Tranças para cabelo cacheado ou no cabelo crespo é uma aposta que não tem erro. Elas deixam o visual versátil, mais fácil de fazer a manutenção diária e ainda estão muito em alta.
Para apostar nesse visual, é ideal que seu cabelo esteja bem saudável, ou seja, que o cronograma capilar esteja em dia. Assim, o uso máscaras capilares para hidratação, nutrição e reconstrução deve ser rotina nos fios. Preparadas? É hora de se jogar no seu modelo de trança preferido!
Confira 5 opções de trança para cabelo cacheado e crespo para apostar. Tem modelos mais finos, mais soltos ou presos. Escolha a sua preferida e arrase. Vamos lá?
1. Gypsy braids
Quem ama um visual mais solto e natural vai se identificar muito com a opção de tranças gypsy braids. Esse modelo consiste em trançar parte do cabelo e deixar o restante solto naturalmente, com a curvatura natural do fio.
O legal é que ele pode ser feito tanto com o cabelo natural, como com a ajuda de extensores caso queira um cabelão e o seu esteja mais curto no momento. Um visual bem verão é apostar em pontas mais claras para contrastar caso você tenha uma raiz mais escura.
O importante caso você opte por esse tipo de trança é ter o cuidado diário de desembaraçar os fios que ficam soltos com creme de pentear ou leave-in. Assim, eles não vão formar nós que sejam impossíveis de serem desfeitos, tendo que optar pelo corte de mechas.
2. Nagô
A trança nagô também pode ser chamada de trança raiz. Como o próprio nome sugere, esse modelo é aquele que fica bem grudadinho na raiz do cabelo. Quanto mais fechada a curvatura do seu cabelo, mais ajustado o penteado fica.
Esse tipo de trança é aquela que usa mechas mais finas por vez, deixando o visual bem delicado. Assim, é possível fazer muitas tranças, uma do lado da outra, para destacar bem o trançado. Outra opção legal é fazê-las em apenas uma parte do cabelo, como nas laterais ou na parte de cima, sendo o trançado um detalhe no cabelo.
A trança nagô também permite que diferentes desenhos de trançado sejam feitos, como mais geométricos, irregulares ou outra forma que você gostar!
3. Jumbo
As tranças jumbo são feitas a partir de um material bem natural, que até se parece muito com um cabelo real. Por isso, ele é a escolha de muita gente! Esse tipo de trança pode ser incorporada em diferentes versões de trança, já que o nome vem, na verdade do material que é usado para criar um volumão.
Por isso, abuse dos modelos com o fio jumbo para uma aparência natural. Por ser bem levinho, o modelo também permite que você tenha um cabelo trançado bem comprido sem pesar na cabeça ou ser incômodo.
4. Box braids
Outro modelo bem famoso é são as tranças box braids. Aqui as tranças ficam bem encaixadas, ou seja, o cabelo é dividido em blocos quadrados e trançados com algum tipo de fibra sintética. Por ser tão trabalhada e dependendo da trancista, pode ser que o penteado demore até 12 horas para ser finalizado. É bastante tempo, mas vale a pena.
Quanto as fibras a serem escolhidas, há várias opções no mercado hoje em dia para escolher, como:
- Jumbo: para quem quer um visual natural, já que a fibra imita o cabelo natural;
- Kanekalon: para quem quer muito brilho e tranças finas;
- Lã: para quem quer apostar em uma trança colorida, com grande variação de cores;
- Crochê: para quem não quer se incomodar com o peso do cabelo, sendo muito levinha!
É importante ressaltar que esse tipo de trança não resseca e nem danifica o cabelo, se ele já estiver saudável, ok? Só trance se seu cabelo não estiver quebradiço.
5. Twists
A trança twist faz o uso de apenas duas mechas no lugar de três para fazer o trançado. Aqui elas são torcidas e unidas, para dar mais volume, usá-se a fibra marley.
Ela é ótima para quem está passando por transição capilar e deseja trançar o cabelo até que ele esteja mais uniforme com uma só curvatura, sem a parte alisada, sabe?
Como cuidar do cabelo trançado?
Para a sua trança durar o maior tempo possível de forma que fica bem linda e não danifique a saúde capilar, amiga, é imprescindível que você cuide muito bem dela, hein? Para isso, se liga só nessas dicas que trouxemos para você não esquecer:
- Durma com touca de cetim para as tranças não se desmancharem com a fricção da cabeça no travesseiro;
- Ao lavar o cabelo com shampoo, use o produto apenas no couro cabeludo, massageie e o enxágue bem;
- Caso tenha as pontas das tranças naturais, use também condicionador ao lavar;
- Opte por soluções oleosas para diminuir o frizz das tranças, como óleo de coco, argan e mirra;
- Não esqueça de fazer manutenção para refazer as tranças se necessário;
- Após um tempo, desfaça as tranças para o cabelo descansar da tensão.
Já escolheu a sua?
Agora é só optar por aquele tipo de trança que você mais se identificou. O legal é que é super possível você ir testando diferentes variações para sempre invar no visual, né? Afinal os estilos variam muito!
Outra forma de estilizar os cabelos de curvatura B, C e D é por meio de fitagem. Confira nosso conteúdo que conta tudo sobre essa técnica, suas vantagens e os tipos para você aplicar na sua rotina. Até lá!