Os cabelos cacheados são famosos por “terem vida própria” na finalização e nunca ficam iguais de um dia para o outro. Dessa forma, os cuidados diários com esse tipo de cabelo, como lavagem, secagem e até mesmo o corte de cabelo, podem influenciar no formato que ele terá após a finalização.
Se você está passando por uma transição capilar, ou deseja definir seus fios com cuidados que valorizem a curvatura deles e garantem um aspecto leve e natural, acompanhe no conteúdo de hoje um guia completo de finalização para cabelo cacheado, com passo a passo para você adicionar no seu dia a dia. Confira!
1. Finalização com técnica de fitagem
Esta é uma das técnicas de finalização de cachos mais utilizada no dia a dia pelas cacheadas e não é à toa: além de ser super prática, é rápida e pode ser feita no dia a dia sem ter que dedicar muito tempo, garantindo cachos definidos e com movimento. Para fazer a fitagem dos fios é muito simples, confira:
- Passo 1: após lavar os cabelos e remover o excesso de água com a toalha, separe o cabelo em mechas;
- Passo 2: varie o tamanho da cada mecha para ter cachos de diferentes espessuras;
- Passo 3: passe o creme de pentear para cachos, espalhando mecha por mecha, separando elas em fitas e enluvando uma por uma com os dedos;
- Passo 4: amasse as mechas em direção à raiz e deixe-as secar naturalmente.
Esse tipo de finalização é perfeito para quem está passando por uma transição capilar com duas texturas no cabelo, pois ajuda a disfarçar essas diferenças.
2. Finalização com técnica gringa rake and shake
O termo “Rake and shake” significa “esticar e balançar” e faz jus ao processo de finalização de cachos muito popular na gringa que vem ganhando o coração das cacheadas no Brasil após ser amplamente divulgado nas redes sociais.
Para você finalizar com o rake and shake é simples:
- Passo 1: após lavar o cabelo, seque-os com a toalha para remover o excesso de umidade e divida-o em mechas grandes;
- Passo 2: espalhe o seu creme de finalização nas mechas;
- Passo 3: enluve elas da raiz às pontas, fazendo o movimento de chacoalhar as mechas;
- Passo 4: em seguida, amasse elas e repita o processo por todo o cabelo;
- Passo 5: ao final amasse todo o cabelo, segurando por alguns segundos na posição e deixe secar naturalmente.
O resultado são cachos definidos, com movimento e leves! Além de ser fácil de fazer, você pode tesá-lo no seu dia a dia, comparando com a sua finalização de costume. Ah, e este tipo de finalização é ótima para cachos do tipo 3A e 3B e para quem tem cabelo mais curtinho!
Veja também: cortes para cabelos cacheados
3. Finalização clássica com dedoliss
Esta é uma técnica de finalização de cachos que dá mais trabalho e pode levar mais tempo, mas vale muito a pena para quem deseja garantir um resultado volumoso e definido no cabelo. Vamos ao passo a passo:
- Passo 1: após lavar os cabelos e estar com eles quase secos, separe-o em pequenas mechas;
- Passo 2: aplique seu creme finalizador mecha por mecha, enluvando elas com um pente ou escova do tipo polvo;
- Passo 3: pegue pequenas fitas de cabelo e enrole no dedo para dar forma ao cacho, sem esticá-lo;
- Passo 4: solte a pequena fita e vá para a próxima, repetindo o mesmo processo em todo o cabelo;
- Passo 5: deixe ele secar naturalmente e aprecie seus cachos perfeitos!
Esse é um tipo de finalização que fica perfeito em cachos do tipo 3C, que possuem uma curvatura mais acentuada que o tipo de finalização fitada ou rake and shake.
4. Finalização rápida com plopping
Você não tem muito tempo para finalizar o cabelo cacheado ou até mesmo se encontra com pressa para fazer isso? O plopping pode te ajudar! Além de acelerar a secagem do cabelo é uma finalização excelente para o tipo de cacho 3A e 3B. Aprenda a fazer:
- Passo 1: após lavar os cabelos aplique o creme de pentear sobre os fios ainda bem molhados;
- Passo 2: coloque uma toalha feita em 100% algodão ou uma camiseta sobre a cama;
- Passo 3: coloque os cabelos sobre ela (com a cabeça para baixo mesmo);
- Passo 4: enrole a toalha ou camiseta, fechando ela como e fosse um bombom, formando uma touca;
- Passo 5: deixe por volta de 1h, até os fios secarem um pouco;
- Passo 6: solte os fios e ajeite-os com os dedos.
Este método também é muito fácil e acelera o processo de secagem dos fios além de deixá-los definidos e sem frizz. Teste!
Bônus: Dicas extras para você ter com a finalização de cachos
Além de saber finalizar o cabelo cacheado, você deve sempre se atentar a cuidados extras para ter diariamente que irão garantir um cabelo definido e sem frizz.
Veja também: guia completo do cabelo cacheado
Saiba escolher a textura do seu creme finalizador
A textura do creme escolhido para a finalização dos cachos também faz toda a diferença: tem fios que pedem cremes com uma textura mais leve, como os cachos tipo 3A, já os mais encaracolados finalizam melhor com cremes mais pastosos e com uma textura mais grossa.
Os finalizadores com textura de gelatina e mousse são ideais para serem aplicados em cabelos ondulados, que pedem cosméticos mais leves apenas para definir as ondas.
Nunca penteie os cachos secos
Pentear os cachos secos é o primeiro passo para ter excesso de frizz! Em caso de cabelo embaraçado, opte por desfazer os nós no banho na etapa de condicionar os fios e penteie eles somente úmidos.
Durante o dia, você pode borrifar água e aplicar um creme de pentear para definir os cachos, ou apenas desembaraçar com o uso das pontas dos dedos.
Aposte nos óleos de finalização
O cabelo cacheado costuma ficar naturalmente mais ressecado devido à dificuldade que a água e vitaminas tem de chegar às pontas, deste modo, fazer o uso de um cosmético com óleo para realizar a hidratação e umectação dos fios é benéfico para os seus cuidados — uma dica é apostar em finalizadores e protetores térmicos para essa finalização!
Teste nossas dicas de finalizações e poste nas suas redes sociais nos marcando! Adoraremos ver o resultado!
Gostou deste conteúdo? Continue em nosso site e leia mais um conteúdo sobre haircare, conhecendo toda a linha de cuidados para o cabelo oficial da Océane!
Até mais!