Quem é que não ama uma pele macia, luminosa e com uma sensação renovada? Pois é exatamente assim que ela fica depois da esfoliação!
É mais comum as pessoas colocarem esse passo em prática no rosto, né? Mas, quando o assunto é o corpo, não é todo mundo que entende os benefícios.
Pois acredite, existem grandes vantagens em usar um bom esfoliante e que vão desde melhorias funcionais até estéticas.
Tire suas dúvidas aqui sobre essa etapa do skincare e como cuidar da pele para renová-la com as nossas dicas!
O que é esfoliação?
Esfoliar é renovar a pele, removendo a superfície de células mortas que tende a se acumular.
Esse acúmulo em excesso pode levar à obstrução de poros, agravar quadros de foliculite e pelos encravados, além de deixar um toque mais áspero e um aspecto opaco na pele.
Tipos de esfoliantes
Essa ação pode ser feita através de esfoliantes físicos, químicos ou enzimáticos.
- Esfoliantes físicos: são aqueles que possuem grânulos e através do atrito, de forma mecânica, promovem a remoção das células mortas superficiais e revelam uma pele renovada. Os grânulos podem ser naturais, como os de sementes trituradas, açúcar ou café, ou ainda sintéticos que, por serem mais uniformes, tendem a ser mais brandos e suaves na hora de aplicar.
- Esfoliantes químicos: promovem a renovação celular através de ingredientes químicos e, portanto, não têm grânulos. Dentre esses ingredientes, podemos ter alguns ácidos populares como o salicílico, glicólico, lático, mandélico, AHA, entre outros.
- Esfoliantes enzimáticos: usam enzimas que “digerem” o acúmulo de células mortas da superfície da pele. Esse processo de digestão seria através da quebra de proteínas e lipídeos na camada mais superficial.
Quais os principais benefícios?
- Renovação: esfoliar regularmente a pele faz com que a mesma seja renovada, uma vez que evita o acúmulo de células mortas na superfície.
- Maciez e luminosidade: a pele renovada é naturalmente mais macia e luminosa, uma vez que a camada superficial opaca é removida através da esfoliação.
- Melhor absorção: uma vez desobstruída, a pele consegue receber e absorver melhor ativos de tratamento de hidratantes e cremes. Ao remover a camada superficial que obstrui, os ingredientes cosméticos conseguem chegar a partes mais profundas da pele.
- Desobstrui a foliculite e pelos encravados: para quem sofre bastante com esses problemas, também é uma alternativa. Ao remover a camada mais superficial da pele, a esfoliação consegue deixar o folículo do pelo livre para crescer e não encravar.
Com que frequência se deve esfoliar?
O ideal é que a esfoliação seja feita de 1 a 2 vezes na semana, apenas.
Mais do que isso, além de não ser necessário, pode lesionar a pele pelo excesso. A menos que você esteja usando um produto mais brando e que tenha a recomendação expressa do fabricante de maior frequência de uso.
É possível, por exemplo, encontrar no mercado alguns esfoliantes de uso diários mas que têm fórmulas mais gentis que os habituais.
Relação com o verão
A esfoliação corporal pode te ajudar a ter um bronzeado mais uniforme, sobretudo se você for apostar nos autobronzeadores!
O acúmulo de células mortas pode gerar manchas mais escurecidas no bronze, portanto, antes de usar autobronzeadores, vale realizar essa etapa.
Dica: no pós, é super importante usar protetor solar para se expor ao sol, afinal, a esfoliação vai trazer à superfície uma pele “nova”, que precisa de muitos cuidados para não sofrer os danos dos raios solares.
+ Cuidados com a pele no verão
Como esfoliar a pele?
- Limpeza: lave o corpo com o produto de sua preferência e indicado para seu tipo de pele e enxágue.
- Esfoliação: aplique o esfoliante e massageie a pele com movimentos circulares e suaves. Enxágue completamente para eliminar as partículas caso seja um esfoliante físico com grânulos. Se for um esfoliante químico, confira o rótulo do produto para verificar se é necessário o enxágue.
- Hidratação: em seguida, aplique seu hidratante de preferência, massageando o corpo.
- Proteção: não se esqueça de usar protetor solar nas áreas que ficarão expostas ao sol.
Gostou desse post? Confira aqui todos os detalhes desse passo fundamental do skincare para a pele do rosto!