Óleo de coco para a pele sim! Ele já é o queridinho de muita gente pelos benefícios que proporciona para a nossa saúde, mas você sabia que ele também tem várias outras funções, inclusive como produto de skincare? É isso mesmo, o óleo de coco traz ótimos benefícios para a nossa pele!
Ele faz uma camada de proteção que evita o ressecamento, descamação, coceira e rachaduras na pele. Mas apesar de não ter contraindicações para o uso, ele não deve ser incluído de qualquer forma na rotina, tá?
Dependendo do objetivo, o ideal é que ele seja um dos ingredientes ao invés ser passado diretamente na pele, em sua forma natural. Em outros casos, ele também deverá ser associado a outros produtos.
Sua pele é única, assim como você, portanto ela precisa de cuidados específicos. Ou seja, não confie nas instruções universais que aparecem por aí.
Quer saber para que o óleo de coco serve? Então vem que a gente te explica tudo certinho!
6 benefícios do óleo de coco para a pele
Nem só de rotinas complicadas de skincare se vive uma pele bem cuidada. Como já demos o spoiler, o óleo de coco é ótimo para dar aquele glow que amamos e nos ajudar em vários “setores”, mas vamos entender o porquê dessa perfeição?
Elencamos 6 benefícios de incluir esse produto na sua rotina de skincare, continue lendo para conferir.
1. É antibacteriano e antifúngico
O uso de óleo de coco pode prevenir algumas contaminações e infecções da pele ocasionadas por bactérias e fungos, devido às propriedades antimicrobianas do ácido láurico, presente no óleo.
Um ponto que geralmente a gente não lembra muito é que a acne é causada por uma bactéria. Ou seja, se o ácido láurico tem ação antibacteriana, quer dizer que ele também ajuda no controle da acne. Legal, né?
2. É anti-inflamatório
O óleo de coco tem ação anti-inflamatória. Isso significa que, além de melhorar a acne, também ajuda nas inflamações e dores causadas pelas dermatites. O ideal é passar uma camada fina do produto onde estiver inflamado e deixar que a pele o absorva naturalmente.
O primeiro passo para não deixar a situação agravar é buscar entender o que a desencadeou: foi um sabonete que costuma usar? Um perfume? Um caso de estresse?
Caso seja algum cosmético, suspenda seu uso imediatamente. No entanto, mesmo que não seja, quando a dermatite estiver mais atacada o ideal é não usar os shampoos e loções convencionais para deixar a pele respirar.
3. É antioxidante
Apesar do que muita gente acredita por aí, o óleo de coco não auxilia na produção de colágeno. No entanto, uma coisa é certa: ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, devido sua função antioxidante e hidratante, que protegem a pele contra a poluição e raios UV.
4. Demaquila a pele
Sim, o óleo de coco também tira a maquiagem! Para deixar tudo limpinho, as pessoas colocam um pouco do produto em uma toalha de algodão e passam no rosto. O risco é o excesso de óleo de coco desencadear a pele oleosa, então fique atenta e sempre opte por produtos de limpeza facial.
5. Hidrata a pele
Benéfico principalmente para pessoas com pele seca, ele é um ótimo hidratante tanto para o rosto quanto para o corpo. O óleo de coco clareia a pele, enquanto mantém a barreira natural dela e a saúde do tecido, além de promover sua cicatrização.
Por ser um hidratante concentrado, pode até ser usado como pós-sol depois de uma exposição prolongada ao sol, pois acalma e regenera a pele.
Hidratante
6. Esfolia a pele
Mais um benefício para a conta! O óleo de coco é ótimo para esfoliar toda a pele, claro que quando ele é um ingrediente da máscara as propriedades esfoliantes ficam amenizadas. Inclusive, você pode ter lábios lindos e saudáveis combinando a esfoliação labial, com hidratantes labiais e máscara de coco.
Pode usar óleo de coco em todas as peles?
Sim, com uma ressalva: recomendamos usar hidratantes com óleo de coco, não o produto puro.
O que muda para cada tipo de pele é apenas a forma que você passará. Em peles normais, ele pode ser usado 1 vez por semana. Mas se a sua for oleosa ou acneica, é bom misturar o produto com alguma máscara secativa e usar apenas a cada 15 dias.
Nos casos de peles muito secas, pode ser necessário misturar a máscara com o óleo vegetal com algum outro hidratante. No entanto, o ideal é conversar com o seu dermatologista para uma recomendação mais personalizada para o seu tipo de pele, combinado?
Os pés também precisam de hidratação!
Como vimos, o óleo de coco é um ativo multifuncional. Mas você sabia que, além de poder ser usado no rosto, corpo e cabelo, ele também pode ser usado para a hidratação e esfoliação dos pés? A nossa Máscara Esfoliante Para Pés com Óleo de Coco usa o esse ativo como ingrediente principal para deixar seus pés super saudáveis e macios. Vale a pena experimentar!
Aproveite e leia também nosso post super completinho sobre o óleo de tea tree, outra poderosa substância natural que podemos incluir em nossa rotina de skincare!