blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

6 Truques para esfoliar o rosto com a Océane!

Como esfoliar o rosto? Qual os movimentos corretos? O que posso passar durante o skincare? Essas e outras dúvidas a gente te conta aqui. Acesse :)

Redação Océane

10/03/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Modelo sorridente passando esfoliante facial na testa e na bochecha

A esfoliação da pele é um skincare de limpeza profunda importante e saudável. Ele é capaz de remover as células e os tecidos mortos. Esse procedimento, estimula a produção de colágeno, aumenta a renovação celular, além de hidratar e fornecer um aspecto viçoso ao seu rosto.

Mas como nem tudo são flores, a esfoliação do rosto precisa ser realizada de forma cautelosa e com produtos corretos. Isso porque a esfoliação em excesso pode prejudicar a proteção natural, aumentando a proliferação de fungos e bactérias. Além de causar doenças inflamatórias, resultado do efeito rebote — deixando a pele ressecada e muito sensível.

Role a página e veja 6 truques para esfoliar seu rosto adequadamente e com produtos incríveis!

1.Passo a passo para esfoliar o rosto

Cada produto exige um procedimento específico, que vem descrito em sua embalagem. No entanto, alguns passos a passos são essenciais para realizar um processo de esfoliação eficaz. Veja uma rotina ideal para adotar:

  1. Higienize a face com um gel de limpeza e água morna — para remover as impurezas e abrir os poros;
  2. Aplique o produto com a pele úmida ou seca — veja as indicações no recipiente;
  3. Realize movimentos circulares suaves com o dedo — cuidado com as regiões mais sensíveis;
  4. Lave o rosto apenas com água;
  5. Por fim, utilize um tônico ou hidratante!

2. Conheça melhor os tipos de esfoliantes e seus benefícios

Existem três principais tipos de produtos esfoliantes, os físicos, químicos ou enzimáticos. É essencial entender as principais diferenças e características deles, para escolher a melhor opção para seu rosto!

embalagem de esfoliante facial em um refratário com o produto amarelinho

Esfoliantes físicos

Essas composições são as mais comuns no universo do skincare. Elas são formuladas por partículas granulares + compostos em gel ou creme. O procedimento de esfoliação ocorre pelo atrito entre essas substâncias e a pele. É o tipo menos agressivo e pode ser utilizado com maior frequência!

Esfoliantes químicos

Os esfoliantes químicos são produtos compostos por ácidos com alto potencial de renovação celular. Esse modelo de esfoliação é mais intenso, por isso após o procedimento é muito importante realizar a hidratação da pele. Também é imprescindível o uso de proteção solar!

Algumas dicas são: ácido glicólico, lático, málico e o salicílico. Todos são famosos por dar um aspecto incrível para a pele.

Esfoliantes enzimáticos

Os compostos enzimáticos são produtos de skincare que unem substâncias sintéticas e naturais. Eles atuam nas camadas mais externas do rosto, removendo as células mortas. É uma opção mais suave — super indicada para pessoas com peles sensíveis!

Algumas das combinações encontradas nesse produto são a bromelina, bambu, enzima de romã, abóbora e mamão. São ingredientes muito saudáveis para a pele!

3. Escolha o produto ideal para o seu tipo de pele

Apesar de ser um procedimento universal, você pode otimizar e potencializar sua esfoliação, utilizando produtos mais indicados para seu tipo de derme. Continue e leitura para ver qual tipo de produto é mais recomendado para você!

gel de limpeza esfoliante facial sobre uma pincelada do produto

Pele mista e oleosa

Pessoas com a pele mista e oleosa têm os poros mais dilatados, com maior produção de sebo e aspecto brilhante. Por essa razão é ideal optar esfoliantes em gel ou sérum. Além disso, é recomendado e adotar uma rotina com produtos mais potentes, como os químicos ou esfoliantes enzimáticos. Pois eles também auxiliam no combate da acne e oleosidade!

Pele normal e seca

Para as peles normais ou secas, os produtos em formato creme são perfeitos! Os rostos de quem tem pele normal ou seca tende a apresentar maior sensibilidade e um alto índice de ressecamento. Por isso, nesses casos os esfoliantes físicos e enzimáticos são as melhores soluções — pois são produtos mais suaves!

Também é possível optar pelas esponjas de limpeza, pois elas podem ser utilizadas diariamente, sendo ideais para peles sensíveis ou com alergias. Assim você garante uma renovação celular de forma menos agressiva!

4. Cuidado com o excesso de esfoliação

Apesar de ser um processo saudável para a pele, a esfoliação não pode ser realizada todos os dias! Se seu produto é físico ou enzimático, utilize-o no máximo duas vezes por semana, nunca em dias seguidos. Esse intervalo é importante para manter as substâncias protetoras da pele e evitar o efeito rebote — gerando ressecamento ou oleosidade excessiva.

Os compostos químicos precisam de uma pausa maior, de uma semana a um mês. Isso dependerá do tipo de ácido utilizado. É essencial ler as indicações de cada produto!

5. Aplique o esfoliante de maneira correta em seu rosto

Após escolher o produto de skincare ideal para sua pele. É importante aprender sobre como deve ser realizado o processo de esfoliação, principalmente a aplicação do produto.

  • Higienize o rosto limpo e mantenha-o umedecido;
  • Utilize as pontas dos dedos para aplicar o composto;
  • Realize movimentos circulares suavemente.

Cuidado com a pressão aplicada, para não irritar sua pele. Lembre-se de enxaguar apenas com água fria ou morna. Para a derme poder relaxar!

6. Realize uma esfoliação de rosto ideal para cada clima

A esfoliação pode ser realizada durante todo o ano. Você precisa apenas atentar-se ao tipo de substância e também a frequência de aplicação do procedimento.

A esfoliação do rosto no verão e primavera pode ser realizada de forma mais recorrente — não ultrapassando duas vezes por semana. Por se tratar de uma época mais quente, a pele tende a ficar mais oleosa e as impurezas aumentam significativamente.

Então sinta-se livre para realizar essa rotina de skincare nessas estações. Nunca se esqueça do protetor solar!

No outono e inverno o rosto tende a ficar mais seco e sensível, devido às temperaturas baixas e ventos gelados. Por isso, utilize os esfoliantes com menos frequência, uma vez na semana é o ideal. Caso sua derme esteja muito sensível, aumente esse intervalo para 15 dias. Sempre hidrate sua pele após a esfoliação!

A esfoliação do rosto é essencial para garantir a saúde e renovação da pele. Não há nada melhor que sentir sua derme macia e higienizada! Então aproveite e veja também algumas dicas de esfoliação corporal para o verão!

compartilhe