blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como cuidar de cabelo com luzes: 7 dicas by Océane

Quando fazemos luzes, os fios tendem a ficar ressecados e porosos. Por isso, é importante seguir uma rotina de cuidados. Vem conhecer todos os passos!

Redação Océane

27/09/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Foto de uma cabelo com luzes loiras.

Tem sensação melhor do que finalmente ir ao salão fazer as luzes que você estava esperando há tanto tempo? A autoestima dá até uma super renovada e você sai de lá se sentindo incrível (porque é mesmo)!

Mas aí vem os dias seguintes e você percebe que precisará ter alguns outros cuidados com os seus fios que possivelmente ainda não tinha. Querendo ou não, esse é o “preço” que se paga para estar com o cabelo do jeitinho que você queria e, se for assim, está tudo bem, não é?

Beleza, então você aceitou que o cabelo com luzes precisa de tanto cuidado quanto quem tem tintura e está disposta a dar tudo de si na nova rotina de haircare. Mas como deixar o cabelo bonito com luzes? O que passar nos fios após fazer luzes?

Já adiantamos que você terá que investir na nutrição capilar, porque ela faz toda a diferença na aparência e na saúde dos fios pós-luzes — só que tem mais. Calma que a gente te ajuda, é só continuar lendo o post para entender como cuidar do cabelo com luzes.

Foto de uma mecha de cabelo com luzes loiras e cobreadas.

1. Escolha o shampoo e o condicionador certos

Não sabemos quais produtos você usava no seu cabelo antes das luzes, mas certamente precisará trocar. Isso acontece porque o cabelo tingido tem necessidades específicas, ou seja, também precisa de produtos especiais para esse novo momento.

Para saber qual é o melhor shampoo para cabelos com luzes — claro, o condicionador também — é preciso avaliar como os seus fios estão. De modo geral, a dupla de produtos para cabelos com química é o suficiente para começar.

Foto do shampoo e condicionador da linha para cabelos quimicamente tratados.

Caso eles estejam em um estado muito crítico de ressecamento, não pule o próximo passo de jeito nenhum, seja você morena ou que tenha o cabelo loiro com luzes, combinado?

2. Mantenha uma rotina de hidratação

Você já deve estar cansada de saber que o nosso cabelo precisa de um equilíbrio de nutrientes para se manter saudável. Então, que tal potencializar (ou começar) uma rotina de hidratação agora que fez as luzes? Assim, você mantém os fios sedosos e macios, mesmo depois da química.

Para isso, aposte nas máscaras de hidratação. Elas são os produtos perfeitos para devolver os nutrientes e a água perdida durante o processo de descoloração. Além disso, servem para restaurar a fibra capilar e evitar as pontas duplas comuns dessa fase.

Foto da máscara capilar para cabelos com químico.

Ah, e já escrevemos aqui no blog um conteúdo super legal com dicas para hidratar o cabelo seco. Então, vale a pena dar uma olhada e seguir o passo a passo do jeitinho que ensinamos para devolver a saúde dos seus fios.

3. Não se esqueça da proteção térmica

Essa é uma dica de amiga para não jogar fora todo o trabalho que fizemos até aqui, ok? Pense com a gente, você passou o shampoo e o condicionador certos e aplicou a máscara de tratamento para depois danificar a estrutura capilar com uma fonte de calor sem nenhuma proteção? Aí não!

Para deixar todo o combo de cuidados completo, inclua o protetor térmico na sua rotina, seja para usar antes da chapinha e secador ou ao se expor ao sol. Seu cabelo merece estar protegido das altas temperaturas e com frizz reduzido.

Foto da embalagem do protetor térmico com ação anti frizz da Océane.

4. Opte por adotar um cronograma capilar

Que tal colocar todos esses produtos que conversamos em um só cronograma capilar? Assim, você conseguirá alcançar resultados ainda melhores do que se apenas aplicasse tudo de forma aleatória.

Ele consiste em três etapas essenciais: hidratação, nutrição e reconstrução. Juntas, elas trabalham para renovar e manter a saúde do seu cabelo. Experimente aí em casa para aproveitar os benefícios!

5. Evite a exposição ao sol excessiva

Já falamos dos produtos essenciais para a sua rotina de cuidados com o cabelo com luzes e agora chegou a hora de contarmos os demais cuidados que você pode ter no dia a dia para garantir um cabelo super lindo, bem cuidado e saudável.

O primeiro deles é evitar a exposição solar excessiva, já que ela pode desbotar, fragilizar e ressecar os fios. O sol em excesso danifica a estrutura capilar, causando a oxidação da cor e deixando-o mais propenso à quebra.

6. Cuide da alimentação

Como em todas as outras áreas da vida, a alimentação é um dos fatores primordiais para garantir a qualidade do nosso cabelo. É ela — a hidratação está incluída aqui também — que proporciona a saúde dos fios de dentro para fora.

Sabe aquela história dos nutrientes que conversamos na etapa de hidratação? Então, enquanto as máscaras fazem o trabalho de consertar algo que já está danificado, a alimentação nos ajuda a ter cabelos fortes desde o início, minimizando a necessidade de tantos cuidados externos.

7. Faça cortes frequentes

Por mais estranho que possa parecer, quanto mais você tem uma frequência de corte de cabelo, mais saudável ele crescerá. Isso porque as luzes acabam deixando os fios mais ressecados e com pontas duplas (mesmo que você cuide direitinho).

O que acontece é que, quando pintamos ou descolorimos o cabelo, ele se torna mais poroso, ou seja, fica mais suscetível a danos externos. Então, assim como podamos as plantas para que elas cresçam fortes e bonitas, também precisamos fazer cortes regulares nos fios.

O ideal é que você mantenha uma frequência de cortes a cada 3 meses, mas não precisa se desesperar achando que vai ficar com o cabelo curto, pois não é bem assim. Esse corte pode ser de dois dedinhos e está tudo bem, a gente te garante que é suficiente.

Tenho luzes e progressiva, como salvar os fios?

Se você pensou “já que vou ter química no cabelo, vamos fazer tudo de uma vez” e emendou as luzes com progressiva, agora sim que vai precisar seguir nosso checklist com muita atenção e carinho, combinado? Mas vai dar certo!

Aproveite para ler também as dicas de cuidados dos cabelos com progressiva. Assim, você junta todo o conhecimento e arrasa na manutenção desses fios!

compartilhe