blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Yoga em casa: o que precisa, como fazer + dicas simples

Redação Océane

21/11/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

pessoa com cachorro na perna

A Océane já te mostrou como meditar sozinha e, agora, você quer explorar novas técnicas relaxantes sem sair do conforto do seu lar, não é? Então, o yoga em casa é a solução perfeita para você! Essa prática milenar tem o intuito de unir o nosso corpo, mente e espírito, aumentando a sensação de relaxamento e aliviando o estresse, enquanto amplia a força muscular e fortalece o sistema imunológico.

Acredite, fazer yoga em casa é muito mais simples do que você imagina e nem precisa de tantos acessórios assim. Separe um horário e um lugar silencioso para realizar essa tradição. Venha descobrir como fazer isso, let’s go!

pessoa fazendo yoga pelo notbook

O que é necessário para praticar yoga em casa?

O principal, e indispensável, item de que você necessita para realizar essa disciplina é o tapete de yoga. Ele nada mais é do que um objeto acolchoado que traz uma série de benefícios. A base antiderrapante ajuda a mantê-lo no lugar enquanto você realiza as posturas (asanas); além disso, é confortável para amortecer o impacto corporal durante a sessão.

Outros produtos de bem-estar podem ser necessários, como garrafas de água, rolos de yoga e bolsa para acomodar os objetos quando não estiver usando, ou mesmo transportá-los entre os cômodos. Escolha uma roupa confortável para fazer a prática relaxante em casa e fique descalça para se conectar com o solo e liberar a tensão nos pés também.

5 passos para fazer yoga em casa

Viu como não é um bicho de sete cabeças realizar uma sessão de yoga em casa? Agora, com tudo em mãos, vamos partir para a ação de começar nossa aula. Selecionamos cinco passos descomplicados para começar; saiba quais são:

1. Crie um ambiente acolhedor e aconchegante

Pense em um local da casa que seja mais silencioso; esse é o melhor cômodo para praticar yoga. Existem diferentes recursos para deixá-lo mais aconchegante, como músicas, perfumes e pontos de iluminação. Escolha músicas tranquilas, por exemplo, sons de natureza e ambientais que te deixem confortável. Opte por frequências suaves que relaxam e não aceleram o coração, combinado?

O olfato pode ser induzido ao relaxamento através de fragrâncias de óleos essenciais, como lavanda, sândalo, menta, eucalipto, laranja-doce, tea tree, rosa, jasmim, cedro e hortelã com pimenta. A maneira mais eficiente de espalhar esses perfumes é usar o difusor de aromas corretamente. É simples e prático para seu yoga!

Óleos Essenciais

2. Realize movimentos de aquecimento corporal

Temos certeza de que você já fez algum tipo de exercício antes, seja musculação, crossfit ou mesmo uma corrida. Antes de começar qualquer um desses exercícios, alguém te alertou sobre a importância de aquecer o corpo, e no yoga em casa não é diferente, viu? É extremamente necessário realizar essa etapa para aumentar a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio, enquanto prepara os músculos e as articulações. Isso evita lesões.

Sente-se no seu tapete de yoga, cruze as pernas e acomode os braços acima delas. Respire fundo, controlando o tempo de inspiração e expiração; siga as premissas e as etapas do mindfulness. Repita isso por três a cinco minutos. Depois, solte o corpo e realize movimentos circulares suaves no pescoço, pulsos, tornozelos e ombros.

3. Escolha posições simples para começar

Há vários movimentos do yoga que podem ser realizados em casa; é importante sempre considerar o seu nível de conhecimento corporal, flexibilidade e limitações. Inicie por asanas mais simples e básicas: Tadasana, Dhanurasana, Sukhasana, Vrikshasana, Balasana, Adho Mukha Svanasana, Bhujangasana, Setu Bandhasana e Viparita Karani.

pessoa fazendo yoga em casa

4. Respire profundamente e foque no agora

É tão fácil dispersarmos quando estamos fazendo atividades cotidianas, não é? A ideia do yoga caminha no oposto dessas práticas rotineiras. A tradição aconselha trabalharmos a atenção plena através da respiração profunda. Para isso, encontre uma postura confortável, feche os olhos e respire profundamente; inspire e expire no maior tempo que conseguir, mas sempre priorizando o seu conforto, tá?

Outra dica aqui é focar nas sensações corporais. Sinta os sinais do seu corpo relaxando completamente, o ar que entra e sai do seu pulmão e os perfumes dos óleos essenciais que pairam no ar. Além disso, observe os pensamentos sem julgamento; deixe-os chegar e ir embora como água na correnteza.

5. Finalize com a Savasana para alcançar o relaxamento completo

A Savasana é a postura do cadáver. Embora o nome seja meio assustador, a posição é muito simples: você fica deitado de costas, com os pés afastados e as palmas das mãos voltadas para cima. A simplicidade não faz jus ao poder que essa asana tem; afinal, a colocação permite que o corpo relaxe por completo. Uma excelente forma de concluir a aula de yoga em casa!

Dicas para tornar essa experiência única

Tudo que está bom pode, sim, melhorar e a gente vai te contar como fazer isso. A Océane selecionou algumas dicas para você colocar em prática aí na sua casa para realizar a aula de yoga sem complicação. Venha conosco.

Crie uma iluminação especial para transformar o ambiente

Explore todos os sentidos durante o seu momento de autocuidado, inclusive o visual. Prefira um ambiente levemente iluminado; dê preferência às luzes mais suaves e coloridas. É possível usar várias cores para absorver diferentes sensações durante a sessão. Os tons quentes transmitem a sensação de energia, acolhimento e vitalidade. Alguns exemplos são amarelo, laranja e vermelho.

Já as cores frias repassam sensações de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a diminuir a tensão. Aplique iluminações diretas ou indiretas em roxo, violeta, azul ou verde para alcançar esse objetivo. Você também pode incorporar velas aromáticas para ampliar o aconchego no ambiente.

vela aromatica

Explore aulas online e aplicativos de yoga em casa

Existem vários recursos audiovisuais que ajudam a guiar a sua sessão de yoga em casa. Há aplicativos e vídeos nas redes sociais onde são apresentadas as técnicas de execução para replicar. Essas demonstrações ajudam muito na hora de realizar os movimentos corretamente para alcançar o principal objetivo da prática: a conexão entre mente e corpo.

E aí, já está preparada para realizar yoga em casa? Aproveite esse momento para se desconectar do mundo e focar em você. Escolha um horário para fazer essa prática cotidianamente, como na morning routine. Nos vemos no próximo conteúdo, até logo!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos oleos essenciais

bem-estar océane

adicione rituais de bem-estar na sua rotina