blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cabelo seco: 8 dicas para arrasar na hidratação

A hidratação é um dos pilares do cronograma capilar. Vem entender mais sobre essa etapa para não deixar o cabelo seco!

Gui Takahashi

23/11/2022

8 min de leitura

Gui Takahashi

8 min de leitura

destaque cabelos secos

Será que tem alguém que não sinta o cabelo meio seco, nem que seja só as pontinhas?

Acho que essa queixa é uma das mais comuns e, portanto, todo mundo curte uma hidratação. Mesmo parecendo banal, tem detalhes que merecem sua atenção na hora de hidratar os fios!

O que é a hidratação?

Hidratar é repor água e umidade no cabelo. E é um dos passos essenciais para se ter fios saudáveis. Também é a hidratação que vai conseguir dar maciez, maleabilidade e caimento para o cabelo.

E justamente por ser tão imprescindível é que esse tipo de tratamento sempre deve estar no cronograma capilar. Não sabe o que é cronograma capilar? Confira no post que explicamos esse assunto aqui no Blog!

Afinal, o ressecamento é algo que acontece de maneira constante, porque tem como uma das causas principais os fatores ambientais externos, como exposição ao sol e baixa umidade do ar, por exemplo. E pode ser intensificado pelo uso de ferramentas térmicas como prancha, secador, modelador ou até por processos químicos que retiram a água do interior dos fios.

Pensando em tudo isso, separamos 8 dicas e truques para você não deixar seu cabelo ficar seco, áspero e rígido.

1 – Hidrate semanalmente

Para quem tem o cabelo seco, hidratar toda semana faz a diferença!

Para isso, você pode apostar em uma coleção completa de shampoo e condicionador, além de máscara hidratante, como a linha para cabelos secos e quimicamente tratados Océane. Ou então, usar um outro shampoo de sua preferência e focar na máscara de hidratação.

rotina cabelos quimicamente tratados océane

Normalmente esse tratamento hidratante vai ajudar a repor a água perdida pelos fios desde sua parte interna, bem como a manter os níveis de umidade.

Alguns ativos conseguem penetrar no cabelo para atrair para si moléculas de água, por exemplo. Outros, ainda ajudam a criar uma espécie de camada protetora sobre os fios que não deixa a umidade evaporar do cabelo com facilidade.

Para quem faz o revezamento de máscaras a cada semana e não quer deixar de hidratar, é possível fazer isso através do condicionador também.

Vamos supor que em determinada semana você vai usar seu tratamento de reconstrução capilar ao invés da máscara hidratante. Nesse caso, para complementar o reconstrutor, basta usar um condicionador de hidratação.

+ Cabelos com química: como cuidar

2 – Aplique sobre o cabelo úmido, não encharcado

Depois de ter lavado o cabelo e antes de aplicar sua máscara hidratante, lembre-se de remover o excesso de água dos fios. Você pode apertar o cabelo para fazer isso ou contar com a ajuda de uma toalha.

Esse passo é importante para que o seu tratamento não fique diluído em toda a água do chuveiro. Sem falar que quando o cabelo está ensopado, a máscara além de diluída, acaba escorrendo muito mais fácil e seu produto vai ralo abaixo.

Remover o excesso de umidade vai manter seu tratamento mais concentrado e com menos desperdício. 

3 – Aplique a quantidade correta

Outra dica para hidratar bem os fios é certificar-se de que cada mecha recebeu a quantidade ideal de tratamento. Quando se aplica menos máscara que o necessário, a hidratação não fica completa o compromete o resultado final.

Assim, dependendo da sua quantidade de cabelo, você pode aplicar de uma colher de chá cheia a uma colher de sobremesa de máscara.

Uma forma mais prática de saber se seu cabelo precisa de mais produto é a seguinte: depois de aplicar uma quantidade inicial, espere o tempo determinado pela embalagem e, então, aperte uma mecha observando a cor da água que sai dos fios.

Se estiver bem transparente, quer dizer que o cabelo absorveu todo o tratamento e pode precisar de mais. Se a água sair mais leitosa ou esbranquiçada, quer dizer que o cabelo não necessita de mais produto.

máscara de tratamento quimicamente tratados océane

4 – Enluve mecha a mecha

Durante a aplicação do tratamento você deve massagear a máscara pelas mechas, fazendo o movimento de enluvar.

Basicamente é passar as mãos com um pouco de produto de cima para baixo nas mechas, do comprimento em direção às pontas. Isso vai ajudar os ativos a penetrarem nos fios, além de auxiliar no fechamento das cutículas capilares que revestem o cabelo.

Com elas fechadas, o cabelo fica com mais brilho, menos frizz e perde menos água para o ambiente. 

5 – Respeite o tempo de pausa

Esse passo é fundamental para tirar proveito de todo o potencial da hidratação. As máscaras precisam de alguns minutos em contato com o cabelo para que possam ser absorvidas.

Reduzir o tempo de pausa é reduzir a absorção e assim, deixar seu tratamento menos eficaz. Observe na embalagem do produto qual a indicação.

O intervalo pode variar bastante, de 2 minutos a 10, por exemplo. No chuveiro, nessa hora você pode prender o cabelo e ir lavando o corpo até dar o tempo de enxaguar os fios.

+ Cabelos oleosos: como cuidar e tratar

6 – Seque cuidadosamente

Muita gente, ao sair do chuveiro, pega a toalha e esfrega sobre a cabeça. Mas essa é uma grande cilada. O atrito do tecido com os fios pode abrir as escamas do cabelo, causando maior embaraçamento, mais frizz e até maior propensão ao ressecamento.

O ideal é só pressionar a toalha contra o cabelo, mas sem esfregar.

Já no caso de secar com a ajuda de um secador, não se esqueça de usar o protetor térmico, uma vez que a alta temperatura e o vento podem ressecar os fios.

finalizadores cabelos

7 – Retenha a umidade

Uma boa dica para finalizar o cabelo quando ainda estiver úmido é aplicar um pouco de óleo capilar ou leave-in. Esses produtos vão ajudar a formar uma camada sobre os fios que vai reter a umidade e, assim, evitar o ressecamento.

Além disso, outra vantagem é que, quando secar completamente, vai ficar com menos frizz.  

8 – Cuidados complementares importantes

Além das dicas acima na hora da hidratação, é importante proteger os fios do ressecamento.

Portanto, ao se expor ao sol, aplique um leave-in com proteção aos raios UV. Quando for usar prancha, modelador de cachos ou secador, não se esqueça do protetor térmico.

O sal do mar e o cloro da piscina também podem aumentar o ressecamento, então aplique bastante leave-in e um pouco de água filtrada ou mineral no cabelo antes do seu mergulho.

Assim, os fios ficam protegidos e absorvem a água doce ao invés de absorverem a salgada ou clorada. 

Quer saber mais de cuidados diários capilares? Confira nesse post todos os produtos da linha Haircare Océane!

compartilhe