Não se trata de uma novidade, mas a vitamina B, conhecida como niacinamida, virou a queridinha de muita gente e já é a grande promessa dos dermocosméticos.
Niacinamida ou nicotinamida ou ácido nicotínico, é a forma ativa da vitamina B3 e está presente em variadas formulações dermocosméticas. Por ser um composto versátil, vai bem em praticamente todos os tipos de pele e possui multi benefícios.
A doutora Bomi Hong, dermatologista da Clínica Dra. Adriana Vilarinho, separou os 8 principais. Vem ver aqui!
Os principais benefícios da niacinamida
- Poderoso efeito anti-inflamatório: previne a reação inflamatória e reduz a inflamação pré-existente;
- Ação seborreguladora: auxilia a diminuir a produção do sebo e consequentemente ajuda no combate à acne;
- Efeito anti-prurido: atua diminuindo a produção de IgE e histamina, que são responsáveis pela sensação da coceira. A fórmula é muito utilizada por pacientes com dermatite atópica;
- Melhora a hidratação da pele: por diminuir a perda de água trasnepidérmica;
- Melhora a barreira da pele: restaura a barreira da pele por aumentar a síntese de ceramidas naturais. Por isso, é bem indicada para pessoas com pele sensíveis, como no caso da rosácea;
- Uniformização do tom da pele: diferentemente dos clareadores clássicos que impedem a formação de melanina, a niacinamida diminui o transporte do pigmento para a superfície da pele e, dessa forma, favorece a diminuição da pigmentação.
- Efeito anti-idade: por ter ação antioxidante, combate o envelhecimento, reduzindo linhas e rugas finas e aumentando o colágeno e elastina na pele;
- Prevenção de câncer de pele: protege contra os efeitos danosos causados pela exposição solar.
Além disso, vale lembrar que a niacinamida pode entrar tanto na sua rotina de skincare noturna, quanto na diurna.
“A niacinamida não sofre oxidação quando exposta à luz e oxigênio e, portanto, pode ser aplicada tanto pela manhã como à noite, em todos os tipos de pele, inclusive por quem possui pele sensível e até nas gestantes. Não é recomendado usar na mesma fórmula com vitamina C, pois a niacinamida pode afetar a integridade dessa molécula, mas pode ser combinado com diversos outros ingredientes como retinol, centella asiática (cica), ácido hialurônico, zinco entre outros”, finaliza a médica.
Você pode encontrar esse ativo poderoso em séruns ou cremes.
Escolha o seu preferido e adicione na rotina de skincare conforme sua necessidade!
Até a próxima!
Sobre a Clínica Dra. Adriana Vilarinho
Com cinco unidades espalhadas pela cidade de São Paulo (Anália Franco, Jardim Paulista, Morumbi, Sírio e Vila Olímpia), a Clínica Adriana Vilarinho dispõe de tecnologias pioneiras e uma equipe referenciada de médicas, fisioterapeutas e esteticistas que, junto a Dra. Adriana Vilarinho, estão rotineiramente em constante aprimoramento com relação aos lançamentos e inovações do mercado mundial de saúde e beleza.