Em um mundo repleto de compromissos e obrigações, muitas vezes tendemos a ignorar os sinais que nosso corpo nos envia.
Esses sintomas podem ser a maneira do nosso organismo nos dizer que algo não está indo bem e que precisamos prestar mais atenção aos processos internos que estão acontecendo.
O que comemos, sentimos e pensamos, desempenha um impacto direto na manutenção da nosso corpo.
Umas das formas do nosso corpo nos dizer que algo precisa de atenção ou não vai bem, antes mesmo de observamos alterações expressivas em exames, é por meio dos sinas e sintomas.
Porém, precisamos estar atentos a essas mensagens que podem ser expressadas de algumas formas como:
- Dores de cabeça;
- Cansaço constante;
- Queda de cabelo;
- Unhas mais fracas;
- Dificuldade de ir ao banheiro;
- Acne;
- Irritação;
- Cólicas intensas;
- Formigamentos.
Por exemplo, a falta de água, pode impactar nas dores de cabeça, cansaço constante e formigamentos.
Assim como a carência de alguns nutrientes como o magnésio, também pode contribuir para o aparecimentos desses sintomas.
É importante avaliar no dia como está a sua ingestão de água, a qualidade das refeições que você tem feito, se há presença de alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.
Cansaço persistente e falta de energia
Uma das formas mais óbvias que o corpo usa para sinalizar a falta de nutrientes é a fadiga persistente.
Se você se sente constantemente cansado, mesmo após uma noite de sono adequada, isso pode indicar deficiências nutricionais.
A falta de nutrientes essenciais, como Vitaminas B12, Ferro, Vitamina D, podem afetar diretamente a produção de energia em nível celular, resultando em cansaço constante.
Além de carências é importante falar sobre excessos, como refeições ricas em açúcares, carboidratos, com pouca fibra e proteínas. Por uma relação de estímulo de insulina, isso pode provocar aquela sensação de sonolência logo após a refeição, contribuindo para o cansaço ao longo do dia.
Mudanças na Pele, Cabelo e Unhas
Eu falo para as minhas pacientes, além da saúde do intestino, as unhas e saúde dos fios também podem dizer muito sobre o que esta acontecendo internamente.
Pele seca, acneica, e até mesmo a queda de cabelo podem ser indicativos de falta de nutrientes como vitamina A, vitamina E, Vitamina C, Zinco, Vitaminas do complexo B, ferro e falta de hidratação.
Alterações de humor, sono e concentração
O nosso estado emocional muitas vezes reflete nossa saúde interna. Deficiências de nutrientes podem afetar os neurotransmissores e hormônios que regulam nosso humor e sono.
E ai já viu, né? Uma coisa puxa a outra, um sono ruim pode levar ao aumento do estresse, alterações hormonais, necessidade de consumir mais estimulantes (energéticos, cafés…). A ansiedade pode impactar na concentração, nas preferências alimentares e por aí vai.
Nesse caso alguns nutrientes são muito importantes:
- Vitamina B12;
- Ômega-3;
- Vitamina D;
- Magnésio;
- Vitamina B6.
Assim como nas mudanças de pele, que comentei acima, neste caso de alterações de humor a falta de hidratação e excesso de alimentos açucarados também pode interferir na regulação desses sintomas.
Distúrbios digestivos constantes
”Ah mas desde criança eu tenho intestino preso, a minha família inteira é assim!’ Será que não tem solução? Será que não esteja faltando nada?
Problemas digestivos, como constipação, diarreia, inchaço e indigestão, podem ser uma indicação de que seu corpo está carente de nutrientes essenciais.
Neste caso, não podemos ter uma visão tão simplista, todos os nossos órgãos estão conectados. Muitas vezes alterações hormonais podem também contribuir para piora desses quadros, mas antes é importante entender se não há carência ou excesso de algo, proveniente da alimentação.
Uma dieta pobre em fibras pode comprometer a saúde do seu sistema digestivo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado uma ingestão diária mínima de 25 gramas de fibras para adultos.
Para atingir a recomendação diária de 25 gramas de fibras, inclua uma variedade de alimentos ricos em fibras em sua dieta:
- Cereais Integrais: Aveia, quinoa, arroz integral.
- Leguminosas: Feijões, lentilhas, grão-de-bico.
- Frutas: Pêras, maçãs, laranja.
- Vegetais: Brócolis, vagem, espinafre.
- Sementes: Chia, linhaça, sementes de abóbora.
- Castanhas: Amêndoas, nozes, castanhas.
- Fibras em Pó: Psyllium.
Escute os sinais do seu corpo
Escutar os sinais do seu corpo é fundamental para manter uma boa saúde e o equilíbrio em todos os sistemas .
Se você reconhecer algum desses sinais que conversamos até aqui, pode ser um bom momento para revisitar alguns hábitos alimentares, rotina matinal, noturna, de exercícios, momentos de pausa e lazer, que vão ser importantes para que o seu corpo trabalhe da melhor forma.
Conforme vamos atrelando novos hábitos, os sinais começam a aparecer, nem sempre o nosso corpo vai emitir sinais ‘’ruins’’, quando as mudanças acontecem. Mesmo com pequenos ajustes, pode ser que você comece a notar a melhora na disposição, aos poucos o sono ir regulando, os cabelos mais fortes, unhas sem descamar, intestino funcionando melhor, pele com mais brilho, por aí vai…
Vale lembrar que você não precisa fazer isso sozinha, identifique os sinais e consulte um profissional para te ajudar.
Beijos, até a próxima!!
Gostou desse post? Confira como a alimentação afeta a nossa pele.