Após conferir nosso conteúdo onde abordamos se lavar o cabelo todo dia faz mal, e compreendido a frequência de lavagens que cada tipo de fio deve receber e os fatores que podem influenciar na lavagem, chegou o momento de você saber qual é a forma correta de lavar seu cabelo para garantir que ele fique sempre limpo e saudável.
Com o passo a passo Océane você aprenderá esse processo de lavagem corretamente, evitando abrir as cutículas dele e ter que lidar com ressecamento e frizz sempre que desejar ter fios mais limpos. Confira:
1. Regule a temperatura da água
Lavar o cabelo com água quente faz mal tanto para o couro cabeludo como para o comprimento deles, deixando-os ressecados, desidratados e fazendo com que produzam oleosidade em excesso, causando as indesejadas descamações na pele (caspa), a queda e aumento do frizz. Então, sempre que possível, evite lavar os cabelos com água quente.
O ideal é você regular a temperatura da água para ficar fria ou em temperatura ambiente. Em dias mais frios você pode deixá-la morna para a lavagem não ser desagradável, mas sempre dê atenção para a temperatura da água.
2. Umedeça os fios e o couro cabeludo
Esta etapa parece um pouco óbvia, mas precisamos reforçar que seu cabelo e couro cabeludo devem ser molhados por inteiro para melhorar a distribuição dos cosméticos e ativar as funções do shampoo. Após molhá-los, remova o excesso de água para a próxima etapa.
3. Aplique o shampoo
Você sabia que a quantidade de shampoo aplicada nos fios faz toda a diferença para o resultado final? Pensar que a quantidade aplicada irá potencializar seus efeitos é um erro comum, mas que você não irá mais cometer, certo?
A quantidade indicada de shampoo é a do tamanho de uma moeda de 1 real, para cabelos mais grossos e volumosos você pode aplicar a quantidade equivalente a duas moedas e se você sentir que a oleosidade não foi removida do couro cabeludo, você deve repetir a lavagem.
4. Espalhe e massageie o produto
Nunca esfregue o cabelo e nem mesmo o couro cabeludo, para não estimular a produção de oleosidade na região, apenas massageie até a espuma ficar densa e deixe que ela escorra para o comprimento, nunca massageando a extensão dos fios.
Enxágue até remover completamente o produto e após isso verifique a necessidade de repetir o processo.
5. Aplique o condicionador
Assim como o shampoo, o condicionador nunca deve ser utilizado em excesso, pois isso pode acabar por deixar os fios pesados e sem vida. O produto tem a função de selar as cutículas que possam ter aberto durante a lavagem, agindo condicionando o cabelo e o deixando alinhado, sem frizz e protegido.
O ideal é você utilizar uma quantidade um pouco menor do que a de shampoo, equivalente ao tamanho de uma moeda de 50 centavos e aplicar espalhando apenas no comprimento, evitando a raiz.
Para distribuir melhor o produto você pode pentear o cabelo com a ponta dos dedos, já desfazendo possíveis nós. Deixe agir por pelo menos 1 minuto e enxágue logo em seguida, removendo todo o cosmético.
Assim como excesso de produto faz mal, pouco também. Ao aplicar um pouco de condicionador você acaba por ter que lidar com frizz e ressecamento.
6. Enrole os fios em uma toalha
Após lavar e condicionar seus fios, apenas enrole eles em uma toalha para cabelo macia de microfibra, evitando esfregar os fios para tirar a água. Você pode substituir a toalha por uma camiseta de algodão também, estas ajudam a diminuir o frizz.
Apenas o deixe enrolado na toalha até ela absorver o excesso de umidade, para que eles não fiquem pingando água, mas nunca deixe que eles sequem completamente na toalha — pois isso pode acabar estimulando a proliferação de fungos e causar queda e caspa.
7. Faça a finalização
Agora que seus cabelos estão limpos e sem excesso de água, você pode aproveitar para começar a sua finalização, utilizando um creme de pentear ou um leave-in e, se for secar ou modelar com secador, nunca esqueça de aplicar o finalizador e protetor térmico!
A finalização de cabelos cacheados deve ser feita com técnicas que promovem a definição das curvas, já os lisos podem receber uma finalização com foco em reduzir o frizz.
Como escolher o shampoo e condicionador correto?
O shampoo e condicionador certos são aqueles que limpam seus fios completamente, sem ressecar ou pesar. Além disso, ambos devem atender aos requisitos do seu tipo de cabelo, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo.
Você também deve selecionar o tipo de tratamento que seus fios estão precisando receber: nutrição, hidratação, reconstrução ou limpeza profunda. Opte por kits para cabelo com shampoo e condicionador que cuidam e tratam dele igualmente, potencializando os seus benefícios.
Agora que você já sabe como lavar o cabelo corretamente, que tal continuar com a Océane em mais um conteúdo sobre haircare? Confira nosso post onde ensinamos como usar protetor térmico com dicas exclusivas!
Nos encontramos por lá!