Mais uma sensação vinda direto da Ásia pousa aqui no Brasil para nos fazer questionar os cuidados com a nossa pele. A skin patting é a mais nova técnica das japonesas que está bombando nas redes sociais. Pode até parecer estranho, afinal, o método consiste em dar tapinhas no rosto.
A ideia principal é que os produtos sejam melhor absorvidos pela pele, otimizando resultados do nosso cronograma de skincare. Mas é claro que não para por aí, existem alguns segredos e vantagens de fazer o patting. Neste post, nós iremos te revelar tudo sobre o assunto e quais os passos para testar — vamos lá!
Skin patting: conheça a nova técnica asiática para a pele
Se você está atualizada dos vídeos que estão bombando por aí nas redes sociais, com certeza, se deparou com as japonesas e as coreanas aplicando os produtos de skincare de uma forma bem diferente: com tapinhas no rosto. Mas não se assuste, o método tem fundamento, viu?
Para explicar isso, vamos precisar relembrar alguns aspectos sobre a barreira cutânea da nossa pele. Ela nada mais é do que uma camada externa de proteção contra agentes vindos de fora, como vírus, bactérias e poluentes. Ao mesmo tempo que protege, a barreira dificulta a absorção dos produtos.
É aí que entra o patting, o método contribui para driblar essa proteção natural da pele com o intuito de facilitar a impregnação dos ativos presentes nos cosméticos — genial, não é?
Dar tapinhas ou esfregar, qual o melhor?
As asiáticas sempre surgem como novas técnicas para quebrar os paradigmas. Nesse caso, o questionamento surge se é melhor aplicar os métodos tradicionais de esfregar o produto em movimentos circulares ou dar tapinhas.
Segundo especialistas, o atrito do cosmético com a pele é capaz de estressá-la, principalmente as camadas mais delicadas e superficiais. O resultado disso pode ser irritação e surgimento de manchas no rosto.
Outra vantagem do patting é a versatilidade em todo o rosto, já que as massagens circulares devem ser evitadas em áreas muito sensíveis, como na região dos olhos.
Vantagens do patting para a pele corporal e facial
Essa não é a primeira técnica fenomenal para rosto que as gringas fazem bombar, viu? Outra sensação foi a gua sha, uma forma natural de realizar massagens faciais que visam acalmar a pele. Mas a skin patting traz uma forma nova de aplicar os produtos de skincare, os benefícios são inúmeros:
- Diminui o estresse do rosto;
- Evita a aparição de rugas;
- Impede a danificação das camadas da pele;
- Aumenta a absorção dos ingredientes;
- Deixa a face com um brilho na medida certa;
- Estimula a circulação sanguínea.
Aqui, é importante destacarmos uma informação: ainda não existem embasamentos científicos que associam todos os benefícios ao uso da técnica e sabemos que isso vai demorar um pouco para acontecer, mas fato é: quem testou aprovou.
Por isso, realize o teste e note se faz sentido para a sua pele. Opte por usar produtos de qualidade e meça os resultados aos poucos. Assim, você conseguirá notar a diferença de perto. Se você ficou entusiasmada para testar, então, prepare o papel e a caneta para descobrir quais produtos vai precisar!
Quais produtos usar para aplicar a técnica skin patting?
A técnica asiática indica o uso de produtos de skincare com consistência mais leve e fluída, como óleos e hidratantes faciais com textura em gel. Além de facilitar as batidas, o produto proporciona mais conforto enquanto é melhor absorvido pelo rosto.
Mas se a sua preferência é por cosméticos mais consistentes, como a textura cream, a indicação é espalhar suavemente o creme até formar uma camada fina em toda a face.
Passo a passo para realizar a skin patting
Anotado os produtos que precisará? Então, vamos descobrir quais os passos seguir para fazer o patting:
- Realize a limpeza profunda da pele;
- Seque toda a face;
- Deposite o hidratante facial nas mãos;
- Espalhe o produto entre as palmas para aquecê-lo;
- Dê leve batidas com as pontas dos dedos do rosto.
A suavidade é a palavra-chave aqui, as batidas devem ser leves e fracas para que o produto seja transferido aos poucos para a face. Dessa forma, aumenta a efetividade de todo o processo de hidratação da pele.
Você já consegue sentir o relaxamento causado por esse momento só de pensar? Pois saiba que existem outros métodos super tranquilizantes que fazem um bem danado ao corpo e à mente. O yoga facial é um ótimo exemplo. Trata-se de uma forma de liberar os músculos do rosto para revitalizar a saúde e a beleza externa — experimente essa sensação!
Cuidados ao colocar o método skin patting em prática
É claro que a skin patting exige alguns cuidados na hora de realizar. O principal está direcionado ao peso da mão ao fazer as batidas: devem ser super suaves e com intensidade baixa — nada de tapas mais fortes, viu? É algo delicado que faz bem para o relaxamento corporal.
Dessa forma, você conquistará uma pele deslumbrante e saudável do jeito que a gente ama. Experimente a experiência proporcionada pela skin patting e desfrute das vantagens de mais essa técnica bombástica das asiáticas. Te esperamos no próximo post, até logo!