Se você é do time que clareia, faz mechas, alisa, usa secador, babyliss, prancha com frequência, expõe os fios ao sol, ao mar ou à piscina, provavelmente você deve sentir os danos aos fios.
A notícia boa é que tem como recuperar,
Ficou curiosa? Vamos de intensivão de tratamento!
São vários os danos que o cabelo pode sofrer: desde fatores ambientais até processos químicos, ações mecânicas e o uso de ferramentas térmicas que, de diferentes maneiras, prejudicam a estrutura dos fios, comprometendo sua integridade.
O que é o cabelo danificado?
Caso você tenha sentido seu cabelo danificado, áspero e com pontas duplas, vamos te explicar o que provavelmente está acontecendo fio adentro.
O cabelo é formado por um tipo de proteína chamada queratina, que é a mesma que forma as nossas unhas e até uma camada da pele. A queratina compõe a haste dos fios, tanto na parte externa (chamada de cutículas capilares) como interna (córtex).
Quando um dano é causado, ele altera a estrutura capilar, rompendo a queratina e retirando-a de dentro do cabelo. O fio é afetado à ponto de deixá-lo mais frágil e quebradiço.
Tipos de danos
São diversos os fatores que podem danificar as fibras capilares. Confira aqui!
- Danos químicos: são aqueles causados por procedimentos como descoloração, alisamento, coloração, etc, e costumam ser os mais severos. Através de ingredientes químicos para alterar a cor dos fios ou a sua forma, parte da queratina do cabelo é rompida ou retirada, gerando danos intensos.
- Danos térmicos: usar secador, prancha, modelador de cachos em altas temperaturas, sem proteger os fios, pode causar esse tipo de estrago que, além de ressecar, danifica a estrutura do cabelo.
- Danos ambientais: gerados pela exposição ao sol, vento, mar e poluição. Os raios solares podem oxidar a queratina do cabelo e, assim, levar à danos nos fios, por exemplo.
- Danos mecânicos: escovar o cabelo com força, usando bastante tração e atrito.
A solução é a reconstrução
Como o cabelo danificado tem sua estrutura prejudicada, que o leva a ficar mais frágil, quebradiço e fácil de arrebentar, é essencial que seja feita a reconstrução. Através dela que são repostas a proteína e a queratina retiradas do interior dos fios.
Diferente da hidratação, que repõe água, e da nutrição, que dá lipídeos e ácidos graxos, é a reconstrução capilar que vai devolver corpo e estrutura, devolvendo força e resistência aos fios.
Ativo principal: queratina
Uma vez que a estrutura dos fios é toda formada pela proteína do tipo queratina, a sua reposição é a que reconstrói as partes que estão com falhas e danos.
Dessa forma, a queratina é o ativo mais comum nos cosméticos para tratamento de cabelos danificados. Pode ser de origem animal, que costuma ser extraída a partir de penas de aves, lã de carneiro, chifres e cascos de boi, ou queratina vegetal, obtida de fontes como milho, soja, batata, arroz e trigo.
Ambas possuem performances muito similares, sendo que a proteína das plantas tem o benefício extra de não pesar nos fios.
Etapa essencial para todos os tipos de cabelo!
Cronograma capilar com foco na reconstrução
O revezamento dos tratamentos dos fios continua sendo uma boa recomendação! Além de frequentemente alternar a máscara de tratamento entre hidratação e nutrição, vale reforçar a parte reconstrutora, intercalando-a com mais frequência.
Prevenção e proteção
Além de por em prática o seu tratamento intensivo de reconstrução, existem outros cuidados para manter o cabelo mais saudável e evitar que novos danos se formem:
- Preparação pré-química: cerca de 1 mês antes de você ir para o salão descolorir, colorir ou alisar o cabelo, já pode ir preparando os fios para ficarem fortes e resistentes para aguentarem todo o processo químico! Basta começar a intercalar tratamentos reconstrutores com sua rotina de cuidados.
- Proteção térmica sempre: toda vez, ao usar o secador, prancha ou o modelador de cachos, não se esqueça do protetor térmico. Ele protege os fios para que as altas temperaturas não os danifiquem.
- Proteção UV: lembre-se, também, de usar um leave-in que proteja o cabelo dos raios solares para não ocorrer a oxidação.
- Escovação gentil: para evitar danos mecânicos e a quebra dos fios, não puxe a escova com muita força. Procure escovar apenas depois que o cabelo estiver devidamente desembaraçado.
Gostou desse conteúdo? Vem aprender em detalhes o que é um cronograma capilar.