blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Trends TikTok: o que é mito e o que verdade na skincare

Nem tudo que aparece nas redes sociais é verdade! Vem cá conferir o que funciona e o que não funciona nas trends de skincare da rede vizinha.

Redação Océane

12/04/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

modelo com skinicing

A rede social conhecida pelas dancinhas é também uma das principais fontes de tendências de skincare entre a geração Z. São milhares de vídeos revelando “segredos” de skincare que prometem minimizar linhas de expressão, desinchar o rosto, fazer a make dura mais, melhorar a textura da pele, dentre outros.

Parece incrível, né? De fato, muitas trends de beleza que rolam por lá são benéficas, mas é essencial ter um cuidado extra ao sair testando qualquer coisa, afinal, boa parte dos conteúdos são criados por leigos no assunto.

Para te ajudar a entender melhor o que é mito e o que realmente funciona, listamos as técnicas mais famosas por lá. Vem cá ver!

#facetaping para rugas e linhas de expressão

Mito. O face taping é uma técnica que consiste em usar uma fita de bandagem adesiva (aquelas usadas em procedimentos pós-operatórios) para criar um efeito lifting no rosto e prevenir o envelhecimento precoce.

modelo com facetaping

O problema é que, diferente do que muita gente acredita, puxar a pele não retarda o envelhecimento! Pelo contrário: só gera mais atrito e prejudica a barreira de sustentação da pele.

Vale pontuar que, momentaneamente, esse “hack” pode até ajudar. Afinal, ele é usado há anos por maquiadores de revistas e pela comunidade drag queen para levantar as têmporas e modelar o rosto antes de cobrir com a maquiagem. Entretanto está longe de ser algo duradouro a longo prazo.

#DicaOcéane: para tratar rugas e linhas finas com segurança, aposte em um sérum de tratamento com niacinamida e retinol.

sérum de niacinamida e retinol

#doublecleasing para uma limpeza completa

Verdade. O double cleasing é uma técnica de limpeza muito conhecida pelas coreanas, feita em duas etapas. Primeiro um demaquilante (para derreter a maquiagem e todos os resquícios de protetor e outros cremes), depois, uma limpeza suave com sabonete facial.

cleasing balm

Esse truque é benéfico em todos os tipos de pele e ajuda a preparar a pele para receber o skincare — como tônicos e produtos hidratantes —, deixando os poros limpos e livre de oleosidade a cumulo de sujeira.

tônico facial

#skinicing para diminuir o inchaço e controlar a acne

Mito. A técnica de skinicing consiste em nada mais do que colocar gelo no rosto, seja mergulhando ele em uma bacia com gelo, seja aplicando-o diretamente na pele.

skinicing

De certa forma, não dá para negar que a técnica pode oferecer bons resultados, já que o gelo tem uma excelente função vasoconstritora. Ou seja, ele ajuda a diminuir o tamanho dos vasos sanguíneos e o inchaço, sendo muito usado em traumas e lesões.

Entretanto o gelo, ao entrar em contato direto com a pele do rosto, pode causar queimaduras e lesões — sobretudo em quem tem pele sensível ou rosácea. Nesse caso, o ideal mesmo seria usar uma sheet mask gelada.

#skinminimalism o famoso menos é mais

Verdade. O skinminimalism é um conceito que preza por poucos produtos e etapas na rotina de skincare. O objetivo é valorizar a beleza natural e simplificar os passos, de modo que fique mais prático no dia a dia.

Para entender um pouco mais sobre esse conceito e como inclui-lo na sua rotina de skincare, vale a leitura do post “Skinimalism: a nova tendência para realçar a beleza natural“.

modelo com skinminimalism

#sunscreencontouring para um “contorno natural”

Mito. Essa técnica conhecida como contorno FPS é, nada verdade, um grande vilão para a sua pele. Ela consiste em, basicamente, contornar o rosto com bronzeador e protetor solar, simulando o efeito de maquiagem mesmo para criar um contorno natural.

O grande problema é que dificilmente você alcançará os resultados desejados, sem contar os danos causados pela exposição solar a curto e a longo prazo, envolvendo rugas, linhas finas e maiores chances de doenças de pele.

#facemassage para relaxar ou desinchar

Verdade. A massagem facial é excelente para fazer uma drenagem facial no rosto, estimular a circulação sanguínea e realçar o contorno do rosto. O bom é que dá para incluir na rotina sem muito trabalho usando um massageador facial, como o Gua Sha, enquanto aplica um creme ou sérum facial.

facemassage

Para quem busca uma opção de relaxamento, vale a pena incluir na rotina noturna com cremes faciais com cica, que são mais densos. Já para quem busca desinchar e dar aquela “acordada” no início do dia, vale a pena incluir de manhã. É importante lembrar também que, se quiser, não há problema em fazer massagens 2 vezes ao dia.

#bodybrushing para melhorar o aspecto da celulite

Verdade. O body brushing consiste em esfoliar a pele seca com uma esponja de banho, preferencialmente com cerdas naturais. A vantagem principal é a melhora no viço da pele e no aspecto da celulite, associado à melhora da circulação sanguínea.

bodybrushing

O processo é simples, mas deve ser feito com cuidado, em movimentos suaves para não machucar a pele. Além disso, o recomendado é fazer um intervalo de pelo menos uma semana entre uma esfoliação e outra. Para complementar, não esqueça de aplicar hidratante corporal depois do banho.

esfoliante corporal

Confira: Monte a sua rotina de banho em 8 passos com a Océane!

#skinbarrierrepair para recuperar a barreira cutânea

Verdade. Seja pelo uso excessivo de cosméticos ou pela ação dos radicais livres (como sol, poluição e estresse), nossa pele recebe uma série de microagressões o tempo todo. Portanto, é essencial garantir um cuidado extra para ajudar na reparação cutânea.

É claro que, por ser um tecido, a pele se regenera de tempos em tempos automaticamente, mas é possível dar uma ajudinha, melhorando o viço, a textura e a hidratação no geral.

Por conta disso, a #skinbarrierrepair bombou na rede vizinha falando sobre a importância de usar ativos hidratantes como o ácido hialurônico para reestabelecer as ceramidas, vitaminas e lipídeos do rosto.

skinbarrierrepair

É isso amiga! Você já fez ou ainda faz o uso de algumas destas trends? Fique sempre de olho em nossos conteúdos para entender de forma prática tudo que é tendência e funciona no universo da beleza e skincare.

compartilhe