Dentre os diferentes tipos de pele, a pele mista é uma das que mais causa confusões e dúvidas para ser identificada. Isso pode acontecer pelo fato de ela ter regiões distintas do rosto com texturas opostas. Mas calma! Trouxemos esse conteúdo para ajudar você a entender melhor ela e como ela funciona.
Por isso, acompanhe o post a seguir com maiores explicações sobre a pele mista, como deixá-la saudável, dicas de produtos e cuidados simples que fazem toda a diferença. Vamos lá?
Sumário
ToggleO que é a pele mista?
Primeiramente, vamos entender essa pele. A pele mista nada mais é do que um tipo de pele que não chega a ser oleosa na totalidade e nem seca.
Ou seja, a maior parte do rosto possui a pele seca ou mesmo normal, porém, quando a gente chega perto do nariz, testa e queixo, a sensação de oleosidade é presente — também conhecida como região T do rosto.
Assim, o desafio é chegar a um equilíbrio entre essas duas regiões para que cada uma não sofra com as problemáticas de uma pele oleosa ou seca em um só rosto.
Quais as características de uma pele mista?
Nessa zona T, a pele é bem inflamada, já que excesso de oleosidade e células mortas costumam estar presentes. Por isso, ter a região inchada, com poros dilatados e aparentes é comum. As consequências principais são cravos e até espinhas nesses locais.
Além da visibilidade perceptível desses sintomas, com o tempo, a região seca fica mais flácida, perdendo características como viço e elasticidade. Por isso, linhas de expressão e rugas são comuns, já que não recebem a proteção adequada natural do próprio rosto.
Por isso, é essencial que ela seja muito bem cuidada desde cedo, com uma rotina de skincare.
Confira: Como secar espinhas? Confira os truques de skincare
Há uma maneira de torná-la mais equilibrada?
Além dos esforços de manter uma alimentação balanceada e o consumo de água em dia, alguns hábitos diários são essenciais para que a pele fique equilibrada entre os dois extremos.
A chave aqui é: limpar a pele, hidratá-la e tonificá-la diariamente. A higienização tem a função de manter os poros da zona mais oleosa, a zona T, desobstruída. Atenção: esse processo deve ser feito todas as manhãs e noites! Após a pele limpa, é hora de tonificar e hidratar sempre com produtos voltados à pele mista, nunca com tratamentos extremos.
Quais hábitos podem ser adquiridos para deixar esse tipo de pele mais saudável?
Você já deve saber da importância da rotina de cuidados para uma pele mista saudável. Isso vai deixá-la com um bom aspecto para o dia a dia, além de retardar sinais de envelhecimento, sejam eles manchas, flacidez, linhas de expressão, rugas ou mesmo ressecamentos.
Que tal apostar também em máscaras faciais? A grande vantagem é que elas hidratam o rosto de uma forma leve, evitando a sensação de pesar a pele, como o que pode acontecer ao usarmos cremes. Uma frequência de duas vezes na semana é mais do que o suficiente e a sua pele agradece muito.
Ainda, o uso do protetor solar também se destaca! É claro que ele deve ser pensado para todos os tipos de pele, já que é essencial para prevenir as doenças de pele. Além disso, o sol direto na pele a resseca, assim, suas glândulas sebáceas entendem que precisam produzir ainda mais óleos para proteger a pele.
Quais tipos de produtos devem ser usados?
Já abra o bloco de notas para registar os melhores produtos para a pele mista. Primeiro, seja líquido ou em gel, não esqueça de um bom sabonete para a limpeza inicial, que deve ser para uma pele mista. Ele ajuda a fazer uma limpeza na medida necessária e deixar a pele macia e suave, com um aspecto saudável.
Os tônicos são um segredo que muita gente não conhece! Eles contam com ativos que renovam a pele e a deixam prontinha para absorver um bom hidratante. Ainda terminam de retirar impurezas como protetor solar e resto de maquiagem.
Hidratar a pele é chave aqui, por isso, busque por um livres de óleo na sua composição, assim, a pele fica saudável sem a sensação de ficar cheia de produtos.
Pode usar produto para pele seca ou oleosa?
Primeiro, usar um produto para pele seca ou oleosa é fazer tratamentos extremos, já que não há uniformidade na pele mista. A parte seca fica ainda mais seca, enquanto a oleosa com mais sebo.
#DicaOcéane: hidrate a pele! Até mesmo a parte oleosa precisa de cuidado. Portanto, busque por hidratantes corretos para a pele mista, o que a deixará supersaudável.
Como deve ser higienização da pele mista?
Para higienizar a pele mista de forma correta, siga o nosso passo a passo simples a seguir:
- Faça uma limpeza com sabonete neutro para retirar resquícios de outros produtos e células mortas;
- Aplique um tônico para equilibrar o pH da sua pele e retirar impurezas que restaram na pele;
- Hidrate a pele para que a água seja reposta no rosto e também haja renovação celular;
- Finalize a pele com um protetor solar diariamente para a proteção da pele.
Simples, né? Você verá que com esses cuidados pontuais a sua pele mista ficará saudável e equilibrada, sem confusões ou mais irritações. O que é preciso é a disciplina para cuidar dessa parte tão importante do corpo todos os dias. Para mais dicas de produtos, confira nosso post sobre como escolher produtos de skincare e se inspire!