Cabelo poroso? Poro no cabelo? Calma! A gente vai te explicar direitinho o que é e já adianta que essa situação é mais comum do que você imagina! Essa é uma condição marcada pelo ressecamento, cutículas abertas e fios quebradiços. Mas calma! Além de explicar direitinho o que é, também vamos te mostrar a solução, confira!
O que é cabelo poroso?
Parece complicado, principalmente, porque a gente não consegue pegar o cabelo e olhar de pertinho sob uma lente microscópica. Então, para ficar mais fácil, pense nos poros do rosto. Pensou? Quanto mais aberto o poro, mais fácil de entrar sujidades e causar inflamações, certo? No cabelo, a situação não muda muito.
Só para você entender, o fio é formado por cutículas capilares e, quanto mais abertas, mais “espetadas” e quebradiças ficam. Ou seja, meu bem, é um fio com cutículas abertas (ou muito abertas) que não são capazes de reter água e nutrientes da maneira adequada. Esse problema também pode variar entre três tipos de porosidade: baixa, média e alta. Dá só uma olhada:
Baixa porosidade
Esse tipo de cabelo costuma ter um fio mais grosso, que olhando de longe demonstra ser muito saudável. O problema é que essa falta de porosidade indica que suas cutículas estão muito fechadas (até demais, na verdade). E é aí que mora o problema: por estar muito fechado, as fibras não conseguem fazer a absorção completa dos nutrientes.
Média porosidade
Esse é o cenário mais saudável do que listamos aqui, afinal um cabelo com porosidade média é capaz de absorver toda a água e nutrientes dos cosméticos sem grandes problemas. A única recomendação mesmo é manter o cuidado, apostando em nutrição capilar para manter o brilho e a maciez do fio.
Alta porosidade
Aqui o assunto é preocupante! Quando o cabelo fica com porosidade alta significa que tá quase na UTI dos cabelos! Ou seja, as cutículas estão tão abertas que a chance de quebra e ressecamento são altíssimas. Então, cuidado, hein?
O contraditório é que, de um lado, a cutícula aberta absorve mais água e produtos (como pigmento de coloração), mas do outro, deixa a fibra mais ressecada e fragilizada, deixando o cabelo bem opaco e quebradiço.
Como identificar porosidade capilar?
O jeito mais fácil é fazendo um teste de porosidade, afinal, a gente sente uma textura diferente, um ressecamento aqui e ali, mas é complicado ter certeza da real necessidade do fio, né? Para isso, você só precisa de um copo de vidro transparente e um fio de cabelo.
O processo é bem simples: coloque água até a metade do copo e deposite um único fio. Depois, espere entre 20 e 30 minutos para validar o resultado, conforme a posição do fio. Entenda:
O que causa cabelo poroso?
Os mesmos vilões de sempre: procedimentos químicos, mau uso de fontes de calor e exposição solar. Parece até repetitivo sempre tocar neste assunto, mas precisamos apontar o que causa antes de falar sobre tratamento. Assim você fica ciente sobre os danos e se sente mais segura antes de iniciar qualquer mudança capilar.
Dentre as opções, as químicas mais agressivas como escova progressiva e descoloração causam mais danos. Entretanto, não podemos isentar o uso de uma fonte de calor, como secador e chapinha, sem protetor térmico.
De início, as mudanças são mínimas, mas pouco a pouco, estes procedimentos começam a danificar as cutículas e danificar as fibras.
Qual é o melhor jeito de recuperar o cabelo poroso?
Não existe “melhor tratamento” para cabelo poroso, já que cada tipo de cabelo tem uma necessidade diferente. Então, o primeiro passo é entender qual é o nível de porosidade e, depois, sim, investir em um cronograma capilar adequado. Veja algumas opções:
Reconstrução para porosidade alta
Um cabelo muito poroso é um cabelo que está pedindo socorro já faz tempo! Neste caso, a reconstrução capilar funciona como uma injeção de vitaminas, sabe? Ajuda a repor proteínas, queratinas, aminoácidos, entre outros minerais que foram perdidos ao longo dos meses.
Para um resultado mais preciso, vale investir em um kit completo de reconstrução e nutrição capilar.
Nutrição para porosidade média
A porosidade média é a condição mais saudável do fio, mas isso não anula a necessidade de cuidados, viu? Para garantir que seu cabelo fique sempre bonito, macio e sem frizz, a dica é investir numa máscara de nutrição capilar pelo menos uma vez por semana.
Depois, se sentir necessidade, você pode optar por um cronograma capilar de quatro semanas:
- 1ª semana: nutrição
- 2ª semana: hidratação
- 3ª semana: reconstrução
- 4ª semana: nutrição
Hidratação com porosidade baixa
Lembra que a gente explicou que um cabelo com porosidade baixa é um cabelo com as cutículas tão fechadinhas a ponto de não absorver água e nutrientes? Então, a necessidade desse fio é a nossa querida hidratação, capaz de devolver todo o brilho e maciez.
Além disso, uma dica bem bacana para complementar é investir em produtos com óleos ozonizados, presentes em todas as linhas de shampoo e condicionador Océane.
E aí, amiga, conseguiu entender tudo sobre a porosidade capilar? Agora é hora de dar play no tratamento e cuidar de cada mecha. Conte com a gente neste processo haircare e acompanhe outras dicas de beleza, cabelo, skincare e maquiagem em nosso blog.
Até a próxima!