blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Óleos essenciais para cabelo: 7 opções poderosas

Óleo de lavanda, hortelã-pimenta, capim-limão, alecrim, cedro, melaleuca e tomilho são os óleos essenciais para cabelo. Saiba como usá-los!

Redação Océane

21/03/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

mulher aplicando produto em óleo no seu cabelo

mulher secando o cabelo após o banho

As fragrâncias concentradas são muito populares na aromaterapia, mas o que poucas pessoas sabem é que esses compostos têm propriedades poderosas que deixam os fios muito mais bonitos e saudáveis sem esforço. Dentre as funcionalidades mais populares dos óleos essenciais para cabelo, estão:

  • Estimular o crescimento dos fios;
  • Combater a caspa;
  • Hidratar;
  • Nutrir;
  • Controlar a oleosidade;
  • Deixar o couro cabeludo com aroma agradável;
  • Fortalecer o cabelo;
  • Proteger os fios de raios ultravioletas.

Cada perfume possui uma série de propriedades que geram resultados diferentes nos fios, e, no post de hoje, explicaremos as formulações e os objetivos dos óleos perfumados mais eficazes. Continue a leitura para descobrir qual o melhor para incluir na sua rotina de cuidados capilares!

1. Óleo de lavanda para cabelo

O perfume de lavanda é um dos melhores óleos essenciais para crescer o cabelo, isso ocorre porque a planta traz propriedades calmantes, relaxantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Essas características ajudam na promoção do crescimento capilar, na redução da caspa e no combate à oleosidade.

Essa fragrância é perfeita para todos os tipos de cabelo, principalmente os secos, porque age profundamente para deixar os fios hidratados, sedosos e radiantes. Existem inúmeras formas de aplicá-la na rotina, como por meio da aromaterapia com shampoos e máscaras.

Além dos benefícios capilares, o perfume da lavanda tem muitas outras funcionalidades, sendo considerado um dos melhores óleos essenciais para combater a insônia, o estresse e a ansiedade — um combo de benefícios!

óleos essenciais da oceane

2. Óleo de alecrim

O alecrim é um óleo extraído da Rosmarinus officinalis, uma poderosa erva aromática que estimula o crescimento capilar, combate a caspa, amplia o volume dos fios, aumenta o brilho e controla a produção de sebo no cabelo. Mas essa fragrância concentrada vai além, já que fortalece o couro cabeludo, impede a queda e o envelhecimento precoce dos fios.

A fragrância é perfeita para acrescentar a tratamentos contra caspa, oleosidade, coceira, irritações capilares e crescimento. E não estamos falando isso da boca para fora não, um estudo atestou a eficácia desse e de outros óleos no alongamento do cabelo¹.

Além do alecrim, foram demonstradas a eficiência dos perfumes concentrados de hortelã e pimenta, tomilho, cedro e lavanda. Nesse caso, os produtos atuam para otimizar o crescimento capilar, ampliar o volume e aumentar a espessura dos fios¹.

3. Óleo essencial de hortelã com pimenta

O óleo essencial de hortelã com pimenta tem um perfume único, porque tem um aroma mentolado, refrescante e fresco. É como o próprio cheiro da planta medicinal, mas com um toque adicional de ousadia e vibração típica da pimenta. Esse aroma já é uma baita vantagem do produto, e não para por aí.

Essa fragrância é perfeita para estimular o crescimento capilar, controlar a oleosidade e aumentar o brilho. As propriedades antimicrobianas presentes nos ingredientes fazem com que esse seja um ótimo óleo essencial para controlar caspa, coceira, irritação, dermatite seborreica e outras condições.

4. Óleo de capim-limão

Os óleos concentrados de capim-limão apresentam propriedades incríveis para promover a nossa saúde, bem-estar e beleza. E isso só ocorre graças a essas ações presentes na planta:

  • Antimicrobiana;
  • Relaxante;
  • Antioxidante;
  • Desodorizante;
  • Anti-inflamatória;
  • Analgésica;
  • Digestiva.

Esse óleo é perfeito para tratar cabelos oleosos, pois estimula a produção ideal de sebo — nem muito, nem pouco. Além disso, estimula a redução de estresse e ansiedade, fatores essenciais para deixar o couro cabeludo mais saudável. E não podemos nos esquecer do cheiro agradável que permanece nos fios, agregando um perfume cítrico sutil.

5. Perfume concentrado de cedro

O óleo essencial de cedro é perfeito para combater a oleosidade do cabelo, já que tem propriedades antissépticas, antifúngicas, adstringentes e anti-inflamatórias. Além dessa funcionalidade, é um poderoso tônico capilar que atua para combater algumas inflamações, como a caspa e a seborreia.

São tantas vantagens que quase nos esquecemos de citar o cheiro maravilhoso do cedro. A planta agrega um aroma quente e amadeirado que proporciona uma experiência reconfortante. E toda essa fragrância adentra ao seu cabelo para perfumá-lo por várias horas.

6. Óleo essencial de melaleuca

Você pode encontrar esse produto por vários nomes, como óleo de tea tree ou melaleuca, todos se referem ao mesmo produto: uma fragrância altamente concentrada extraída das folhas da árvore que leva o mesmo nome. O perfume essencial é um aliado poderoso no tratamento contra caspa, já que promove uma limpeza profunda no couro capilar.

E não pense que essa limpeza é daquela que seca excessivamente e estraga toda a textura capilar, pois o óleo de melaleuca evita o ressecamento enquanto age para auxiliar no crescimento do comprimento saudável dos fios.

Além de tudo isso, o óleo é bem versátil, pois é um excelente agente para te ajudar a dormir melhor e, acredite se quiser, contribui para tratar a pele acneica — um verdadeiro sonho!

7. Óleo de tomilho

Que tal incluir, na rotina, um óleo essencial para deixar os fios mais saudáveis e fortes? Saiba que a fragrância concentrada de tomilho é perfeita para isso, afinal, traz propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antioxidantes e antimicrobianas. Essas características ajudam a estimular o crescimento capilar enquanto controlam a produção de oleosidade dos fios.

Como usar os óleos essenciais no cabelo?

Uma maneira comum de usar óleos essenciais no cabelo é adicioná-los aos seus produtos capilares, como shampoo ou condicionador. Não se esqueça de diluir os produtos essenciais em um óleo transportador, como óleo de coco. Esse passo é fundamental para evitar irritações no couro cabeludo devido à fórmula altamente concentrada. Após isso, aplique o produto normalmente!

Dicas extras para deixar o cabelo saudável e radiante

Mantenha uma rotina de cuidados com os seus fios, então sempre escolha produtos adequados para o seu tipo de fio, como os ondulados e normais. E não deixe de usar as máscaras capilares uma vez por semana para devolver a hidratação e a nutrição perdidas, naturalmente, pelo couro cabeludo.

máscara de restauração da oceane

Chegamos ao fim deste post incrível sobre os óleos essenciais para cabelo, por aqui, você descobriu as melhores fragrâncias e como usá-las nos fios. Agora, descubra se é verdade ou mito que cortar a ponta dos fios ajuda a aumentar o crescimento capilar. Te vemos no próximo conteúdo, até lá!

Referências

¹ HENRIQUE, F. A.; RAIMUNDO, M. H. DA S. Estudo sobre a eficácia dos óleos essenciais no crescimento capilar: uma revisão integrativa. repositorio.animaeducacao.com.br, 2020. Acesso em 22 fev. 2024.

compartilhe