tirar a maquiagem antes de dormir
Todo mundo já dormiu de maquiagem pelo menos uma vez na vida, né? O problema é que na maioria das vezes os produtos obstruem os poros, ficam em contato com sujeiras e depois se tornam espinhas. Além disso, mesmo limpando o rosto muito bem, no outro dia a gente sempre percebe que tá mais oleosa, né?
Então, amiga, ao sair de casa, deixe demaquilante, água micelar e até lencinhos removedores de maquiagem ao lado da cama para não ficar com preguiça quando voltar.
9. Ter uma alimentação saudável
Frituras e alimentos industrializados são ricos em quê? Gordura e açúcar, itens que refletem diretamente na oleosidade da nossa pele. Isso não significa que você precisa cortar todos os alimentos gostosos da sua rotina, mas, talvez, aprender a dosar a quantidade e se alimentar de forma mais equilibrada no dia a dia.
10. Tome bastante água
Sim! A falta de água também deixa a pele mais oleosa, justamente por conta da falta de hidratação! Então, de nada adianta você investir nos melhores produtos de cuidados com a pele se não fizer o básico: tomar água.
#DicaOcéane: caso você sinta muita dificuldade em tomar água, experimente andar com uma garrafinha de água para não esquecer e, também, teste a opção de água saborizada com frutas. Sua pele e seu corpo agradecem!
Viu só, amiga?! Nem é tão difícil assim saber como diminuir a oleosidade do rosto! Aproveite também para navegar em nosso blog e conferir outros posts relacionados a beleza, skincare, cabelos e maquiagem. Até mais!