Vamos falar de uma tentação que todas nós conhecemos bem: espremer aquela espinha chata que aparece bem no meio da testa ou no queixo, acabando com nossa autoestima, né?
Mas será que é uma boa ideia? Neste post, vamos explorar os prós e contras dessa mania e descobrir o que os especialistas têm a dizer sobre o assunto. Então role a página e fique ligada, pois as dicas irão te surpreender!
Por que esprememos espinhas?
Espremer aquelas espinhas chatas que aparecem bem no meio da testa ou no queixo é uma tentação. Pois, além de parecer que elas chamam totalmente a atenção do nosso rosto, a sensação de “acabar” com uma espinha na unha é até prazerosa para algumas pessoas.
Sem falar da pressão social de ter uma pele perfeita. Isso tudo nos faz querer se livrar dessas indesejáveis visitantes o mais rápido possível. Aí acabamos caindo na tentação de apertá-las, em busca de um alívio momentâneo.
No entanto, precisamos falar sério! Apesar de ser uma prática comum, espremer espinhas não é a melhor saída. Pode até parecer uma solução mágica para acelerar a cicatrização, mas pode causar mais problemas do que imaginamos.
É perigoso espremer espinha no rosto?
Sim, é perigoso espremer espinhas, especialmente espinhas internas que mal se formaram ainda. Entenda melhor o porquê:
- Pode causar infecções, afinal empurrar bactérias e sujeira para dentro da pele aumenta o risco de infecção na área;
- Agrava a inflamação, pois espremer pode deixar a pele mais inflamada, causando inchaço e vermelhidão;
- Formação de cicatrizes, já que os danos ao tecido podem resultar em cicatrizes permanentes;
- Propagação da acne porque a inflamação pode se espalhar para áreas próximas, gerando mais espinhas.
Então, que tal optarmos por uma abordagem mais gentil e saudável para cuidar da pele? Limpeza adequada, produtos específicos para acne e, se preciso, a ajuda de uma dermatologista são as melhores opções para uma pele feliz e radiante!
O que acontece se eu não espremer as espinhas?
Deixar as espinhas seguirem seu curso natural, é uma opção mais saudável para sua pele. A acne passa por várias etapas, desde a formação do comedão até a maturação da espinha. Quando a espinha está pronta, ela pode se resolver sozinha, rompendo ou sendo reabsorvida pelo corpo. O processo de cicatrização acontece após isso, e a maioria das espinhas cicatriza sem deixar marcas permanentes.
Alternativas para o Tratamento da Acne
Melhor que seguir o ciclo natural da acne é potencializar a etapa de cicatrização. E, você pode fazer isso utilizando fórmulas secativas e cosméticos com ativos, como ácido salicílico, óleo de tea tree e ácido azeláico. Veja como eles agem na pele:
-
Ácido salicílico: ajudam a limpar os poros, prevenindo o surgimento de novas espinhas e reduzindo a vermelhidão e inchaço;
-
Tea tree ou melaleuca: combate as bactérias da acne e controla a produção de óleo na pele, sendo ótimo para quem tem pele oleosa;
-
Ácido azeláico: combate as bactérias da acne e reduz a inflamação, além de ajudar a clarear as manchas escuras deixadas pelas espinhas.
Esses ativos são frequentemente utilizados em produtos de tratamento da acne, como loções, géis, cremes e sabonetes. É só montar o seu kit e acabar com as espinhas!
Quando se deve espremer uma espinha?
Mas como tudo na vida existem exceções, em alguns casos é tranquilo espremer espinhas. Por exemplo, quando a acne estiver 100% madura: aguarde até que ela esteja com a cabeça branca ou amarela. Assim, a remoção será mais fácil e evitará danos à pele. Se liga no passo a passo para espremer sem deixar marcas:
- Lave bem as mãos antes de espremer para evitar infecções;
- Use um extrator de comedões esterilizado, nunca as unhas ou objetos pontiagudos;
- Aplique uma pressão delicada ao redor da espinha para evitar danos à pele;
- Esprema somente a espinha em si, evitando outras áreas;
- Limpe a área e aplique uma solução cicatrizante!
Mas não faça isso sempre, ok? Especialmente quando forem espinhas internas, pois estas são as mais perigosas e as que deixam o rosto mais marcado. Se for possível vá tratando-as e com produtos antiacne até elas sumirem.
A Importância da Consulta a um Especialista
Você também pode procurar um dermatologista, ginecologista e até endocrinologista para descobrir e tratar a causa das acnes. Consultar um especialista é super importante, pois esses profissionais têm um conhecimento especializado em suas áreas, o que significa que podem diagnosticar e tratar os problemas de forma eficaz!
A solução ideal é sempre manter uma rotina de skincare com produtinhos recomendados para o seu tipo de pele, assim não terá erro e nem perigo. Aposte em cronograma completo, com gel de limpeza, séruns de tratamento, tônico, máscaras e esfoliantes faciais e claro, uma boa e eficiente solução secativa!
Aproveite e conheça a nova linha de autocuidado facial da Océane: a Vitamina C Pura! Essa belezinha é completa e perfeita para remover manchas do rosto! Sabe o que mais você pode aproveitar? O secativo de espinhas. Ele é um sucesso!