blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que são as manchas brancas na pele? Entenda 8 explicações

Viu uma nova mancha branca na pele? Será que é hora de ir ao dermato? Calma, a gente te explica mais o que é isso, por que acontece e o que fazer.

Redação Océane

15/06/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

Pele do braço com manchas escuras e manchas brancas

Quem é muito ligada em skincare já sabe que o surgimento de diferentes manchas na pele são motivo de alerta. E não são só as manchas no rosto que a gente deve se preocupar, hein? Onde quer que estejam, as manchas brancas na pele também podem estar sinalizando alterações no nosso sistema.

É claro que, muitas vezes, elas aparecem para nos mostrar que precisamos ingerir mais nutrientes, mas causas como infecções fúngicas e outras doenças também são possíveis. Por isso, reunimos um guia completo sobre manchas brancas: conheça as possíveis causas de aparecimento e quando deve ir a um dermato.

Vamos lá? Acompanhe nosso guia!

O que podem ser manchas brancas na pele?

As causas da aparição de manchas brancas na pele variam muito, por isso, além de se informar pelo nosso guia, nada substitui aquela visitinha a um dermatologista de confiança, é claro! Mas vamos as possíveis explicações para acalmar o seu coração até conseguir uma data disponível:

Pele do braço com manchas escuras e manchas brancas

1. Ação do sol

Ah, o sol! Essa belezinha que nos esquenta nos dias frios e nos bronzeia nos dias quentes também pode causar muitos danos à nossa pele — e disso a gente já tem uma noção, né? A exposição contínua pode danificar muito a nossa derme por conta dos raios ultravioleta.

Aquelas manchas brancas que vemos quando a pele descama são uma possibilidade, por exemplo. Então, gatinhas, nada de preguiça: o protetor solar deve ser usado sem receio, até naqueles dias nublados. Isso vai evitar ainda queimaduras, insolação e envelhecimento precoce da pele.

Para não esquecer, é só incluir na sua rotina de skincare matinal, lembrando também de passar em outras partes do corpo, caso fiquem expostas como colo, braços e pernas.

Você também vai gostar: Por que o protetor solar é importante?

2. Dermatite

Além da clássica exposição solar, outro fator ligado ao aparecimento de manchas brancas é a famosa dermatite. Em alguns casos, elas podem vir acompanhadas até de bolhas mais fininhas, pele que descama e um pouco de coceira — o que gera incômodos. O bom é que elas podem sumir com o tempo, mas ninguém merece ter que ficar aguentando as irritações.

A dica é abusar de loções hidratantes corporais, principalmente após o banho, quando a pele ainda está úmida. Assim, a absorção é otimizada, melhorando o aspecto da sua pele. Em casos mais severos, os especialistas ainda podem recomendar o uso de pomadas corticoides e até fototerapia.

3. Sardas

Ah, as sardinhas. Tem coisa mais charmosa? O duro é quando a gente descobre que, na verdade, muitas podem aparecer por conta da exposição solar. Além das clássicas sardas cheias de pigmentação, algumas manchas brancas podem ser, na realidade, sardas brancas, sabia? Se você tem mais de 40 anos, é bem possível que esse seja o seu caso.

Para fazer com que elas desapareçam, a pele precisa de tratamentos mais intensos, como os de regeneração! Para isso, o laser é a solução — bora correr para a dermato.

4. Micose

Ih, andou frequentando piscinas ou mar e percebeu que começaram a surgir manchas brancas na sua pele? É bem provável que tenha sido infectada pelo fungo que causa micose. Mas pode ficar tranquila, isso não é tão grave quanto parece. Com a ação de pomadas que combatem a proliferação do fungo, é possível se livrar desta infecção chatinha.

Além de manchas brancas, o fungo pode causar manchas em tons avermelhados e castanhos — muita atenção!

5. Vitiligo

Outra possível causa é uma doença que ainda não há total compreensão científica: o vitiligo. O que se sabe, até o momento, é que ele acaba alterando a síntese da melanina e, se desconfia que fatores presentes nos nossos genes e imunidade podem estar relacionados a essa alteração. Ainda, algumas contaminações químicas também podem ser a causa.

O comum é que as manchas brancas do vitiligo estejam presentes tanto nas pernas como nos braços — o que não quer dizer que ela não possa aparecer em outras partes do corpo.

6. Hipomelanose

A hipomelanose acontece quando o corpo fica cheio de contrastes: com partes mais claras do que o seu tom de pele — dando a impressão de serem manchas brancas, já que a pigmentação é menor. O tratamento aqui inclui tomar sol para que os tons fiquem mais proporcionais, e se acredita que as causas tenham relação com alergias.

Mas atenção: nada daquele sol forte do meio-dia, hein? Início da manhã e final da tarde são os mais indicados!

Veja ainda: Tomei muito sol e agora? Confira 6 cuidados pós-sol

7. Esclerose tuberosa

O aparecimento de manchas brancas que ficam separadas uma das outras pode indicar a esclerose tuberosa. Elas podem ser mais chatinhas de perceber, já que costumam aparecer na região das costas e barriga. O acompanhamento com dermatologista é ideal aqui, pois os casos mais graves podem gerar convulsões e até complicações nos rins.

8. Falta de nutrientes

As manchas brancas também podem indicar que você não está se alimentando da forma que deveria, hein? A falta de nutrientes afeta muito o nosso corpo e as manchinhas são uma forma de pedir socorro! Também pode ser um indicativo de que a absorção desses nutrientes não está tão legal — por isso, é hora de caprichar!

A principal falta que o corpo pode estar sentindo é de alimentos ricos em vitaminas D e E, além de fontes de cálcio.

Como fazer o tratamento de mancha branca na pele?

Os tratamentos variam um pouco, já que tudo depende da causa de fato do aparecimento das manchas brancas. Assim, eles podem ser de uma simples hidratação da pele, a uso de pomadas e medicamentos, além de uma dieta rica em sais minerais e vitaminas que possam estar em deficiência.

Loção hidratante corporal Océane com textura lisa e esfoliante

Tem como evitar mancha branca na pele?

Quando a causa delas surgem por conta de um hábito — como alimentação ou excesso de Sol — é possível evitar as manchas brancas com mais facilidade. Já infecções e doenças genéticas são um pouco mais difíceis de lidar, já que acontecem com pelo descuido ao utilizar locais infectados ou mesmo desenvolvimento do próprio corpo.

Que tipo de mancha na pele devo me preocupar?

Quando a mancha não sair com uma simples hidratação da pele, é hora de procurar um médico para averiguar a causa. Assim, você consegue fazer um tratamento adequado e se livrar da mancha branca — ou cuidar dela da melhor forma.

Dúvidas esclarecidas?

É, sempre tem mil coisinhas para a gente prestar atenção no nosso corpo, né? Por isso, o momento de desacelerar e tirar um tempo do dia para o autocuidado é tão importante. Isso tem sido percebido por tanta gente que o hábito do skincare se difundiu de vez. E deu para ver aqui que ele vai muito além da estética, né?

Se você gosta da temática, venha se aprofundar no mundo da skincare e entender por quais razões ela é muito mais do que um ritual de beleza em nosso conteúdo. Te esperamos por lá!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

serum retinol com fundo rosa

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane