blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Máscara de argila: conheça para que serve cada cor

A máscara de argila é super usada nas rotinas de skincare. Vem conhecer os tipos e entender qual é a perfeita para você!

Redação Océane

08/12/2022

12 min de leitura

Redação Océane

12 min de leitura

destaque máscaras argila

A máscara de argila ficou super famosa no mundo do skincare por seus inúmeros benefícios. O ingrediente é usado há centenas de anos e contínua em alta entre os produtos de pele.

Mas hoje, com tantas opções disponíveis no mercado, é importante entender para que serve cada tipo de argila. Além disso, cada derme exige um tratamento e cuidado especial,não é?

Nesse post falaremos sobre as principais máscaras de argila, seus benefícios e suas indicações para os tipos de pele. Seja oleosa, seca, mista, madura, entre outros. Continue a leitura e conheça mais sobre esse produtinho querido do skincare!

O que é a argila?

A argila tem origem mineral e é um ingrediente natural extraído de rochas vulcânicas. Chique, né?

Ela possui forte capacidade de absorver e remover toxinas, promovendo limpeza e a desobstrução dos poros. Além de contar com compostos que hidratam, evitam as acnes e cravos e também previnem o envelhecimento precoce.

O resultado do uso contínuo desse tipo de produto é uma pele desintoxicada, com manchinhas neutralizadas, viçosa e com a oleosidade equilibrada. Elas são vendidas em formato de pó ou em composições de máscaras faciais.

máscara facial

Quais são os tipos de argila?

Existem dois tipos principais desse mineral: a Caulinita, encontrada nas lojas no formato de argila rosa, bege ou branca. Ou a Bentonita, vendidas como argila verde, preta ou vermelha. Que tal entender onde cada um é encontrada?

Argila de Caulinita (Kaolin)

Esse mineral é mundialmente conhecido por ser brilhoso. Ele possui pH neutro de 4,4 — muito próximo ao da pele. A argila rosa, bege ou branca são ideais para peles secas, sensíveis ou normais.

Elas absorvem uma menor quantidade de líquidos e óleos que os outros tipos de composto. Então não deixara a pele ressecada, mantendo um efeito viçoso e macio. Entre os principais benefícios dessa composição, estão:

  • Ajuda a manter os poros desobstruídos;
  • Acalma a pele e reduz vermelhidão;
  • Uniformiza o tom;
  • Remove impurezas;
  • Absorve o excesso de óleo da pele sem afetar o nível de óleo natural;
  • Mantém o pH da pele equilibrado.

Você pode encontrá-la na versão brilhante (brazilian Clay), que contam com propriedades de absorção intensa — são perfeitas para pessoas de pele madura. Ou a versão pink (rosa clay), que apresenta uma textura mais delicada e contém uma fórmula muito compatível com as peles secas e sensíveis.

Argila de Bentonita (bentonite)

Diferente da caulinita, a argila de bentonita é derivada de cinzas vulcânicas. Ela é encontrada principalmente da região dos Estados Unidos.

Esse produto tem um resultado mais intenso no rosto. Pois sua composição apresenta um pH elevado, em torno de 8,5. Assim, seu efeito é mais forte: pode abrir ainda mais os poros e promover melhor absorção da derme para produtos.

As argilas verdes, pretas ou vermelhas, são ideais para peles oleosas, acneicas e mistas. Elas possuem um alto poder de absorção de óleo. Veja outros benefícios dessa formulação:

  • Desintoxica a pele;
  • Retira oleosidade da superfície da pele;
  • Possui efeito anti-inflamatório;
  • Controla o aparecimento de cravos e espinhas;
  • Promove a saúde da pele com suas propriedades anti-bacterianas.

Além disso, você pode encontrar máscaras de argila com ingredientes que promovem hidratação. Assim o efeito rebote é evitado e a pele fica mais viçosa.

pink clay mask

Como saber qual máscara de argila usar?

Para escolher qual o tipo de produto ideal para você, é preciso analisar alguns fatores. Como seu tipo de pele e seus objetivos para a composição.

Por exemplo, você pode possuir uma pele madura, com linhas de expressão — nesse caso, uma máscara iluminadora e hidratante, seria ideal. Ou uma face com muitas espinhas e cravos, que podem ser tratadas com a argila verde. Controlando a oleosidade e o desobstruindo os poros.

Para te ajudar a selecionar o melhor composto para sua derme, separamos os 5 principais tipos de máscaras de argilas. Role a página e arrase no skincare!

bentonita

1. Máscara de argila rosa

Esse produto é ideal para as peles sensíveis, secas, alérgicas e normais. Ela promove limpeza, proporcionando um brilho natural ao rosto e hidratando profundamente. Além disso, realiza o controle de oleosidade, equilibrando a intensidade dele no rosto.

A argila rosa é um item muito conhecido por ser rica em selênio, magnésio e zinco. Juntos, eles promovem um alto poder cicatrizante e suavizador — assim, ela deixa as peles mais relaxadas e viçosas.

2. Máscara de argila verde

Toda cena de filme em spa tem uma máscara de argila verde, já reparou? Não é à toa. A argila verde contém bentonita em sua fórmula e mais: montemorilonita, óxido de ferro, cálcio, magnésio, potássio, manganês, fósforo, alumínio, zinco, silício, cobalto, molibdênio e cobre.

Esses compostos são ótimos para retirar as toxicinas, impurezas e células mortas, sendo ideias para pessoas com pele oleosa, mista e acneicas – pois possuem um alto potencial de absorção de oleosidade.

Ela também é excelente para o tratamento de manchas em geral. Além disso, essa fórmula é capaz de aliviar a coceira, vermelhidão e inflamações da pele.

purifying mask

3. Máscara de argila iluminadora

Esse composto possui propriedades calmantes e um alto poder de hidratação. Ela ilumina a pele, suaviza rugas e linhas de expressão. Sendo ideais para pessoas com pele madura!

Essa fórmula também reduz sinais de vermelhidão e irritação e equilibra a oleosidade. É perfeita para purificar e iluminar da pele antes da maquiagem.

Se você é dessas que deseja uma pele saudável, pode apostar nessa opção mesmo que não tenha pele madura ainda.

máscara argila bentonita

4. Máscara de argila preta

Possui origem vulcânica, do mineral bentonita. Conta com funções antioxidantes, anti-inflamatória e antiestresse. É um produto ideal para relaxar a pele, ajuda a diminuir as linhas de expressão e sinais do tempo.

Esse composto remove as células mortas, ação esfoliante, desobstrui os poros, hidrata, promove flexibilidade para o rosto e estimula a produção de colágeno. Para quem não quer as linhas de expressão na testa, boca e olhos, ela ajuda prevenir o envelhecimento precoce e a suavizar as marcas que já chegaram.

5. Máscara de argila cinza

A argila cinza possui titânio, alumínio e silício. Ele conta com propriedades esfoliantes, controla a oleosidade, combate a acne, é um ótimo cicatrizante e tem ação anti-inflamatória. É ideal para peles com espinhas, cravos, mistas e oleosas. Capaz de fazer maravilhas no rosto!

glow mask

6. Máscara de argila roxa

A argila roxa é uma fórmula muito inovadora. Ela conta com magnésio em sua composição e com origem mineral. Ela aumenta a produção de colágeno, ajuda na elasticidade r reduz a flacidez. Possui ação séptica, anti-inflamatória e antioxidante. É um produto ideal para todos os tipos de peles, principalmente as que possuem linhas de expressão e, as oleosas.

7 – Cica Mask

Sempre falamos sobre a Coreia do Sul por aqui, não é mesmo? E se existe um ativo super utilizado em produtos por lá e que faz o maior sucesso por aqui é a centella asiática (cica), planta nativa da Ásia.

A Cica está presente na composição dessa super máscara facial, trazendo diversos benefícios para a sua pele.

Essa máscara facial de argila lavável de cica estimula a produção de colágeno, substância que atua na elasticidade e firmeza da sua pele.

Além de hidratar e promover a limpeza dos poros, acalma a sua pele, sendo um excelente ativo no tratamento da acne. Então, garotas de peles oleosas, essa é para vocês!

máscara cica argila

Como aplicar a máscara de argila

Siga o passo a passo a seguir para melhor aplicação:

  1. Lave o rosto com o seu gel de limpeza facial;
  2. Use uma toalha facial para secar completamente o seu rosto;
  3. Abra a embalagem e aplique o conteúdo uniformemente sobre o rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Você pode usar um pincel facial para facilitar a aplicação;

Deixe o tempo recomendado na embalagem para ter a eficácia do produto na pele. Ah, e o uso recomendado das máscaras é de 1 ou 2 vezes por semana. Ok?!

O que fazer após tirar a argila do rosto?

Você pode finalizar a aplicação da máscara com soluções hidratantes, em séruns ou cremes. Opte por fórmulas relaxantes, como a niacinamida, aloe vera, esqualano, ácido hialurônico e vitamina c, por exemplo.

Pode usar soro fisiológico e água na argila?

Se você for utilizar uma argila em formato de pó (natural). É recomendado criar uma solução em pasta com soro fisiológico e água, para facilitar a aplicação do produto. Além disso, o soro possui ação isotônica, que ajuda a intensificar a ação hidratante e relaxante da argila.

Pode usar 2 máscaras de argila no mesmo dia?

Isso depende do seu tipo de pele, ok? Não é legal ficar misturando as propriedades de cada uma, é bom que cada máscara de argila aja isoladamente no seu tempo. Porém, igual no português, há exceções. Se você contém uma derme mais oleosa e resistente, é possível utilizar um máscara verde para remover os óleos e as toxinas e após, uma solução com ativos hidratantes. Para que o acabamento da pele fique perfeito!

Se sua pele é mais seca ou sensível, opte por apenas uma argila por vez e dê um espaçamento de pelo menos um dia entre elas. O uso muito massivo desse produto, pode irritar o rosto ou ressacá-lo ainda mais.

Aposte em uma rotina de skincare com as máscaras de argila. Elas têm alto potencial de desintoxicação da pele, controlam a oleosidade, desobstruem os poros, previnem o envelhecimento precoce e outros benefícios.

Aproveite e leia também nosso post sobre 7 melhores ácidos para a espinha. Aposte nos produtos corretos e fique com a pele macia, viçosa e livre das acnes!

compartilhe