blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Fosfolipídios: proteção, regeneração e hidratação da pele

Os fosfolipídios são moléculas importantíssimas. Na pele, atuam na absorção dos ativos de skincare e muito mais. Vem para o blog ler tudo!

Redação Océane

24/08/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Representação de uma mulher com o rosto hidratado com fosfolipídios.

Falar de skincare é uma delícia, não é? A gente também acha. Entender sobre a fórmula dos ativos que colocamos na pele é sempre valioso. Assim, escolhemos os melhores produtos.

Assim como o ácido linoleico é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, existem outras substâncias imprescindíveis para o nosso organismo e que, às vezes, acabamos deixando passar, como os fosfolipídios.

Então vamos lá porque o assunto de hoje é para quem quer saber com propriedade tudo o que está passando nesse rostinho lindo. Se você nunca tinha ouvido falar ou não sabia para que os fosfolipídios serviam, vem com a gente!

Foto de uma mulher fazendo skincare após o banho.

O que são fosfolipídios?

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar dos fosfolipídios, mas eles são um dos principais componentes da membrana celular!

Isso porque são eles que mantêm o modelo de mosaico fluido intacto das membranas para que o trabalho de entrada e saída de substâncias das nossas células seja um sucesso.

Ainda puxando um pouquinho da parte técnica em si, eles são estruturas moleculares que vêm dos lipídios, cheias de fósforo e esfingosina. Além disso, carregam características lipofílicas (solúvel em gordura) e hidrofílicas (solúvel em água).

Suas formas também são variadas, pois podem estar em formato de glicerofosfolipídios (GPLs), sendo compostas de glicerol, ácido graxo e um grupo de cadeias de fosfato, que impedem a passagem de moléculas ruins para dentro da célula.

Qual é a função dos fosfolipídios no corpo?

Eles fazem parte das lipoproteínas, com a função de transportar os lipídios no plasma sanguíneo, além de serem fontes de colina e ácidos graxos, essenciais na digestão e em várias outras coisas, como:

  • Ajudar na absorção dos lipídios no intestino;
  • Colaborar com a emulsificação da gordura em conjunto com o colesterol e os ácidos biliares.

Como estão presentes na membrana celular (e temos muitas delas espalhadas pelo nosso organismo), você já deve ter entendido que os fosfolipídios são essenciais para o funcionamento do nosso corpo, não é?

Conheça o óleo de rosa mosqueta e mais sobre a importância dos ácidos graxos.

Como os fosfolipídios contribuem para a saúde da pele?

Uma das funções dos fosfolipídios para a pele é a emulsificação da gordura (um processo que “mistura” a gordura com a água para facilitar sua degradação) a qual colabora para a absorção dos cosméticos na pele e para o cuidado e regeneração da nossa barreira cutânea — o tal do rejuvenescimento!

Os fosfolipídios têm propriedades antioxidantes?

Apesar de não serem considerados substâncias antioxidantes, como a vitamina C, os fosfolipídios podem colaborar indiretamente para o equilíbrio oxidativo do corpo, uma vez que influenciam os processos celulares e metabólicos.

Outro ponto é que as membranas celulares ajudam a controlar o estresse oxidativo nas células, contribuindo para a regulação dessa oxidação dentro das células. Ou seja, mais uma influência indireta dos fosfolipídios nessa ação antioxidante ;).

Os fosfolipídios são usados para tratar problemas de pele específicos?

Por estarem presentes na composição da membrana celular, os fosfolipídios são importantíssimos na manutenção da nossa barreira cutânea e na retenção de umidade.

Isso quer dizer que eles têm um papel incrível na proteção, regeneração e hidratação da nossa pele para mantê-la sempre bem cuidada. Perfeito, né?

Foto de uma mulher com o rosto hidratado, brilhante e revitalizado.

Os fosfolipídios são benéficos para o cabelo?

Sim! Parecido com os benefícios que proporcionam para a nossa pele, os fosfolipídios também colaboram para termos um cabelo super saudável. Nesse caso, eles têm a função de:

  • Hidratar (colaborando, inclusive, para a diminuição do frizz);
  • Dar um brilho saudável;
  • Aumentar a resistência dos fios e a integridade das cutículas capilares (o que vai deixá-las mais fortes para a proteção contra possíveis danos a fatores externos);
  • Facilitar a absorção de nutrientes, assim como faz na pele.

Onde os fosfolipídios são encontrados?

Ficou interessada nos benefícios dos fosfolipídios e gostaria de dar uma fortalecida nele? Então dê só uma olhada nessa lista de fontes ricas nessa estrutura:

  • Ovos;
  • Carnes (aves, peixes, bovinos, frutos-do-mar etc.);
  • Leguminosas (soja, feijão, lentilhas, ervilhas e outras);
  • Óleos vegetais (soja e girassol, por exemplo);
  • Suplementos alimentares.

Em que tipo de produtos cosméticos os fosfolipídios são encontrados?

Por serem substâncias que nosso corpo produz (portanto, biocompatíveis), além de naturais e biodegradáveis, também podemos encontrar esse ativo em vários dermocosméticos e até cosméticos para o cabelo. Algumas opções são:

  • Cremes e loções hidratantes;
  • Máscaras faciais e capilares;
  • Protetores solares;
  • Balms labiais;
  • Soros faciais;
  • Shampoos;
  • Condicionadores;
  • E mais!

Ativos para potencializar o skincare

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre um dos ativos que podem transformar o seu skincare e te deixar com uma pele ainda mais linda? Nós adoramos isso de entender a fundo cada um deles!

Pensando nisso, fizemos uma série aqui no blog explicando sobre cada um dos nossos queridinhos. Mas se você quer começar com calma, venha conhecer sobre outros ácidos para adotar hoje mesmo nos cuidados do seu rosto!

compartilhe