A melaleuca é uma planta com muitas propriedades benéficas para a pele, principalmente por conta do seu óleo essencial, também conhecido como tea tree. Ele é utilizado para tratar a acne, cortes e feridas, além de difusor de ambientes. Também pode ser encontrado em produtos de higiene bucal e cuidados capilares.
Alguns produtos de skincare contam com o extrato da planta, garantindo os ativos presentes nesse composto. Se você quer entender tudinho sobre a melaleuca, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura e confira o que é, para que serve, como utilizar e mais. Vamos lá?
O que é melaleuca e para que serve?
A melaleuca é uma planta nativa da Austrália – também conhecida como árvore-do-chá – que possui propriedades medicinais e terapêuticas. O óleo essencial extraído das folhas da melaleuca é amplamente utilizado devido aos seus benefícios para a saúde e beleza.
O tea tree é conhecido por suas propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas. Ele apresenta compostos naturais que ajudam a combater bactérias, vírus e fungos. Essa condição o torna eficaz no tratamento de uma variedade de condições de pele.
Este óleo também conta com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, sendo muito útil para aliviar irritações e inflamações na pele. Dessa forma, é utilizado para combater a acne e para aplicação em cortes, arranhões e feridas menores, acelerando o processo de cicatrização. Também é muito usado em enxaguantes bucais, shampoos e condicionadores. Incrível, né?
Qual a função da melaleuca na pele?
O óleo de tea tree é super conhecido por sua eficácia no tratamento da acne. Atua para combater as bactérias que causam as espinhas. Também reduza vermelhidão e os inchaços associados à acne com suas propriedades anti-inflamatórias. Outro ponto importante é que regula a produção de sebo, reduzindo o excesso de oleosidade.
Seu óleo é super utilizado para tratar uma variedade de condições cutâneas por conta das suas propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.
É um super ativo para acelerar o processo de cicatrização cutânea. Ele estimula e regenera as regiões e reduz a formação de cicatrizes, assim como as funções do óleo de rosa mosqueta.
Como utilizar a melaleuca na rotina?
Uma forma de utilizar esse ativo diariamente é com o tônico facial de hidratação. Ele apresenta o extrato de melaleuca que confere uma pele limpa, macia e sem oleosidade — Tudo o que a gente procura, né? Dá para utilizar na preparação da derme antes da make e também para potencializar a absorção dos produtos na rotina de skincare, após o sabonete.
Para os dias de limpeza profunda dos poros, a máscara facial de argila com melaleuca é a pedida! Conta com a ação cicatrizante e anti-inflamatória do tea tree, auxiliando no tratamento de acnes e inflamações. Também promove uma pele equilibrada e livre de oleosidade. Remove as células mortas do rosto, deixando o rosto limpa e com toque refrescante.
O óleo essencial de melaleuca é ideal para renovar e revitalizar a energia do ambiente. Deve ser utilizado com o difusor de aromas, proporcionando sensação de conforto e bem-estar com o aroma mentolado. Purifica a mente, aumentando a percepção e a autoconfiança. Suas propriedades e ações também podem ser aproveitadas no óleo conforme orientação profissional, beleza?
Qual o poder da melaleuca?
Essa planta é super poderosa e conta com propriedades benéficas para a derme. Vem aqui conferir com a gente quais são:
- Propriedades antissépticas: o tea tree é bem eficaz no combate de bactérias, fungos e vírus. Essa capacidade o torna útil na prevenção e tratamento de infecções cutâneas, como cortes, feridas, queimaduras e picadas de insetos;
- Ação antifúngica: demonstra uma forte atividade antifúngica, ajudando a controlar o crescimento de fungos e aliviar os sintomas associados;
- Propriedades antibacterianas: o óleo de melaleuca exibe propriedades antibacterianas, sendo benéfica no tratamento de infecções bacterianas, como acne e foliculite;
- Ação anti-inflamatória: possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando na redução da vermelhidão, inchaço e irritação da pele. Isso a torna útil no tratamento de condições inflamatórias, como eczema, dermatite e psoríase;
- Efeito cicatrizante: A melaleuca é conhecida por suas propriedades cicatrizantes, promovendo a regeneração da pele e auxiliando na cicatrização de feridas e lesões. Ela pode reduzir a formação de cicatrizes e manter a pele saudável;
- Cuidados capilares: O tea tree é frequentemente usado em produtos para o cuidado do cabelo, como shampoos e condicionadores, assim como os óleos ozonizados. Ele pode ajudar a tratar problemas do couro cabeludo, como caspa e coceira, além de promover um ambiente saudável para o crescimento capilar.
Viu só os inúmeros benefícios da melaleuca? O mais incrível é que dá para aderir produtos de skincare com esse composto, aproveitando suas propriedades. Lembrando que o uso tópico do óleo essencial deve seguir recomendações de profissionais qualificados, ok?
Se você quiser conhecer mais sobre o uso de óleos na rotina, veja o nosso conteúdo para entender como usar o óleo de esqualano. Até lá!