blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cortes para cabelos cacheados: 5 opções para escolher!

Quer encontrar o corte para cabelo cacheado perfeito para a curvatura dos seus fios? Confira 5 tipos mais escolhidos pelas encaracoladas e inspire-se!

Redação Océane

07/02/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

mulher curtindo de olhos de fechado seu cabelo cacheado

Quem tem cabelo cacheado sabe que o corte certo faz toda a diferença na definição, volume e valorização da curvatura dos fios. E com tantas possibilidades de estilos, cada um com seu efeito diferente nas madeixas, pode ficar um pouco difícil decidir qual é a opção ideal na hora de passar a tesoura, não é mesmo?

Mas conhecendo bem os graus de curvatura que os fios encaracolados podem apresentar e conseguindo referências de cortes que os valorizam para se inspirar, a escolha se torna muito mais fácil!

Por isso mesmo, preparamos esse post com 5 ideias de cortes para cabelos cacheados, com opções que dão maior ou menor volume, além de dicas para você cuidar das madeixas e deixá-las sempre impecáveis.

Pronta para encontrar o match perfeito para seus fios? Vem com a gente!

Tipos de curvatura dos cachos

Um passo importante na hora de escolher cortes para cabelos cacheados é entender o grau de curvatura que seus fios apresentam. Classificado como tipo 3, o cabelo encaracolado possui fios que vão se mostrando mais volumosos a medida que aumentam seu grau de curvatura, dividida em:

comparativo dos cachos três A, três B e três C

  • 3A: raiz lisa ou ondulada com cachos de curvatura aberta que começa logo no início do comprimento. Fios mais grossos e pesados, com volume médio;
  • 3B: curvatura mais fechada que pode começar na raiz ou pouco depois dela. Maior volume e fios não tão grossos;
  • 3C: curvatura bem fechada (lembra o formato de mola) que se inicia na raiz. Os fios são finos e bem volumosos.

Conseguiu identificar em qual dessas três classificações seus fios se encontram? Agora é só decidir se você quer mais ou menos volumes nas madeixas, encontrando o estilo que mais reflete sua personalidade para escolher o corte perfeito!

Quais são os cortes para cabelos cacheados? Conheça 5!

Existem inúmeros estilos de cortes para cabelos cacheados por aí que, além de darem mais ou menos volume para os fios, podem te ajudar a refletir seu estilo com muito mais autenticidade.

Você é daquelas que gosta de um visual mais despojado? Ou prefere algo clássico e sofisticado? Que tal causar com um corte diferente e marcante? Seja qual for a sua resposta, com os 5 tipos de corte que trouxemos para você, com certeza, encontrará o tipo ideal para te valorizar por completo!

Corte degradê ou em camadas

O corte para cabelos cacheados estilo degradê, ou em camadas como também é conhecido, é um dos mais escolhidos pelas cacheadas por sua versatilidade. Ele funciona muito bem para todos os graus de curvaturas e ajuda a distribuir melhor o volume do cabelo por todo o seu comprimento.

Se você tem muito cabelo, ou os fios são grossos e pesados, e está buscando mais volume, esse corte é o ideal! Ele traz leveza e movimento para os fios, permitindo que você escolha a quantidade de camadas que desejar — lembrando sempre que, quanto mais camadas, maior será o volume.

Além disso, ele pode ser adaptado para diferentes comprimentos, dos longos aos curtos. Por isso, é uma opção segura para aquelas que querem começar a se aventurar de leve no universo dos cortes de cabelo ou procuram um visual mais clássico!

Shaggy hair

O shaggy hair é uma tendência que surgiu nos anos 70 e está de volta aos holofotes, trazendo um ar vintage ao look de quem opta por ele como corte para os fios cacheados.

Ele é caracterizado por franjas volumosas e bem definidas de comprimento médio ou longo em camadas, que envolvem a curvatura da face. O estilo pode ser aplicado em todos os graus de curvatura do fio encaracolado, mas deve ser feito a seco para não afetar o comprimento da franja.

Ele funciona muito bem para aquelas com formato de rosto comprido, pois ajuda a arredondá-lo um pouco. Além disso, esse estilo traz um ar jovial e excêntrico, sendo a opção perfeita se você quer apostar em um look que une o atemporal ao fashionismo.

Chanel de bico ou long bob

Os fios de curvatura mais aberta costumam se dar melhor com esse corte para cabelos cacheados, mas com a finalização certa, as mais encaracoladas também podem apostar no visual! Ele é curto atrás, normalmente rente à nuca, e mais comprido na frente, chegando no queixo.

O estilo curto e assimétrico é um dos preferidos daquelas que curtem um look moderno e prático, e você ainda pode brincar com ele, trazendo o ponto mais curto para a lateral ao invés do centro.

Outro ponto a destacar nesse corte é que ele ajuda a alongar o rosto, sendo ideal para aquelas com a face arredondada.

Corte pixie

Outra opção super prática de corte para cabelos cacheados é o pixie! O estilo curtinho, bem rente à raiz, é fácil de cuidar e pode ser feito em todas as curvaturas de fio.

Além disso, ele evidencia e valoriza os traços faciais, sendo ideal para aquelas que gostam de criar makes de impacto. Sem contar que ele também é uma ótima opção para trazer mais sofisticação e atemporalidade ao visual, funcionando muito bem em mulheres maduras.

Side cut

O side cut é uma das opções de corte para cabelo cacheado mais escolhidas por quem procura um look despojado. Ele é prático, ajuda a alongar o rosto, se adéqua bem a todos os tipos de cachos e também valoriza muito os traços faciais.

Porém, diferente do pixie, o side cut é mais ousado: as laterais são raspadas e o volume concentrado na parte de cima e atrás da cabeça podem formar um topete ou moicano. Se você quiser, ainda pode apostar em uma coloração diferente para deixar o visual ainda mais autêntico.

Cuidado com cabelos cacheados além do corte

Os fios encaracolados possuem mais tendência ao ressecamento e ao frizz, quando comparados ao tipo liso ou ondulado. Por isso, eles pedem cuidados além de apenas escolher o corte para cabelos cacheados ideal. Veja algumas práticas que você pode incluir na sua rotina de haircare para deixá-los sempre radiantes:

  • mantenha os fios sempre hidratados com os produtos para cabelo corretos, e aplicando óleo capilar no comprimento diariamente;
  • hidrate o cabelo com máscaras capilares periodicamente — você pode escolher a máscara ideal lendo este post aqui;
  • use touca ou fronha de seda para dormir — elas ajudam a diminuir o frizz.

Com o corte e os cuidados certos, seus cachos com certeza chamarão atenção por onde quer que você vá.

Curtiu o conteúdo? Aproveite para conhecer mais opções de cortes de cabelo conferindo nosso post sobre tendências de cortes e cores para o verão. Voltamos em breve com mais dicas de beleza e autocuidado!

compartilhe