blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Probióticos: dermatologista explica os benefícios

Você já conhece os benefícios dos probióticos para a saúde da sua pele? Vem aprender tudo com dermatologistas e nutricionistas!

Nádya Duarte

27/10/2022

5 min de leitura

Nádya Duarte

5 min de leitura

destaque probióticos

Recentemente chegaram novos ativos na nossa linha de skincare e um deles foram os probióticos! Você já conhece o poder quando falamos de probóticos + pele?

Vem entender tudo em detalhes! 

+ Conheça os novos ativos de skincare Océane

Probióticos na alimentação 

Você, provavelmente, já sabe que os probióticos estão envolvidos em produtos alimentares, certo? 

Os probióticos são microrganismos não-patogênicos vivos administrados na dieta para melhorar o equilíbrio microbiano (relação entre bactérias boas e ruins) presentes trato gastrointestinal, influenciando o bom funcionamento da flora intestinal. 

Segundo a nutricionista Flávia Rodrigues, os probióticos podem ser utilizados em diferentes situações: 

  • No reforço do sistema imunológico (cerca de 70% das células do sistema imune são produzidas no nosso intestino); 
  • Na saúde da pele (dermatites, acne, melasma); 
  • Na melhora do transito intestinal.

Por isso, os efeitos benéficos podem ser amplos, atingindo diferentes sistemas. 

É possível encontrar os probióticos em alimentos fermentados naturalmente, como iogurte, Kombucha, Kimchi e Missô-Tempê-Kefir . 

E além dos PRObióticos (microorganismos vivos), encontramos também os PREbióticos (alimentos das bactérias) que trazem benefícios à alimentação, em vegetais como: 

  • Alho poró; 
  • Banana não muito madura; 
  • Maçã; 
  • Alho;
  • Cebola. 

 Um plano alimentar que conta com os probióticos pode promover benefícios para a saúde, já que pode ajudar a evitar síndromes intestinais, como o síndrome do intestino irritável, e até proteger a microbiota intestinal.

Quando os probióticos são indicados? 

Primeiro, é importante entender como o probiótico será utilizado: na sua forma oral (comprimidos, suplementação) ou na forma tópica (séruns, cremes).  

Probióticos no skincare 

A dermatologista dra. Andrezza Hoffmann explica que quando os probióticos são usados na forma tópica, esses micro-organismos regulam a microflora da pele. São as famosas bactérias do bem!

“Como os probióticos são micro-organismos vivos, eles têm o papel de reforçar nossas defesas e auxiliar o nosso sistema imunológico. Isso é super bem-vindo para todas as peles, especialmente peles que apresentam mais danos, como acne, rosácea, dermatite e ressecamentos.” 

Além disso, a dermatologista explica que sempre que existe um desequilíbrio nas bactérias já existentes no organismo, inserir cremes e séruns na rotina de skincare pode ser muito vantajoso. 

probiotic cream

“Eu recomendo o uso dos probióticos quando há alteração na população de bactérias na pele, tanto em número absoluto de bactérias, quanto em população anormal das cepas.” 

Inclusive, também envolvendo a variedade de cepas (tipos de bactérias), a nutri Flávia explica que é possível utilizar de forma estratégica diferente combinações de bactérias de acordo com cada objetivo nos probióticos em cápsulas. 

Algumas bactérias auxiliam na melhora da constipação, melhorando a evacuação, sem contar a aplicabilidade para diferentes condições onde a há presença de alergias, auto-imunidade, excessos de gases, estufamento, inflamações de pele e excesso de fungos (candidíase), além de infecções. 

Qual escolher para os cuidados com a pele: sérum ou creme com probióticos? 

A diferença entre a fórmula com os mesmos ativos está na espalhabilidade. 

A dra. Andrezza explica que os cremes são produtos mais concentrados, ideal para peles mais ressecadas, sensíveis e até com descamação. 

Já o sérum pode ter os mesmos benefícios, mas é menos viscoso e mais fluído. A capacidade de deslizar a mão é mais fácil. Então optamos pelo sérum quando queremos uma textura mais fina e líquida!  

probiotic night serum

“No dia a dia, séruns são ideais para peles oleosas que precisam da absorção mais rápida e os cremes para peles mais desidratadas, que precisam de mais concentração dos ativos.”

Gostou desse conteúdo? Vem aprender a montar sua rotina perfeita de skincare!

Ah, tem cupom especial <3     

Acesse o nosso site e utilize o cupom LEVA10 – e 10% OFF extra nos novos ativos de skincare.

*oferta não acumulativa com outros cupons e descontos. 

compartilhe

LEIA TAMBÉM

linha skincare probioticos

probióticos

conheça a linha de skincare océane com probióticos