Você pode conhecê-la por vários nomes, como espinha interna, acne inflamatória ou espinha inflamada. Independentemente da nomenclatura, estamos nos referindo ao mesmo problema: aquela vermelhidão chata que incomoda e interfere no aspecto visual de todo o nosso rosto.
A espinha inflamada passa pelo mesmo processo de surgimento do que a acne, no qual os poros ficam obstruídos por impurezas, sebo e células mortas. Por aqui, desvendaremos como identificar, causas e tratamentos para dizer adeus às acnes inflamatórias, confira!
Como identificar uma espinha inflamada?
A acne inflamatória não tem aquela parte branca que fica visível nas espinhas convencionais, sendo assim, tudo o que podemos ver são as inflamações internas, que podem ser sentidas e vistas como:
- Inchaço na região;
- Desconforto e sensibilidade;
- Coceira na área;
- Vermelhidão;
- Ardência ao entrar em contato com cosméticos;
- Presença de pus em casos mais delicados;
- Dor no local.
O que leva uma espinha a ficar inflamada?
Existem vários mitos sobre as espinhas, mas a verdade é que as causas para o surgimento de uma acne são variáveis e muitas delas você já deve conhecer: obstrução dos poros com sebo, células mortas e impurezas, proliferação de bactérias, inflamações, alterações hormonais, fatores genéticos e estresse.
É frequente ter vários episódios de surgimento de uma ou mais acnes internas no rosto. Nesses casos, seguir uma rotina de cuidados com o seu tipo de pele e construir hábitos saudáveis são verdadeiros salvadores quando o assunto é interromper essa frequência.
Tem como acabar com espinhas interna rapidamente?
Acabar com a espinha interna pode ser desafiador, já que as lesões estão localizadas apenas na parte interna do rosto. Mas calma, difícil não quer dizer impossível, viu?
A melhor escolha é investir em produtos secativos, como adesivos com ácido salicílico e loções secativas que unem poderosos ativos, como ácido salicílico, cânfora e calamina.
Além disso, vale reforçar aquelas dicas bem populares: não coce, não esprema e não tampe a região. Caso o incômodo seja grande, faça uma compressa quente com água e reforce a limpeza da derme nesses dias. Por fim, não se esqueça do protetor solar, claro.
5 passos para tratar espinhas inflamadas
Manter uma rotina de cuidados com a pele do rosto é essencial para tratar e prevenir o surgimento de todos os tipos de acne. Por isso, siga os passos primordiais do skincare facial diariamente, sendo a limpeza, a hidratação e a proteção primordiais. Selecionamos passos personalizados para você cuidar da acne inflamada em casa. Já se prepare para printar todas essas dicas incríveis!
1. Faça uma limpeza suave no rosto
A limpeza não pode ficar de fora da sua rotina se você quiser se livrar, de uma vez por todas, das acnes internas. Isso ocorre porque o surgimento das espinhas está relacionado com a obstrução dos poros, seja por células mortas ou outras impurezas.
Aliás, essas sujeiras impedem a passagem natural de sebo, o que faz com que esse óleo fique acumulado. O resultado você já conhece: espinhas. E a limpeza impede que toda essa sujeira se acumule nos poros, evitando a formação de inflamações.
Você pode explorar técnicas do skincare coreano para potencializar a higienização da face, como o double cleansing. Esse método usa duas etapas de limpeza, uma com um limpador à base de óleo e outra de água.
2. Aplique compressas quentes no local
As espinhas são tudo de ruim, a gente sabe. Afinal, prejudicam o visual do nosso rosto e causam um baita desconforto na região. Para melhorar esse incômodo, existe uma solução caseira e bem prática: a compressa quente de água.
Basta deixá-la em cima da lesão cutânea que a mágica acontece. Além do alívio da dor, essa etapa ajuda a aumentar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e prevenir as infecções, pois o calor é capaz de matar as bactérias presentes na área lesionada.
3. Use produtos de skincare com ácidos específicos
Os ativos de skincare são como super-heróis para o nosso rosto, porque são ingredientes que contêm propriedades específicas para cuidar dessa parte da pele. No caso das espinhas, os melhores ácidos são:
- Ácido salicílico: dissolve o excesso de óleo e as células mortas da pele;
- Ácido glicólico: remove as células mortas e desobstrui os poros;
- Ácido azelaico: reduz a proliferação de bactérias associadas à acne e diminui a inflamação;
- Ácido hialurônico: previne a produção excessiva de sebo e equilibra a hidratação da derme;
- Ácido retinoico: regula a renovação celular e previne a obstrução dos poros.
4. Hidrate a pele todos os dias
Talvez, você nem sinta, mas sua pele perde hidratação todos os dias, isso ocorre porque existem inúmeros agentes naturais que sugam a água da nossa derme. A poluição, a exposição ao sol e o clima seco são ótimos exemplos disso.
Por isso, é essencial hidratar a pele diariamente, mesmo as acneicas e as oleosas. Os melhores hidratantes faciais têm composições poderosas que equilibram a produção de sebo, previnem a obstrução dos poros, mantêm a saúde da barreira cutânea e reduzem as inflamações do rosto.
5. Evite espremer as inflamações
Essa você já está cansado de saber, mas também apostamos que continua fazendo, não é? Espremer as espinhas agrava muito a inflamação, por isso, contenha esses dedinhos se quiser se livrar da acne inflamatória. Além disso, apertá-las pode propagar a infecção e gerar riscos de cicatrizes.
Siga as dicas que comentamos antes: faça compressas quentes, redobre os cuidados com a derme e use produtos faciais antiacne. Caso a inflamação continue, busque ajuda médica, em alguns casos, é necessária a ingestão de remédios orais para tratar as lesões.
Como evitar ter espinhas no rosto e no corpo?
A forma mais eficiente de evitar as espinhas é com uma rotina de cuidados com a pele — e sim, o skincare vale para rosto e corpo. Dessa forma, você fornecerá todos os ingredientes que a derme precisa para ficar radiante. Além disso, manter uma rotina de hábitos saudáveis ajuda e muito, portanto, faça exercícios regularmente e preze por manter uma alimentação balanceada.
Chegamos ao fim deste post sobre espinha inflamada, por aqui, você descobriu o que é, como tratar e evitar a acne interna. Aproveite para conhecer as melhores combinações de ativos de skincare para cada tipo de pele. Nos vemos no próximo conteúdo, até lá!