blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cabelo cacheado: guia completo sobre o fio!

Quer saber tudo sobre os cabelos cacheados, desde seus tipos de curvaturas até os cuidados adequados para esses fios? Confira nosso post completo!

Redação Océane

10/02/2023

9 min de leitura

Redação Océane

9 min de leitura

Nicole Kidman posando com cabelo ondulado volumoso e blusa amarela de manga longa

Quem tem o cabelo cacheado sabe como esse tipo de fio é único! Ele pode aparecer em diferentes curvaturas, texturas e volumes, trazendo um visual empoderado e cheio de personalidade.

Mas para que ele se mostre sempre saudável e radiante, é necessário conhecer suas diferentes características e encontrar rotinas de cuidados que os mantenham sempre nutridos e hidratados. E sabemos muito bem que, com tantas informações por aí, essa missão pode se tornar um pouco mais difícil do que deveria ser.

Foi justamente pensando nisso que preparamos esse post com informações completas sobre os cabelos cacheados, para você que faz parte do grupo das cacheadas fazer seus fios brilharem de forma única.

Continue a leitura e fique por dentro de tudo sobre o universo dos cachos!

Como é o cabelo cacheado?

O cabelo cacheado é marcado por fios curvados que podem se mostrar mais abertos ou fechados. Ele é volumoso e tem tendência a ser seco, pois sua forma encaracolada dificulta a chegada da oleosidade produzida pelo couro cabeludo até as pontas.

Outra característica importante desse fio é que seu volume não indica, necessariamente, uma quantidade maior de fios, quando comparado ao tipo liso, por exemplo. O volume dos cachos está diretamente ligado ao seu grau de curvatura, encontrado em três tipos, e pode ser ajustado para maior ou menor conforme a finalização e corte feitos pela pessoa que o usa.

Quais os tipos de curvatura do cabelo cacheado?

Dentro das categorias de curvatura dos fios, os cacheados se encontram no tipo 3, vindo logo após os lisos (tipo 1, sem curvatura) e ondulados (tipo 2). Essa classificação, por sua vez, se divide em três subtipos:

Tipo 3A: curvas abertas

Os cachos do tipo 3A são mais abertos, com raiz lisa ou ondulada e a curvatura fechando conforme vai chegando às pontas. Essa mistura de texturas deixa o cabelo com volume menor e torna um pouco mais difícil segurar a definição das curvas. Em contrapartida, eles apresentam menor tendência ao frizz e seu comprimento é quase o mesmo quando estão secos ou molhados.

Tipo 3B: curvas médias

O cabelo cacheado tipo 3B possui cachos já sendo formados a partir da raiz, com a curvatura mais fechada — quase no formato de molas grossas, sabe? Ele segura melhor a definição e possui uma textura mais uniforme do que o tipo 3A.

Por possuir curvas mais fechadas, ele é mais ressecado e pede um pouco mais de atenção na hidratação.

Tipo 3C: curvas fechadas

A principal característica do cacho tipo 3C é sua curvatura bem fechada, se assemelhando a molas fininhas, fazendo até mesmo que ele pareça menor do que realmente é quando está seco. Ele é cacheado da raiz às pontas e segura sua definição com facilidade. Ele também pede mais hidratação e aplicação de óleos para evitar sua tendência natural ao ressecamento.

Cabelo cacheado x cabelo crespo: qual a diferença?

A principal diferença entre os cabelos cacheados e crespos está no grau de curvatura: enquanto os cachos se classificam como tipo 3, os fios crespos são definidos como tipo 4 — também subdivididos em 3 níveis. O volume e a espessura dos fios também são fatores que diferenciam os dois tipos, pois as madeixas tipo 4 são mais volumosas e finas que as do tipo 3.

Quais os cuidados essenciais com o cabelo cacheado?

Como vimos, os cabelos cacheados são naturalmente secos. Sem uma rotina de cuidados e os produtos adequados, esses fios podem perder o brilho, a saúde e até mesmo comprometer a estrutura da fibra capilar. Por isso, preparamos algumas dicas para você manter os seus cachos radiantes e saudáveis o tempo todo. Confira:

Escolha produtos adequados

Utilizar produtos com fórmulas e ativos adequados para seu tipo de cabelo já é uma boa forma de começar a cuidar dos seus fios. Prefira aqueles que contém óleos vegetais em sua lista de componentes, como Argan, Oliva e Coco. Eles irão ajudar a manter seu cabelo brilhoso e macio.

Nunca esqueça da hidratação

Outro ponto importante é a hidratação, que não só ajuda a preservar a saúde e brilho dos cabelos cacheados, como também ajuda a evitar o frizz. Por isso, adicione-a a sua rotina de haircare, utilizando máscaras capilares hidratantes que possam ser aplicadas durante o banho. Assim, essa etapa se torna mais prática e seus cachos irão te agradecer!

Quer saber mais sobre esse passo tão importante para a saúde das madeixas? Confira nosso post sobre hidratação para cabelos secos, com 8 dicas incríveis para você arrasar!

Use fronha de seda ou cetim

Falando em evitar o frizz, a seda e o cetim podem ser seus grandes aliados no combate a esse problema. Isso porque esses tecidos diminuem o atrito dos fios do cabelo durante o sono, momento em que temos a tendência a pressioná-los. Como resultado, a fibra capilar não se desgasta e se mantém protegida e hidratada.

Aplique óleo nos fios diariamente

Você já deve ter reparado que os cabelos cacheados devem ser hidratados constantemente, não é? Até mesmo quando eles estão secos, é importante usar produtos que lubrificam os fios, para que eles não percam o brilho e a fibra capilar se mantenha protegida. Os óleos capilares são a opção ideal para isso, pois possuem fórmulas específicas para não pesar os fios enquanto os mantêm hidratados.

Aposte no cronograma capilar

Para manter sua rotina de cuidados com os cabelos cacheados mais organizada, o cronograma capilar pode ser a pedida certa! Ele se divide em três etapas — hidratação, nutrição e reconstrução — feitas em períodos regulares. Além de tornar o cuidado com as madeixas mais prático, o cronograma capilar recupera permanentemente a vitalidade dos fios e a saúde da fibra capilar.

Quer saber mais sobre esse sistema de cuidados com os cabelos? Aproveite para conferir nosso post completo sobre como montar o cronograma capilar!

Como finalizar o cabelo cacheado?

A finalização dos cabelos cacheados também é um passo importante para esses fios, pois ajuda a deixá-los mais definidos e controlados. Existem diversos produtos para finalização de cachos, como mousse, pomadas e sprays, que auxiliam no processo. É importante, porém, entender que cada um deles irá interferir de forma diferente no resultado da finalização.

mulher posando com cabelo ondulado curto e finalizado com os produtos adequados

Outro ponto importante é escolher uma técnica adequada para definir os cachos. Separamos quatro para você conhecer:

  • fitagem: separar o cabelo em mechas e amassá-las para formar a curvatura dos cachos;
  • dedoliss: enrolar mechas do cabelo úmido nos dedos e soltá-los, como se fosse um babyliss;
  • plopping: acelerar a secagem dos fios enrolando uma toalha ou camiseta nos cabelos úmidos por cerca de 1 hora;
  • rake and shake: esticar e chacoalhar mechas do cabelo, amassando-as em seguida.

Existe o corte certo para cabelo cacheado?

Essa é uma dúvida comum, principalmente com o aumento de salões de beleza especializados em cabelos texturizados. Mas não existe exatamente um corte específico ou certo para cabelos cacheados. Existem diferentes efeitos que cada estilo de corte pode trazer aos fios. A escolha vai depender unicamente de como você deseja apresentar seus cachos ao mundo.

Quer se inspirar com ideias para cortar suas madeixas? Aproveite e leia nossas 9 opções de cortes para cabelos cacheados, com opções incríveis e dicas sobre qual escolher para mais ou menos volume!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos para o cabelo

haircare océane

encontre produtos para a sua rotina de haircare