blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Esfoliação: aprenda a fazer e entenda os benefícios

A remoção de cravos, células mortas e controle de oleosidade pode ser feita de várias maneiras, mas é preciso de cuidado.

Dra. Adriana Vilarinho

14/06/2022

5 min de leitura

Dra. Adriana Vilarinho

5 min de leitura

Você sabe como a esfoliação age na pele? 

É através dela que conseguimos remover as camadas de células mortas da pele.

A esfoliação pode ser feita com produtos com grânulos específicos para este fim, como os esfoliantes faciais e corporais, ou nas versões com agentes químicos, a famosa esfoliação química, que são os procedimentos com ácidos ou aparelhos dermatológicos. 

Você deve adicionar essa etapa na sua rotina de skincare de acordo com a recomendação de um dermatologista, que irá avaliar detalhadamente sua pele. Assim, você evita o ressecamento em acesso ou até reações adversas que podem surgir quando a esfoliação é feita de um jeito errado.

Como adicionar a esfoliação na rotina? 

Você pode facilmente adicionar a etapa da esfoliação na sua rotina de cuidados! Confira:

Esfoliação no rosto

Em casa, a esfoliação no rosto pode ser feita, no máximo, duas vezes semana, de preferência com um gel de limpeza com partículas que promovem esse efeito levemente abrasivo, mas não deve ultrapassar essa frequência, já que esses produtos removem as camadas das células mortas.

Já as peles sensíveis precisam de mais atenção, e só devem fazer o procedimento sob indicação de um médico dermatologista. 

Muito indicado para quem sofre com a acne, a esfoliação remove as primeiras camadas de pele e reduz a hiperqueratose folicular que é a obstrução do pátio do folículo – um dos mecanismos da acne.

No entanto, é importante atentar para o estágio da acne – se ainda estiver inflamada – não se deve realizar o procedimento, já que pode acabar machucando a sua pele.

Esfoliante facial

Esfoliação dos lábios

Os lábios também podem entrar nesse combo de esfoliação. Desse modo, você irá auxiliar a renovação celular, melhorando a textura da pele e evitando o acúmulo de células mortas.

A única questão nesse caso é o tipo de esfoliante, já que a pele do lábio é mais sensível do que a pele do rosto. Então utilizar o produto adequado é necessário.

Você pode aproveitar seu momento de skincare para esfoliar a pele dos lábios e caprichar na hidratação em seguida. Lembrando que o recomendado é de 2 a 3 vezes por semana.

+ Veja mais sobre cuidados com os lábios aqui.

Esfoliação no corpo

E não é só o rosto que pode se beneficiar da técnica!

Vale aplicar no corpo e nos pés, que costumam ser ásperos e ter a pele mais grossa, além de braços e pernas.

Nesse caso também vale prestar atenção no tipo de produto, pois o esfoliante para o rosto é feito especialmente para esse tipo de cuidado. Invista num esfoliante corporal, e você pode adicionar essa etapa no seu banho, após a limpeza do corpo!

O que é peeling?  

A palavra peeling está em alta entre as mulheres mas é preciso entender antes se o método é o melhor caminho para o seu tratamento de pele, antes de partir para o procedimento.

Os tratamentos de peelings removem as impurezas por meio da descamação ou abrasão da mistura em contato com a pele. Por isso esse procedimento é realizado de acordo como tipo de pele e a devida orientação profissional. 

Quando queremos um efeito ainda mais profundo e eficaz optamos pelo peeling, tanto mecânico quanto químico, pois chegam em camadas mais profundas da pele do que o uso comum feito em casa.

Porém é um tratamento que deve ser feito no consultório dermatológico já que tem um efeito mais potente.

É importante esse cuidado pois o método apresenta maior risco de irritações e sensibilidade caso não seja realizado de forma correta.

A esfoliação pode sensibilizar mais ainda a pele, deixando um aspecto avermelhado, descamativo, com sensação de ardência ou até uma alergia, por isso precisa ser bem orientada. 

Passo a passo para realizar esfoliação 

Para não exagerar e nem errar na dose do procedimento feito em casa, é importante seguir o passo a passo: 

  1. Aplique o produto esfoliante na região úmida fazendo movimentos suaves e circulares, exercendo uma leve pressão, com cuidado para não machucar a pele; 
  2. Em seguida, remova com água e o seu produto de limpeza facial; 
  3. Após a esfoliação, é fundamental a hidratação de pele, mesmo na pele oleosa. Nesta, deve-se dar preferência a produtos em gel ou sérum; 
  4. Se o ritual for feito de dia, aplicar o protetor solar. 

Consulte sempre o seu dermatologista! 

Gostou desse conteúdo? Veja mais sobre rotina de skincare aqui!

 

compartilhe