blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cabelo de praia: 10 dicas para cuidar das madeixas

O cabelo de praia sempre fica um pouco mais ressecado, né? Então, para te ajudar listamos alguns cuidados para ter antes, durante e depois da praia. Veja!

Redação Océane

01/02/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

mulher de costas em uma praia

10 dicas de cuidados com o cabelo de praia — antes, durante e depois

Sol, areia, água salgada… tem coisa melhor do que aproveitar o verão na praia? A gente ama! O único problema é que depois de tudo isso, as nossas madeixas tendem a ficar ressecadas e precisam de um cuidado extra para se recuperar.

Mas relaxa! Dá para minimizar os impactos e ficar um hair beach lindo. Continue lendo o post e confira as dicas que preparamos para você cuidar do seu cabelo quando estiver na praia e, também, quando retornar de viagem.

finalizadores de cabelo

Antes de entrar no mar

Quanto mais hidratado, menos água do mar seu cabelo retém e, consequentemente, fica menos ressecado. Veja algumas opções para preparar os fios antes de se jogar no mar.

1. Hidratação pré-praia

Assim como a nossa pele, o cabelo também é atingido pelos raios UV, ou seja, tende a ficar com o mesmo aspecto fragilizado de uma pele queimada de Sol. Desta forma, o ideal é colocar na sua necessaire ou bolsa de praia um leave-in para aplicar ao longo do dia, do mesmo jeito que reaplica protetor solar, assim as chances de ressecamento são bem menores.

#DicaOceane: crie uma rotina de hidratação antes de viajar para minimizar os danos.

2. Proteja seu couro cabeludo

A saúde dos nossos fios começa pelo couro cabeludo, então, principalmente nos dias mais quentes do ano, é necessário pensar em acessórios como chapéus e bonés, para proteger o topo da cabeça e evitar ressecamentos.

Outra vantagem é que além das madeixas e do couro cabeludo, esses acessórios também protegem a pele do rosto e a saúde dos olhos e, claro, deixam seu visual ainda mais estiloso.

3. Cuidado com os cabelos ao vento

Sabe quando vem aquela corrente de vento forte e bagunça tudo? Então, isso é péssimo para o cabelo, pois além de deixar os fios embaraçados junta muita areia, dificulta o processo de limpeza depois.

Desta forma, a dica é sempre que for fazer uma caminhada ou corrida leve, prender seu cabelo num rabo de cavalo ou coque frouxo com bastante creme. Mas atenção, só faça esse processo com o cabelo seco, tá?

Depois de sair do mar

Tomou um banho de mar e vai relaxar debaixo do guarda-sol? Olha só o que você precisa fazer.

4. Enxágue com água potável

Muita gente esquece, mas tomar uma ducha depois do banho de mar faz toda a diferença para a saúde dos fios! Além de refrescar e retirar o excesso de sal da pele – evitando queimaduras – a água potável também retira boa parte dos resíduos do cabelo e evita ainda mais danos.

Uma dica é sempre ter uma garrafinha de água limpa com você, assim se não quiser ir tomar uma ducha ou não tiver acesso, é só enxaguar o cabelo rapidinho e garantir a proteção.

5. Não prenda o cabelo molhado

Sempre vale a pena reforçar: nada de prender o cabelo molhado ou pentear sem algum creme adequado. O ideal quando estiver na praia é esperar seu cabelo secar completamente para pentear, pois a água e o sal podem deixá-lo mais quebradiço e frágil.

É interessante também optar por escovas de cabelo específicas, que evitam quebras e danos maiores.

6. Dê adeus ao banho quente

Muita gente não dispensa o banho quente, mesmo nos dias de calor. Porém, pelo menos nos dias em que estiver na praia dê preferência para lavar seu cabelo com água fria ou morna, isso porque a temperatura da água afeta diretamente as cutículas e faz com que ele fique sem brilho.

Entretanto, se você não conseguir tomar banho sem água quente, dê pelo menos um choque de água morna e/ou fria no cabelo para selar a estrutura dos fios e ficar com um aspecto mais bonito após finalizado.

7. Pause as fontes de calor

Secador, chapinha e babyliss deixam os cabelos lindos e todo mundo gosta, mas essas fontes de calor não são uma boa opção para o cabelo de praia ou pós-praia. Afinal, os fios já receberam calor o dia todo, ou seja, adicionar mais uma fonte só aumenta as chances de quebra.

Aproveite para deixar seu cabelo secar naturalmente e aposte em um bom finalizador para dar mais brilho a suas beach waves.

Shampoo e condicionador océane

Cuidados em casa

Voltou da praia? Não se desespere, agora é só continuar cuidando! Dá só uma olhada nas práticas para cuidar do seu cabelo no verão e incluir na sua rotina.

8. Opte por shampoos suaves

Depois de voltar de uma temporada na praia é legal mudar algumas coisinhas na sua rotina de cuidados e investir em shampoos com ativos mais hidratantes, ideais para suprir as necessidades do fio neste momento.

Tudo bem seu cabelo ser oleoso e você amar um shampoo detox que limpa tudo, mas será que é isso mesmo que seu couro cabeludo tá precisando? Vale a pena rever a estratégia e optar por produtos mais suaves.

Máscara para cabelo

9. Faça um cronograma capilar pós-praia

O cronograma capilar faz toda a diferença, sobretudo, para repor a vitalidade após um ressecamento causado por altas temperaturas climáticas.

Para essa reposição, use kits compostos por ativos de umectação, hidratação e reconstrução da fibra capilar, ideais para todos os formatos de fios: lisos, ondulados e cacheados.

10. Tome cuidado ao lavar e pentear

Ninguém quer um cabelo quebrado, né? Então, evite esfregar os fios com muita força ao lavar e secar. Massageie com movimentos suaves e ao secar com a toalha aperte as mechas de forma sutil. Ah, opte por toalha de microfibra ou até mesmo uma camiseta de algodão para diminuir o atrito e o frizz.

Já na hora de desembaraçar e pentear, use sempre um leave-in ou creme para pentear, mesmo que não vá utilizar uma fonte de calor para finalizar depois. Além disso, atente-se também ao tipo de pente usado, para cachos opte por modelos com dente largo e para lisos dê preferência para escovas raquetes.

Gostou desse conteúdo? Fique ligado em nosso blog, sempre compartilhamos dicas incríveis de skincare, cabelo, maquiagem e mais!

Você também pode gostar: Tendência cabelos: cortes e cores do verão

compartilhe