blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que é peeling e quais os benefícios desse procedimento

O peeling pode ser o tratamento que você estava procurando para melhorar a textura da sua pele, acne, manchas e mais. Conheça os benefícios e ativos!

Redação Océane

16/09/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Foto de uma mulher realizando o procedimento estético de peeling facial.

A nossa rotina do dia a dia e a exposição a agentes externos, como o sol e a poluição, vão agindo e mudando a nossa pele com o tempo. E, por mais que investimos em uma rotina de skincare, às vezes, ela precisa de uma ajudinha a mais para dar aquela reagida.

Muitas vezes, ficamos com medo de apostar em algum procedimento estético (invasivo ou não), seja por não saber como ele funciona ou até por não ter ideia de como o resultado ficará. Mas, quando feito por um profissional qualificado e observando todos os cuidados necessários antes e depois do tratamento, ele tem tudo para dar certo!

Dito isso, já sentiu que sua pele está sem vida, muito oleosa ou acneica e precisando de uma renovada? Hoje vamos te contar sobre um procedimento que pode te ajudar: o peeling facial. Confira tudo sobre o assunto a seguir:

Foto de uma mulher realizando o peeling químico facial.

O que é peeling?

O peeling é um procedimento não invasivo (ou seja, sem cortes como os das cirurgias) que renova a sua pele a partir da descamação. Com isso, ele leva toda aquela pele morta embora e te deixa com um rostinho de bebê. Mas calma, porque vamos te explicar como isso acontece.

Para o procedimento, é aplicado um ácido (que pode ser o ácido salicílico, glicólico, retinóico ou outros) que acelera a descamação e consequente cicatrização da pele. Nesse processo, as células são renovadas, fazendo com que a textura e qualidade da pele ganhe um up.

Além de melhorar a textura a cada sessão, o peeling também é super indicado para quem busca remover manchas, marcas de acne, as próprias espinhas e até rugas finas — já que o tratamento também consegue aumentar a elasticidade da pele. Ele ainda é muito utilizado para tratar:

  • Flacidez;
  • Poros dilatados;
  • Cicatrizes leves;
  • Fotoenvelhecimento.

Peeling químico x peeling físico

Os dois tipos principais de peeling são o químico e o físico. Enquanto o peeling químico age, geralmente, nas camadas mais superficiais da pele pela ação dos ácidos (como explicamos acima), o físico faz a renovação celular por meio de um “lixamento” da pele, ou seja, de uma esfoliação.

É importante lembrar que o peeling físico também é feito em consultório dermatológico, tendo como algumas das opções mais conhecidas o peeling de cristal e o de diamante. Seus benefícios são um pouco diferentes, pois se concentram em tratar/melhorar:

  • Estrias albas (brancas);
  • Fotoenvelhecimento;
  • Alterações de pigmentação da pele (como o melasma);
  • Rugas superficiais;
  • Marcas superficiais e profundas;
  • Cicatrizes superficiais;
  • Acne;
  • Ressecamento da pele.

Cuidados para antes e depois do peeling

Antes de ir para o tratamento em si, é necessário prestar atenção a alguns cuidados essenciais, como a higienização correta da pele. Além disso, suspenda o uso dos ácidos comuns do seu skincare na semana anterior ao procedimento para prevenir possíveis irritações e manchas.

Seu rosto deve estar livre de qualquer impureza, portanto, use um bom gel de limpeza facial. Dessa forma, a pele será capaz de absorver os ativos do procedimento sem problemas. Ah, e não esqueça de investir no protetor solar, combinado? Pele recém-bronzeada e peeling químico não combinam.

Foto do gel de limpeza facial com vitamina C.

Já os cuidados pós-peeling envolvem formas de acalmar o rosto, pois ele tende a ficar bem sensibilizado, vermelho e até com um pouco de ardência nos primeiros dias (é normal). Para amenizar os efeitos, invista em um sabonete suave e em compressas frias, como as de chá de camomila.

Nesse período, também evite usar cremes ou outros produtos que tenham o ácido glicólico, retinóico ou salicílico como base, beleza? E, o mais importante, não puxe as pelinhas que descamarem! Isso pode atrapalhar a cicatrização e ainda deixar manchas no seu rosto.

Em quanto tempo a pele começa a descamar?

Após feito o peeling mais superficial, você já vai perceber uma vermelhidão em todo o rosto. Já a descamação vem apenas por volta do segundo ou terceiro dia pós-procedimento e pode durar de 3 a 7 dias. Caso for um procedimento mais profundo, esse tempo pode subir para duas semanas.

Em todo o período, concentre-se em não puxar as pelinhas, manter a pele sempre limpa (com produtos sem ácidos em sua composição), hidratada e protegida do sol.

Contraindicações do peeling

Apesar de ser um procedimento muito comum e com ótimos resultados, o peeling químico é feito à base de ácidos, ou seja, não é indicado para todo mundo. Dentre as contraindicações, estão:

  • Pessoas que não podem evitar o uso de maquiagem, exposição solar ou qualquer outra fonte de calor durante o período de recuperação do tratamento;
  • Quem faz uso de remédios imunossupressores;
  • Pessoas com doenças metabólicas, cardíacas, renais e hepáticas;
  • Quem tem infecções de pele e lesões na região a ser tratada;
  • Gestantes e lactantes.

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, pessoas negras podem, sim, fazer peeling químico. Mas é importante lembrar que, apesar de estarem liberadas, são mais propensas a desenvolverem manchas após o procedimento. Ou seja, mais do que nunca, você precisa procurar por profissionais qualificados para aplicá-lo.

Ativos com efeito como os de peeling

Claro que a gente não ia deixar de trazer mais sobre os ativos usados no peeling facial, né? Então, vem conhecer mais sobre cada um deles com a gente.

  • Ácido salicílico: além de fazer a renovação celular, esse BHA (beta-hidroxiácido) é ótimo para controlar a oleosidade, inibir a formação dos cravos e desobstruir os poros;
  • Ácido glicólico: como proporciona a descamação das células mortas, esse ácido aumenta a produção de colágeno, deixando uma pele mais firme e viçosa;
  • Ácido retinóico: assim como os outros dois ácidos, o retinol promove a renovação celular e melhora da textura da pele, além de estimular a produção de colágeno e do ácido hialurônico na pele.

Foto de duas embalagens do sérum antiacne com ácido glicólico e salicílico.

Ou seja, são ativos incríveis que podem deixar seu rosto super macio e renovado. E se você ficou curiosa a respeito desses ácidos, vem conhecer a nossa linha completa de produtos AHA e BHA. Tem creme rejuvenescedor, tônico facial e até esfoliante químico com ácido salicílico!

compartilhe