O cabelo black power é aquele que tem um formato mais arredondado, pontas repicadas e o fator marcante muito volume! Em um mundo que ainda promove o cabelo liso, o uso dos fios naturais em black power ainda pode ser considerado um tabu que aos poucos vai sendo combatido.
Esse corte especificamente traz todo um simbolismo consigo e que deve ser valorizado. O cabelo é um grande responsável por elevar a autoestima e honrarmos nossas identidades. Por conta disso, deve ser encorajado. Nada melhor do que nos sentirmos bem com nossas escolhas.
Acompanhe o post para entender melhor sobre a história por trás do estilo black power, como cuidar dele melhor, dicas para estilizá-lo e mantê-lo com volumes nas alturas. Vamos abrir o black?
Qual a história do cabelo black power?
O cabelo black carrega séculos de história, já que marca presença desde as primeiras histórias do povo africano até os dias de hoje. Só no último século que eles começaram a ganhar prestígio social, sabe? Por isso, vamos começar nossa jornada pela linha tempo logo ali nos anos 20.
Década de 1920
Não dá para negar que o grande destaque surgiu pela década de 1920, quando um ativista lá da jamaica, Marcus Garvey, chamou atenção para um tópico importante: só eram aceitos e considerados belos pela sociedade os cabelos lisos com visual europeu.
Essa grande sacada de Garvey tirou o véu de muita gente que começou a perceber como a cultura negra era desvalorizada. Por isso, ele motivou o povo para seus estilos não ficassem em segundo plano. A partir disso, o sentimento de revolta e basta foi espalhado pela comunidade, desembocando em grandes movimentos políticos em 1960 e 1970.
Década de 1960 a 1970
Além da luta por direitos como cidadão, a população usava gritos como “Black power”, ou poder negro em português, como um slogan para o seu movimento. Ele acabou dando nome ao penteado que retratava toda a potência e beleza dos cabelos crespos, que também não eram mais reprimidos e obrigados a serem alisados ou raspados para caber na sociedade.
O grupo dos Panteras Negras foi um grande percussor do black power, com seu corte cheio de volume e formato arredondado, dando voz a aceitação do estilo. É legal a gente lembrar que as mulheres foram protagonistas em ressaltar a beleza e poder do estilo!
Dias atuais
O black voltou com tudo nos últimos anos, muito ligado às novas ondas de empoderamento e aceitação do cabelo natural, independentemente do tipo de fio. Muita gente deu fim ao alisamento, passou pesa transição capilar e hoje deseja um cabelo volumoso, com todo o charme e elegância que ele traz!
Quais os cuidados que um cabelo black power necessita?
Assim como qualquer cabelo, ter um estilo black power requer que você trate seus fios com os produtinhos ideais para cada tipo de cabelo. Outro destaque é que o cabelo com curvaturas mais fechadas precisam de muito cuidado nos tratamentos, já que o fio acaba recebendo menor proteção dos óleos naturais que produzimos.
Como o resultado pode gerar muito frizz e ressecamento, é importante que faça uso frequente de máscaras de tratamento para hidratação e nutrição. Eles vão garantir que o cabelo esteja devidamente protegido e que o black fique bonitão nas alturas!
Para não se perder com tantos produtos que precisa passar no cabelo, é legal montar um cronograma capilar. Assim, você consegue ter dias fixos na semana em que irá investir em cada tipo de tratamento, otimizando os cuidados e garantindo um cabelo dos sonhos.
Também não esqueça de:
- Usar temperaturas mais frias da água para lavar o cabelo, para não ressecá-lo ainda mais;
- Ao usar fontes quentes no cabelo, use protetor térmico nos fios;
- Umectação é a sua melhor amiga;
- Usar uma toalha macia para cabelo diminuirá o frizz;
- Touca de cetim ou fronha é ideal para não nozar o cabelo durante a noite.
Quanto mais dos passos seguir, maior será a garantia de um cabelo saudável e com muita vida!
Confira: Cronograma capilar: o que é e como montar o seu?
Dicas para finalizar o cabelo estilo black power
Finalizar o cabelo black power é mais simples do que muita gente pensa. Trouxemos um passo a passo para não ter erros e você arrasar no visual:
- Escolha shampoo e condicionador adequados para o seu fio para deixá-lo limpo sem danificar;
- Aplique um reconstrutor capilar antes do creme ou leave-in que você mais gostar, para mais saúde ao cabelo;
- Penteie com uma escova específica para que os produtos sejam espalhados de forma uniforme;
- Aí é hora de estilizar: aposte no secador de cabelo e em um pente garfo para ir puxando os fios para cima e criando o volume do black power.
Caso você não tenha esse tipo de pente, os dedos já são capazes de soltar as mechas e levá-las para o alto!
Acesse: Aprenda a usar o reconstrutor capilar
Mantenha o corte em dia
Para que todo o esforço que você fizer para manter o cabelo black power bem saudável valha a pena, de nada vai adiantar se você esquecer de fazer uma visita ao salão de cabeleireiro de forma regular. Como esse cabelo tem um formato bem característico, mais arredondado, é fácil perceber que, quando cresce, essa forma começa a ficar assimétrica e difícil de finalizar.
Nada que aparar as pontas e devolver o formato a cada 3 meses não ajude! Lembre-se de manter essa rotina que o black ficará impecável. Assim, conseguirá expressar tudo o que desejar com esse cabelo cheio de poder!
Veja também: Cabelo seco: 8 dicas para arrasar na hidratação
Em busca de outros cortes para cabelo crespo?
Se busca por mais dicas de cortes para o cabelo crespo, não deixe de conferir as opções que trouxemos também de cortes para o cabelo crespo. Tem opções para quem gosta de muito volume ou menos em todos os comprimentos para se inspirar: curto, médio ou grande. Até lá!