Já sabemos que a alimentação saudável é a que conta com todos os nutrientes necessários! Mas, você sabia que a alimentação exerce um papel muito importante na saúde dos cabelos?
Os fios de cabelo apresentam uma alta rotatividade de crescimento, então o consumo adequado dos macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras) é super importante, além, claro, das vitaminas e minerais que são responsáveis por estimular o crescimento, fornecer brilho e participar da estrutura e pigmentação da fibra capilar.
Para que os fios cresçam fortes e saudáveis, é importante se atentar, também, à rotina de cuidados, como a utilização de shampoo e condicionador recomendados para o seu tipo de cabelo, cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução), procedimentos químicos e calor.
Por que ocorre a queda de cabelo?
A queda de cabelo, fios sem brilho ou cor e cabelos danificados podem estar atrelados aos seguintes motivos:
- Fatores genéticos
- Alterações de função tireoidianas
- Alterações de insulina
- Pós trauma (infecções, procedimentos cirúrgicos…)
- Aporte de nutrientes insuficiente
- Problemas de absorção de nutrientes
- Stress
- Dietas restritivas
- Excesso de toxinas
Quais alimentos ajudam na queda de cabelo e no fortalecimento?
Para o crescimento adequado e saúde capilar, alguns nutrientes apresentam uma importante participação ao relacionarmos ao consumo de alimentos. Dentre eles, podemos destacar:
- Ferro: carnes, leguminosas, folhosos verde-escuro (brócolis, couve, espinafre)
- Vitamina C: kiwi, laranja, mexerica, tomate, pimentão, acerola
- Zinco: semente de abóbora, semente de chia, arroz integral
- Biotina, vitamina H: ovos
- Vitamina B12: carnes
- Proteínas: carnes, queijos, leguminosas
- Selênio: castanha do Pará, amêndoas, nozes.
A importância das vitaminas para a saúde capilar (vitaminas complexo B/ vitamina C)
As vitaminas do complexo B são vitaminas hidrossolúveis, ou seja, são nutrientes que apresentam uma maior afinidade com a água. É possível encontrá-las, principalmente nas frutas, verduras e legumes.
Pelo fato de serem hidrossolúveis, a forma como preparamos alguns alimentos pode ser determinante para uma adequada a absorção. No caso de vegetais, é muito importante que o preparo seja no vapor, grelhado ou assados, para que possamos aumentar a absorção. Essas vitaminas são essenciais para o metabolismo energético e estimulam o crescimento de fios.
A vitamina C é um potente antioxidante e protege as células contra danos. Quando pensamos em cabelos, a vitamina C auxilia a retardar o envelhecimento precoce, auxiliando na produção de colágeno, o que favorece o crescimento de fios mais fortes.
Como diminuir a oleosidade do cabelo de acordo com a alimentação?
A oleosidade dos fios pode ter como causa a utilização incorreta dos produtos e a quantidade aplicada. Mas também, a oleosidade pode estar atrelada à alterações hormonais, como no caso da testosterona e insulina, que estimulam a produção de oleosidade.
Nestes caso, vai ser importante:
- Reduzir farinhas e açúcares;
- Incluir alimentos fonte de zinco;
- Incluir chá-verde e de hortelã, ao longo do dia.
Quando a suplementação alimentar é recomendada para a saúde capilar?
A suplementação passa a ser recomendada a partir do momento que é observado que, via alimentação, não será possível suprir as necessidades nutricionais diárias. Ou quando, por um fator de rotina e condição clinica, a demanda de nutrientes passa a ser aumentada e, também, quando é possível notar nos exames, a deficiência de nutrientes, mesmo quando ainda não se observam sintomas.
Caso tenha alguma dúvida, deixe nas nossas redes sociais e busque ajuda de um profissional para te ajudar!
Até a próxima!