blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Tonificar a pele: importância e benefícios 

A tonificação da pele é um passo essencial da rotina de skincare mas as pessoas nem sempre realizam essa etapa. Vem aprender!

Gui Takahashi

05/01/2023

5 min de leitura

Gui Takahashi

5 min de leitura

destaque tonico

Se você é ligada em skincare já deve ter ouvido dizer que os 4 passos essenciais pra uma pele saudável são:

  1. limpar
  2. tonificar
  3. hidratar
  4. proteger do sol

Todos parecem quase autoexplicativos e sem muito mistério, exceto pela tonificação, que talvez seja o passo mais subestimado da rotina de cuidados.

Muita gente acaba pulando essa etapa do cuidado com a pele por não entender sua importância ou função… Mas, para você não cometer esse erro, te explicamos tudinho aqui!

O que é tonificar a pele?

Tonificar a pele é a etapa que vem após a limpeza do rosto e antes da aplicação do hidratante. É um passo do skincare que possui multifuncionalidade, apesar de simples.

Para usar seu tônico facial específico para seu tipo de pele, basta aplicá-lo sobre um disco de algodão, lenço ou disco de crochê (para quem não quer gerar resíduo descartável) e então, passar arrastando suavemente sobre o rosto todo, evitando a área dos olhos e lábios. 

tonico aloe vera océane

Confira as quatro funções do tônico:

1. Complementa a limpeza

Mesmo que você limpe o rosto direitinho, começando pelo demaquilante e seguindo com o sabonete facial, nem sempre a pele e os poros ficam 100% livres de impurezas.

Os tônicos acabam, então, complementando essa limpeza. Basta fazer um teste e usar mesmo depois de ter lavado o rosto. Você vai ver que o algodão ou lenço podem sair com resquícios de impurezas. 

2. Regula o pH

O pH da pele desempenha um papel importante na sua condição. Naturalmente, ele é entre 4,7 e 5,75, ou seja, levemente ácido. O manto ácido forma uma barreira que neutraliza agressores, inibe o crescimento de bactérias, micro-organismos e restaura e mantém um bom ambiente para que a flora natural de bactérias boas da pele possa prosperar.

Se o pH da pele aumenta e se torna mais alcalino, seu equilíbrio natural é alterado. Assim, a oleosidade natural e essencial não pode ser sintetizada e a pele perde água e resseca. Nessa condição, a camada externa da pele não é mais capaz de protegê-la.

Quando essa função de barreira está comprometida, a pele se torna menos resistente e mais sensível aos fatores externos. Ela pode ficar seca, sensível ou hipersensível, ou em casos mais extremos, suscetível à infecções e doenças, como dermatite atópica e rosácea.

Esse equilíbrio do pH pode ser alterado por alguns fatores externos, como:

  • Mudanças de temperatura e umidade;
  • Poluição;
  • Lavar com muita frequência a pele;
  • Uso de cosméticos alcalinos;
  • Contato com produtos químicos.

Assim, até mesmo o uso do sabonete e da água podem alterar o pH.

O tônico, por sua vez, ao ser aplicado depois da lavagem do rosto e como último passo antes do hidratante, consegue restabelecer a acidez da pele.

3. Trata

Os tônicos, por serem produtos que permanecem em contato com a pele sem serem enxaguados, normalmente já têm ingredientes que tratam. Esse tratamento pode variar de acordo com o tipo de pele que o seu tônico atende.

Por exemplo, um tônico que seja para peles oleosas, pode ter ácido salicílico na composição para ajudar no controle da oleosidade. Outro que seja destinado para peles secas, pode ter ativos hidratantes, como ácido hialurônico, vitamina E, pantenol e assim por diante.

O Aloe Vera Skin Toner da Océane possui aloe vera, com alto poder calmante, ácido hialurônico e ácido salicílico em sua fórmula. Esses ativos tem o poder de limpar, refrescar e hidratar, além de equilibrar o pH da pele, controlando a oleosidade.

4. Melhora a absorção do passo seguinte

Como o tônico ajuda na limpeza e equilibra a pele, ela se torna mais receptiva para absorver o tratamento que você aplicar em seguida, afinal, os resíduos e impurezas podem formar uma barreira que impedem a pele de absorver os ativos de tratamento.

Dessa maneira, com o uso constante e disciplinado do tônico, você consegue garantir uma melhor performance para seu hidratante, creme antirrugas, séruns e etc.  

Gostou desse conteúdo? Vem aprender mais sobre os passos básicos da rotina de skincare:

+ Como limpar a pele do rosto

+ A importância do hidratante

+ Porque o protetor solar é essencial

compartilhe