Se você é fã de skincare, é bem provável que já tenha ouvido falar ou viu em algum rótulo o ativo niacinamida. Afinal, ele está presente em diversos cremes, hidratantes, séruns, tônicos e outros produtinhos deste universo.
Além disso, diferente do que muita gente pensa, ele não surgiu agora no mercado, não, viu? Está presente na indústria farmacêutica e cosmética há mais de 40 anos!
Tá afim de saber mais sobre esse ativo milagroso? Vem com a gente entender o que é, quais são os benefícios, contra indicações e mais.
O que é niacinamida?
A niacinamida é nada mais, nada menos, do que uma forma de apresentação da vitamina B3. Simples assim! O que confunde muita gente são os outros nomes usados na indústria farmacêutica: ácido nicotínico e niacina, mas, relaxa, amiga, é tudo a mesma coisa.
É um ativo poderoso e multifuncional que pode ser usado em várias etapas do skincare, tanto durante o dia como à noite. É solúvel em água e oferece um efeito de hidratação incrível, o que permite combiná-lo muito bem com outros ativos de tratamento.
Quais são os benefícios da niacinamida na pele?
Os benefícios da niacinamida para a pele, principalmente do rosto, são diversos! É um produtinho multifuncional com ação antioxidante, hidratante e calmante, que se adapta em todo tipo de pele. Olha só quanta vantagem:
1. Ajuda a uniformizar o tom da pele
Pele mais arroxeada perto dos olhos por conta das olheiras, vermelhinha na região da testa por conta da acne, mais clarinha no queixo… Você sofre com as diferenças de contraste na sua pele? A niacinamida pode ser uma boa alternativa!
Ela atua reduzindo a hiperpigmentação da pele e, de acordo com as últimas pesquisas, reduz significativamente manchas vermelhas e amareladas. [1]
2. Estimula a síntese de colágeno
Você já ouviu falar que, com o passar dos anos, a nossa pele vai produzindo menos colágeno, né? Para atenuar essa consequência do envelhecimento, a niacina atua de duas formas: estimulando a síntese de colágeno, ou seja, aumentando a sua produção e, também, protegendo a pele de perdas.
3. Controla a oleosidade e a produção de sebo
Alô, migas da pele oleosa! O sérum com niacinamida vai transformar a sua pele! Isso porque, cientificamente, ela age nas glândulas sebáceas da pele, inibindo a produção de sebo e, consequentemente, reduzindo a oleosidade. [2]
4. Combate a acne
A pele acneica, como a gente já explicou aqui no blog, é uma pele com inflamações, e não necessariamente uma pele oleosa. Dessa forma, muita gente tem dificuldade para encontrar produtos para o controle da acne que não deixem a pele ressecada ou causem algum efeito rebote.
A vantagem é que a vitamina B3 ajuda a diminuir acnes e comedões em ambos os casos, primeiro porque controla a produção de sebo, segundo porque é um excelente anti-inflamatório. [3]
O truque para quem tem pele oleosa e acneica é investir produtos antiacne com niacinamida e ácido salicílico com função antiacne. Já para quem tem pele seca e acneica, os produtos à base de niacinamida e ácido hialurônico.
5. Reduz a aparência dos poros dilatados
Os poros dilatados, geralmente, são uma característica comum em quem tem pele oleosa ou acneica. O resultado disso é que, quanto mais aberto, mais fácil fica de entrar óleo, sujeira e outras impurezas, causando inflamações.
Para regular e criar um aspecto mais uniforme para os poros, sobretudo na zona T (testa, nariz e queixo), várias pesquisas indicam a niacinamida como um excelente ativo para redução de poros.
6. Hidratação potente
A hidratação é uma etapa fundamental na rotina de cuidados de qualquer tipo de pele. Outra característica muito bacana da niacinamida é que, além de todos os outros benefícios já citados, também ajuda a reter água e manter a pele hidratada. Perfeito, né?
7. Poder antioxidante
O segredo para combater o envelhecimento precoce é investir em produtos com ação antioxidante e, dentre as diversas opções do mercado, a niacinamida tem se tornando uma das mais indicadas pelos dermatologistas.
De acordo com estudos recentes, o ativo combate os radicais livres — substâncias que entram em contato com a nossa pele, oxidam e causam rugas e linhas de expressão.
8. Tratamento de melasma
O melasma é um problema de pele que causa hiperpigmentação e manchas na pele, tornando-se o vilão na vida de muita gente.
Dentre as opções disponíveis no mercado para controlar o problema e amenizar as manchas, nem todas são muito seguras ou eficazes, mas o tratamento com niacinamida tem se tornando muito promissor ao impedir que a melanina se espalhe na pele [3] e também atenuando as manchas já existentes.
Tem contraindicações?
Nenhuma! A niacinamida pode ser usada em todos os tipos de pele, até mesmo para a galera da pele sensível. Ah, mesmo sem ter nenhuma contraindicação, em caso de gravidez, é bom avisar seu médico ao incluí-lo na rotina.
Pode usar niacinamida todos os dias?
Sim! Você pode incluir séruns e cremes à base de niacinamida em sua rotina diária, tanto pela manhã quanto à noite. No caso de peles sensíveis, ao iniciar o uso vale a pena ir intercalando as aplicações um dia sim, outro não para a pele se acostumar.
Veja também: Sérum para que serve? Descubra as maravilhas desse produto
A niacinamida pode manchar a pele?
Não, amiga! Você pode tomar sol usando niacinamida tranquilamente (sem esquecer do protetor solar, tá?). Mesmo levando o nome de ácido nicotínico, ela não causa nenhuma mancha, pelo contrário, ela ajuda a prevenir manchinhas causadas pela ação solar.
Posso combinar niacinamida com outros ativos?
Pode, ou melhor, deve! O ácido nicotínico é um produto que combina muito bem com outros ativos, ajudando a potencializar os efeitos. Além disso, em caso de ácidos, sua função calmante ajuda a recuperar a barreira cutânea da pele, evitando vermelhidão e ressecamentos.
Dá só uma olhada em como a vitamina B3 reage com outras substâncias:
- Vitamina C: potencializa a barreira de proteção contra raios UVA/UVB;
- Ácido hialurônico: proporciona um boost de hidratação;
- Ácido salicílico: reduz a incidência de cravos e espinhas;
- Ácido glicólico: melhora a textura da pele e a aparência dos poros;
- Ácido tranexâmico: ajuda a clarear a pele mais rápido;
- Retinoides: ajuda a minimizar a aparência de rugas e linhas finas.
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha te ajudado a entender mais sobre esse produtinho tão querido! Aproveite para navegar em nossa sessão de skincare no site e veja outras opções de sabonetes e cremes para complementar sua rotina.
Skincare
REFERÊNCIAS
[1] PORTILHO, L.; PACHECO, H. NIACINAMIDA E DERMATOLOGIA NIACINAMIDE AND DERMATOLOGY. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, Cianorte, v. 15, n. 3, p. 2317–4404, 2016.
[2] MILANIS, F.; RIBAS, J. L. C. Tratamentos estéticos utilizados para controle da oleosidade de pele. Revista Eletrônica Acervo Saúde, São Paulo, v. 13, n. 1, p. e5550, 31 jan. 2021.
[3] ANDRADE, J. P. et al. Benefits of a dermocosmetic formulation with vitamins B3 and a B6 derivative combined with zinc-PCA for mild inflammatory acne and acne-prone skin. Journal Biomedical and Biopharmaceutical Research, v. 15, n. 2, p. 214–223, dez. 2018.