blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como clarear as axilas? 5 passos para fazer em casa

Limpar a região, fazer esfoliação regularmente e hidratar as regiões escuras são formas de como clarear as axilas. Descubra como fazer em casa!

Redação Océane

19/04/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

axilas de uma mulher

axilas de uma mulher

Se você é amante da estética, temos certeza que um dos seus desejos para o gênio da lâmpada seria clarear a virilha, as axilas ou as olheiras, acertamos? Spoiler: você não precisa de uma figura mística para isso, é possível suavizar os tons escuros dessas áreas naturalmente e, o melhor, em casa!

Para suavizar a pigmentação da região subaxilar, é necessário aprimorar alguns cuidados diários com a pele do local e aderir a produtos com ativos uniformizadores, como ácido glicólico e vitamina C. Selecionamos cinco passos simples de como clarear as axilas, vem descobrir!

1. Faça esfoliação regularmente

O primeiro passo para uma axila clarinha é esfoliá-la de uma a duas vezes por semana¹. Essa etapa ajudará a promover a renovação celular, a limpar a superfície local, a melhorar a absorção de outros produtos (como o hidratante que falaremos a seguir) e a prevenir pelos encravados.

Use esfoliantes corporais para essa etapa, prefira produtos com fragrâncias suaves que tenham partículas finas para evitar irritação na área. Além disso, opte por ingredientes calmantes, por exemplo, camomila, aloe vera e extrato de aveia.

Na hora de realizar essa fase, siga os mesmos passos de uma esfoliação corporal completa. Ah, fique despreocupada se você tem uma rotina agitada, essas etapas são rápidas e super relaxantes, sendo assim, é possível incluí-las na rotina facilmente.

creme esfoliante

2. Hidrate a região todos os dias

Uma pele saudável é uma pele hidratada, e isso vale para todas as partes do corpo, inclusive as axilas. O simples ato de passar um creme na região auxiliará na prevenção do ressecamento, na melhora da textura da derme, na diminuição da irritação e na melhora da aparência.

Hidrate a pele da região com hidratantes corporais ou itens próprios para essa área, sempre busque formulações que contenham ativos clareadores, como ácido glicólico, ácido ascórbico (famosa vitamina C), niacinamida e ácido kójico¹. Realize essa etapa diariamente.

creme de hidratação

3. Tome cuidado ao depilar a área

Embora todo nosso corpo seja coberto por pele, existem áreas mais sensíveis, como as olheiras e as axilas, que exigem cuidados específicos. No caso da região subaxilar, temos que tomar cuidados ao depilar essa área para evitar irritações e inflamações. Além disso, uma depilação agressiva é capaz de ocasionar a hiperpigmentação, deixando as localidades mais escuras.

Uma solução eficiente é pleitear formas menos agressivas para depilar a área, como a depilação a laser¹. Caso você opte por retirar os pelos com lâminas, selecione ferramentas de qualidade, mantenha elas sempre higienizadas e descarte quando ficarem velhas.

4. Use produtos clareadores

Os produtos clareadores são essenciais para quem deseja descobrir como clarear as axilas, existem vários no mercado: cremes, loções, séruns, desodorante e máscaras. Na hora de comprar o seu, fique atento aos ingredientes da composição, é essencial ter ativos clareadores, como:

  • Vitamina B3;
  • Ácido glicólico;
  • Ácido salicílico;
  • Ácido elágico;
  • AHAs;
  • Ácido tranexâmico;
  • Phe-resorcino.

Embora sejam muito eficientes, somente os cosméticos clareadores são incapazes de fazer o milagre sozinho. Por isso, some eles aos demais cuidados que citamos: limpeza, hidratação e depilação adequadas. Além disso, os resultados surgem gradualmente, portanto, seja paciente e continue o processo!

5. Consulte um dermatologista

Cada pessoa tem particularidades a depender do tipo de pele, e isso pode alterar os resultados na hora de clarear as axilas, por isso, a maneira mais assertiva para realizar esse processo é consultando um especialista em dermatologia para avaliar e personalizar o seu tratamento¹.

Tem como clarear as axilas rápido?

Sabemos que bate aquele desespero ao olhar no espelho e notar a hiperpigmentação nas cavidades abaixo do braço, principalmente quando temos um evento importante para ir. Infelizmente, não existe uma solução caseira que uniformize as cores do dia para noite.

Atualmente, existem tratamentos estéticos que amenizam as manchas, sendo os peelings químicos e físicos ótimas opções¹. Entretanto, se a sua ideia é tratar as axilas escuras em casa, a melhor saída é seguir os passos que citamos acima. Reiteramos que a consulta ao dermatologista é uma ótima alternativa para quem deseja garantir maior eficiência no tratamento.

Quais fatores deixam as axilas escurecidas?

A produção elevada de melanina é um dos principais fatores que causa as axilas escuras, portanto, podemos considerar que é normal essa região ter tons desiguais na pele. Esse fator genético pode ser atenuado por outros agentes, como a depilação agressiva, o atrito constante e as irritações¹.

O processo é simples: quando a pele do famoso sovaco é agredida, ela reage gerando um processo inflamatório que, por sua vez, gera a hiperpigmentação. A melhor solução para isso é tomar cuidado com a forma que depila a localidade e manter uma rotina de cuidados específicos para essa área.

Agora, você já sabe como clarear as axilas, por aqui, mostramos os passos e os cuidados para uniformizar os tons dessa área sensível do corpo. Aproveite para descobrir dicas para melhorar o visual das olheiras. Nos vemos no próximo conteúdo, até breve!

Referências

¹ COMUNICAÇÃO, V. Escurecimento da axila: como evitar e tratar? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/escurecimento-da-axila-como-evitar-e-tratar/>. Acesso em: 8 abr. 2024.

compartilhe