A era do contorno super marcado, daqueles que afinam o rosto e transformam a face, chegou ao fim. A tendência do momento — que, na verdade, vem chegando de mansinho há tempos — é o contorno natural.
Essa técnica veio de encontro com outras tendências de make, como sardas falsas e clean girl makeup, reforçando o visual simples e os traços naturais do rosto. E, claro, já tem até um nome todo chique pra isso: o soft sculpting, como as fashionistas gostam de chamar.
O visual é perfeito para a maquiagem simples do dia a dia, daquelas que a gente faz quando não tá a fim de desprender muito tempo, sabe? Para deixar tudo ainda mais prático, reunimos aqui os melhores truques. Confira!
1. Hidratação é o primeiro passo
A gente sempre fala por aqui que os cuidados com a pele podem fazer toda a diferença no resultado da sua maquiagem. Afinal de contas, quando a gente tá com a pele bem hidratada, a make fica com um acabamento mais uniforme e tende a durar mais.
Então, antes de sair passando contorno (seja em pó ou cremoso) nesse rostinho, volte duas casas e prepare muito bem essa pele com hidratante facial, combinado?
Você também pode gostar: Preparação de pele: passo a passo para não esquecer!
2. Entenda seu tom de pele
Independente do resultado que você queira, é essencial priorizar um tom de contorno mais escuro do que a sua pele. Afinal, a técnica brinca com um jogo de luz e sombras bem inteligente.
Entretanto nada de pesar a mão e escolher um tom muito escuro, hein? O truque é sempre optar por um ou dois mais escuros do que a sua pele, desde que esse tom não seja muito acinzentado ou vermelho.
#DicaOcéane: uma excelente opção é investir numa paleta de contorno. Assim, você tem mais opções para fazer sua make tranquilamente e até ajudar aquela amiga a se maquiar antes do rolê.
3. Dê atenção à textura do contorno
Tem gente que prefere contorno em bastão, outras que gostam mais do contorno em pó e, na real, não tem taaanta diferença assim entre um e outro se você aplicar direitinho.
O segredo mesmo é entender como cada textura age na sua pele. Para quem gosta de opções mais molhadinhas, é bom usar outros produtos cremosos para complementar a make, como o blush cremoso, garantindo um efeito mais natural.
Já para quem curte a praticidade do contorno em pó, basta apenas se atentar à quantidade de produto e à forma de aplicação, para não deixar pesado demais, nem com aquele aspecto de pó no rosto.
4. Domine as técnicas de esfumado
Anota aí: esfumar bem é o truque de qualquer make com cara de profissional. Isso porque quanto mais imperceptível ficarem as marcas de aplicação ou o contraste de cor, mais natural o resultado fica.
Se você ainda tem dificuldades nesse processo, vale a pena investir em um pincel de maquiagem com cerdas macias para facilitar e suavizar a transição de cores — seja no contorno ou mesmo no esfumado dos olhos.
5. Use a esponja para uniformizar
Fez tudo direitinho e ainda acha que o contorno ficou muito marcado? Calma! É só pegar uma esponja de maquiagem úmida e ir aplicando nos locais que deseja retirar o excesso de produto.
Além disso, a esponjinha também é uma boa pedida para a aplicação e uniformização de outros produtos líquidos ou em creme. É só molhar para expandir o tamanho e ir aplicando a maquiagem com batidinhas.
Esponja de Maquiagem
6. Aposte nos pontos de iluminação da face
Quem disse que o contorno se trata apenas de escurecer algumas regiões do rosto? Ele também pode (e deve) ser usado para iluminar pontos estratégicos da face, como o alto das maçãs e o centro do nariz.
Para entender um pouco melhor sobre a temática de iluminadores (que é super importante nesse contexto de luz e sombras), vale a pena conferir o post de onde passar iluminador. Tem várias dicas preciosas por lá!
7. Faça traços apenas na linha das maçãs do rosto
Isso mesmo! Antes, era comum fazer traços na região das mandíbulas, nariz, olhos e maçãs, mas hoje, como o objetivo é a naturalidade, você pode deixar isso um pouco de lado.
O ideal mesmo é fazer um traço de acordo com o formato das bochechas, seguindo aquele ossinho das maçãs do rosto em direção à orelha para conquistar um efeito mais difuso e minimalista. E, claro: esfume bastante para não ficar muito marcado.
Viu só? É bem simples conquistar esse efeito de contorno natural! Mas é claro que não precisa virar regra, beleza? Dá para usar essa técnica no dia a dia e, em ocasiões mais especiais, como eventos noturnos, apostar no bom e velho contorno marcado.
Para isso, a maquiadora e embaixadora da Océane, Nádia Tambasco, explicou o passo a passo de como fazer contorno em nosso blog. Te esperamos por lá!