O leave-in é um produtinho essencial para os cuidados das madeixas! Ele é um dos responsáveis pela etapa de finalização, onde buscamos potencializar a hidratação, evitar o frizz e proteger os fios contra os agentes externos.
Com esse cosmético é possível cuidar de cabelos cacheados, lisos ou com procedimentos químicos — é um verdadeiro coringa capilar que você precisa adotar em sua rotina. Então continue a leitura e entenda mais sobre os benefícios desse queridinho!
1. Proteção térmica
A proteção térmica é uma das funções do leave-in, ou seja, com ele os seus fios estarão protegidos sempre que utilizar aparelhinhos como a chapinha, secador e modelador de cachos. A fórmula do produto gera uma camada que preserva contra o superaquecimento, evitando que ele resseque e fique fragilizado.
2. Película protetora de substâncias
Esse cosmético também protege os fios capilares contra os poluentes do ar que podem danificá-los. Após o processo de lavagem das madeixas com shampoo e condicionador — bem bonitinho —, seu cabelo fica livre das impurezas.
Mas com o passar dos dias, ele acumula poeira, oleosidade e os tão temidos contaminantes do ar. E qual o papel do leave-in nessa história? O produto age criando uma película que ameniza a passagem de sujeiras para seu cabelinho!
3. Cabelos mais saudáveis
Além da proteção, esse querido cosmético trata, nutre e restaura os fios! Com ingredientes como pantenol, óleo de macadâmia, quinoa, semente de linho, glicerina e outros — o leave-in deixa seus cabelos mais saudáveis, brilhantes e cuidados.
Você ainda pode uni-lo a um reconstrutor capilar para intensificar o resultado: é tudo de bom!
4. Ativação da curvatura
Essa fórmula também é ótima para ativar e modelar cachos. Ela é tipo um creme de pentear, mas com uma consistência bem levinha. Com esse efeito você pode utilizá-la em para finalizar suas madeixas cacheadas ou onduladas da maneira como preferir!
5. Desembaraço sem quebrar o fio
Outro benefício desse produtinho é que ele pode ser utilizado após o uso do condicionador — antes de secar — para ajudar no momento de pentear as madeixas. É muito importante usar algum cosmético nessa etapa para evitar que os fios quebrem e arrebentem.
Ou seja, o leave-in solta os nós, reduz o atrito da escova ou pente com o cabelo e deixa ele bem mais macio!
6. Controle do frizz
Esse cosmético também é perfeito para controlar o tão temido frizz que surge nas madeixas. Com seu poder hidratante e nutritivo, o protetor capilar conserva a umidade interna dos fios evitando que eles se rebelem. Você ainda pode fazer uma combinação de leave-in + óleo finalizador para potencializar o efeito antifrizz!
7. Sela as pontas do cabelo
A selagem das pontas é essencial para manter os efeitos positivos dos produtinhos capilares, ativos no cabelo. Quando lavamos nossas madeixas, as cutículas são abertas pelo shampoo para que as sujeiras possam ser removidas e os nutrientes dos cosméticos adentrem o interior dos fios.
Ao final do processo de higienização e de nutrição, os fios precisam ser selados. A combinação de condicionador + leave-in é perfeita para garantir essa ação!
8. Proteção contra os raios UVA e UVB
Por fim, o leave-in também tem o poder de proteger as madeixas contra os raios nocivos do sol. Essas radiações podem enfraquecer, ressecar e desbotar os fios. Essa ação é perfeita para quem fica muito tempo exposto ao sol ou para quem está montando sua nécessaire para pegar uma praia ou piscina!
Esse produtinho é o famoso tudo em um: se você ainda não usa, pode apostar que é sucesso!
Como usar o leave-in?
Para usar o protetor capilar sem enxágue, siga as seguintes etapas:
-
Lave o cabelo com um shampoo, repetindo o processo pelo menos 2 vezes;
-
Aplique o condicionador nas pontas e no comprimentos dos fios — deixe-o agir pelo tempo indicado;
-
Enxágue as madeixas e tire o excesso da umidade com uma toalha;
-
Deposite uma quantidade de leave-in na palma das mãos e espalhe pelos fios — evitando a raiz;
-
E prontinho, temos um cabelo protegido, nutrido e cuidado!
Você também pode combinar os efeitos com máscaras capilares, óleos finalizadores, restauradores e os modeladores de cachos. Assim, você conquista uma ação mais potencializada de todas as fórmulas!
Qual a diferença entre protetor térmico e leave-in?
O leave-in contém mais funções do que o protetor térmico! Além da preservação contra o aquecimento dos fios, ele também ajuda a hidratar, modelar, nutrir, controlar o frizz e outras ações. São cosméticos coringas que entregam vários benéficos para as madeixas!
A tecnologia do leave-in é ideal para incluir em qualquer rotina capilar! Com sua aplicação universal, ele pode ser encontrado em versões especiais para cabelos lisos, cacheados, ondulados, crespos, loiros, com química e outros.
E aproveitando que estamos falando sobre produtinhos de cabelos, leia também nosso post sobre 7 cuidados essenciais para quem tem madeixas tingidas. Aprenda a montar um cronograma capilar bem completinho e arrase.